30 de setembro de 2009

Blogosfera - Sugestão de Leitura "Setembro 2009"

Operacional
- O museu dos blindados de Saumur - Parte 1
- Dia da Brigada de Reacção Rápida assinalado em Sintra

As Cruzadas
- Simão de Montfort,líder da cruzada contra os heréticos albigenses - Parte 1
- Simão de Montfort,líder da cruzada contra os heréticos albigenses - Parte 2

Barco à Vista
- Draga-Minas "Homens de ferro em navios de madeira"

O Grupo CUF
- Levantando algumas questões sobre a CUF

Navios à vista
- A bandeira metálica da Marinha Mercante da Alemanha 1946/1950

Gago Coutinho
Ships & The Sea
Pássaro de Ferro
Sailors News
Portuguese Aerospace & Defence Update

Cerimónia de entrega das espadas aos novos oficiais da GNR

Os oficiais recentemente formados na Academia Militar recebem, no dia 2 de Outubro, numa cerimónia a ter lugar nas ruínas do Convento do Carmo, pelas 10:00 horas, a espada que assinala a sua entrada no quadro permanente da Guarda Nacional Republicana.

A entrega da espada é um acto de grande significado simbólico, através do qual se entrega ao oficial o símbolo de comando, actividade que a partir desse momento passará a poder exercer. O ingresso na categoria de oficial do quadro permanente da GNR tem como base a formação ministrada na Academia Militar (AM), estabelecimento de ensino superior universitário, especialidade da Guarda Nacional Republicana, ramo Armas e Serviços de Administração Militar e Saúde.

Para os oficiais das Armas e Serviço de Administração Militar, o curso tem a duração de cinco anos, quatro anos lectivos na AM e o quinto, designado Tirocínio para Oficiais, na Escola Prática da Guarda.

Para os oficiais do Serviço de Saúde o curso tem a duração de sete anos, sendo o primeiro ano lectivo leccionado na AM, os seguintes cinco anos curriculares na Faculdade de Medicina e o último ano, designado por Tirocínio para Oficiais, constituído por um estágio na área da especialidade.

A cerimónia será presidida pelo Comandante-Geral da GNR, tenente – general Nelson dos Santos.(G.N.R)

"Há bombeiros a ser tratados como pirómanos"

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Duarte Caldeira, acusou hoje "alguns elementos da GNR" de "tratarem os bombeiros como pirómanos" ao se oporem a acções de contra fogo no combate a incêndios como se de fogo posto se tratasse.

Segundo disse à Lusa, a situação tem originado conflitos como o que aconteceu a 24 de Setembro num incêndio em Vimioso, Bragança, em que, enquanto as chamas lavravam, bombeiros e GNR discutiam a legitimidade do uso do fogo no combate.

Para Duarte Caldeira, a "situação é lamentável por envolver profissionais do mesmo ofício", ambos agentes da Protecção Civil e do dispositivo de combate a incêndios.
© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

GNR identifica Bombeiros
O combate a um fogo que deflagrou, na passada quinta-feira, em Avinhó, concelho de Vimioso, “incendiou” as relações entre bombeiros e os militares do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da GNR (GIPS).

Ao que foi possível apurar, o 2º comandante dos Bombeiros Voluntários de Vimioso e um chefe de grupo chegaram a ser identificados pelos militares do GIPS, uma situação que está a gerar mau estar no seio dos bombeiros do distrito de Bragança.

Durante a acção terá havido insultos, ameaças e bombeiros a pedir para serem algemados. “O mau estar entre as duas forças surgiu após a decisão dos bombeiros no terreno de fazer um contra fogo autorizado, como forma de supressão do incêndio”, contou fonte dos bombeiros.Por seu lado, o presidente da Liga do Bombeiros Portugueses, Duarte Caldeira, disse que as relações entre agentes de protecção civil têm de ser cordiais e pautadas pelo respeito mútuo. “Por um lado, há um problema de uma lei bizarra, que retira aos bombeiros a capacidade operacional de decidirem a utilização do contra fogo como uma técnica de supressão. Esta técnica sempre foi utilizada e com sucessos reconhecidos. Se houver um excesso de zelo pela força de segurança, a lei conduz a situações desagradáveis, como a que aconteceu”, frisou o responsável.

Presidente da Liga dos Bombeiros pede clarificação da lei para evitar mal entendidos

Duarte Caldeira vai mais longe e diz que nesta situação, como noutras que já aconteceram, os bombeiros são tratados como “ pirómanos ou criminosos”.“A utilização do contra fogos é uma matéria que tem de ser clarifica. Nesse sentido, voltaremos a abordar o Ministério da Administração Interna para que a situação seja revista, para acabar com alguns excessos de zelo por parte do GIPS”, avançou o presidente da Liga.O responsável não quer ver os soldados da paz limitados no exercício da sua função, já que a técnica do contra fogo é uma matéria que lhes é ministrada durante a sua formação e lhes que confere capacidade para o exercício das missões de combate a incêndios.Situações deste género acontecem como mais incidência nos distritos de Bragança e Vila Real. (Jornal Nordeste)

Esquadra 101 deixa Beja rumo a Sintra

O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa, Luís Araújo, revelou na terça-feira, 29, que a Esquadra 101 "Roncos", actualmente estacionada na Base Aérea (BA) 11, em Beja, vai ser transferida esta quarta-feira, 30, para a Base Aérea 1 (BA 1), em Sintra, onde irá começar a operar a partir de quinta-feira, 1 de Outubro.

A Esquadra 101, equipada com aviões Épsilon e que tem por missão ministrar instrução elementar e básica de pilotagem, está sedeada na BA 11 desde Junho de 1993, quando foi transferida da BA 1.

"Os Roncos" regressam à BA 1 "por uma questão de coerência do dispositivo", disse o general Luís Araújo, citado pela Agência Lusa, na BA 11, à margem de uma cerimónia de entrega do brevet de piloto a 17 militares, explicando que a Esquadra 101 e os seus aviões Épsilon, que são usados na preparação prática do curso de piloto aviador, "devem estar junto da Academia da Força Aérea", que funciona na BA 1.(C.A)

Render Solene extraordinário ao Palácio Nacional de Belém

A Guarda Nacional Republicana vai realizar um Render Solene extraordinário ao Palácio Nacional de Belém, no dia 5 de Outubro, pelas 11:00 horas, assinalando desta forma o dia da Implementação da República.

A cerimónia, que decorre no mesmo local onde habitualmente se realiza (Praça Afonso de Albuquerque), tem como significado a rendição simbólica do efectivo da Guarda responsável pela segurança do Palácio e, pela já longa tradição, entrou no roteiro turístico da cidade de Lisboa.
Da sequência de acções da cerimónia destacam-se momentos como o cumprimento das duas Forças (a Guarda rendida passa em frente à que assume o serviço e cumprimenta com olhar à direita), a saudação entre comandantes de ambas as forças (simbólica passagem de testemunho), a escolta ao "Santo e Senha" e o "Brinco da Banda", momento em que a Banda de Música executa trechos musicais enquanto evolui, desenhando figuras em marcha pelo recinto.

Após este cerimonial pode assistir-se a uma exibição da Charanga a Cavalo da USHE, no Jardim Vieira Portuense. Esta Charanga é a única no mundo que executa peças musicais em evoluções a galope. (GNR)

29 de setembro de 2009

Curso Almirante Roboredo e Silva - Entrega de Espadas

Sugestão de Leitura : ANÁBASE - A Expedição dos Dez Mil

Anábase é o relato real de um grupo de soldados gregos que, no ano 401 a.C., marcharam até ao interior do império persa governado pelo rei Artaxerxes, integrados no exército de Ciro, irmão de Artaxerxes, envolvidos numa guerra civil pela disputa do poder.


Os exércitos defrontaram-se em Setembro de 401 a.C. na planície de Cunaxa, perto de Babilónia, no actual Iraque, numa batalha em que, apesar de os gregos saírem vitoriosos, Ciro é morto.Isolados em território hostil, a milhares de quilómetros das suas casas, os gregos são enganados pelo persa Tissafernes, que captura os seus chefes à traição.


Cruzando rios, atravessando montanhas, lutando contra persas, tribos hostis, aqui encontrando quem os ajudasse, ali forçados a lutar pela sua sobrevivência, Anábase narra as peripécias dos gregos na sua subsequente retirada desde o campo de batalha de Cunaxa até às costas do mar Negro em Trapezunte e daqui até à Grécia, onde foram surpreendidos e envolvidos num conflito de interesses que opunha as duas potências da época, a Pérsia Aqueménida e Esparta, acabando por se aliarem à última contra a primeira.(Wook)



Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 264
Editor: Sementes de Mudança
ISBN: 9789899564831
19,95€

BA11 : Cerimónia de entrega de Brevet

A Força Aérea Portuguesa entrega esta terça-feira o Brevet de Piloto a 17 alunos dos cursos de Piloto-Aviador e Piloto em Regime de Contrato, que terminam nesta altura a sua instrução.
A Cerimónia de brevetamento terá lugar na Base Aérea em Beja, e será presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General Luís Araújo.
O Comandante da Esquadra 101, Major Piloto-Aviador Pedro Pedrosa afirmou à Rádio Pax que este “é um momento importante que representa o culminar de um percurso que começou há dez meses atrás”.
17 alunos dos cursos de Piloto-Aviador e Piloto em Regime de Contrato, que terminam nesta altura a sua instrução e recebem hoje o o brevet de piloto.(Rádio Pax)

Redução de 1300 efectivos das Forças Armadas

Foi publicado esta segunda-feira em Diário da República o decreto-lei que define a redução de 1300 efectivos militares das Forças Armadas Portuguesas até 2013.

O decreto-lei que define a redução de 1300 efectivos militares das Forças Armadas Portuguesas até 2013 foi hoje publicado em Diário da República. Esta medida insere-se na "reorganização da estrutura superior de Defesa Nacional". O diploma entra em vigor a partir de 1 de Janeiro de 2010.

"A reorganização da estrutura superior da Defesa Nacional e das Forças Armadas, orientada para a adequação estrutural das Forças Armadas às novas exigências e desafios, à evolução das missões, dos meios e das tecnologias, no sentido do reforço da sua capacidade de resposta militar, a par de uma permanente exigência na obtenção de ganhos de eficiência e eficácia, designadamente na gestão de recursos, permite assegurar uma efectiva racionalização dos efectivos de forma consolidada e sustentável", refere o documento promulgado pelo Presidente da República.

O diploma aponta para um universo total de 18.538 militares a atingir até 2013, constituído por 78 oficiais generais, 5146 oficias superiores, 9296 sargentos e 4018 praças dos três ramos das Forças Armadas. O exército contará com 6400 e a Força Aérea com 4024 militares.(TV NET)

28 de setembro de 2009

General Matan Ruak(Timor-Leste) Visita Portugal

O Chefe de Estado-Maior-General da FALINTIL - Forças de Defesa de Timor - Leste (F - FDTL), o Brigadeiro - General Taur Matan Ruak iniciou hoje, dia 28 de Setembro de 2009, uma visita oficial a Portugal a convite do General CEMGFA, Luis Vasco Valença Pinto.

No período da manhã decorreu um encontro seguido de um brifieng sobre as Forças Armadas Portuguesas. Durante o encontro foram abordados diversos temas com destaque para a cooperação bilateral na área militar e a cooperação no âmbito da CPLP.

Nesta visita o General Taur Matan Ruak, tem ainda previsto entre outras actividades a visita a unidades dos três Ramos das Forças Armadas.(EMGFA)

CURSO AVANÇADO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Numa iniciativa conjunta da Academia Militar (AM) e da Competitive Intelligence & Information Warfare Association, realiza-se, no período de 30 de Outubro a 28 de Novembro de 2009, nas instalações da AM, o Curso de Formação em Segurança da Informação.

O Curso tem como finalidade, fomentar a partilha de Know-how (saber fazer), aos interessados na temática da segurança da informação assim como desenvolver as suas capacidades e conhecimentos, destinando-se a gestores e quadros dirigentes da administração publica, executivos, licenciados e universitários, contando com um corpo docente de especialistas nacionais nas diversas áreas científicas e técnicas. (Academia Militar)

27 de setembro de 2009

“ESPADARTE 2009” - Exercício de combate à poluição do mar

A Marinha/Autoridade Marítima Nacional vai realizar, nos dias 07 e 08 de Outubro de 2009, no mar (na costa Oeste ao largo de Sines), no porto de Sines e em três praias situadas entre Tróia e Sines, um exercício de combate à poluição do mar por hidrocarbonetos, denominado “ESPADARTE 2009”, no qual se vai simular a contenção e a recolha de crude (Arabian Light) derramado após a colisão de um navio-tanque com outro navio, no esquema de separação de tráfego do Cabo da Roca, e o acolhimento do navio-tanque sinistrado no porto de Sines.


O exercício “ESPADARTE 2009” enquadra-se no Plano Mar Limpo – plano nacional de contingência em caso de incidente de poluição em espaços marítimos sob jurisdição de Portugal –, desenvolve-se no 1º grau de prontidão deste Plano, e será dirigido a partir do Centro de Operações Marítimas (COMAR), em Oeiras, pelo director-geral da Autoridade Marítima, Vice-almirante Silva Carreira, apoiado pelo Comandante Naval, Vice-almirante Saldanha Lopes. O 1º grau de prontidão é o mais alto grau do Plano Mar Limpo e será a primeira vez que é activado.

O exercício “ESPADARTE 2009” visa treinar os meios da Marinha/Autoridade Marítima Nacional e de outras entidades com responsabilidade ou interesse no combate à poluição do mar por hidrocarbonetos, e testar a coordenação da sua acção num cenário concreto.

Participam no “ESPADARTE 2009” a Shell, como armador do navio-tanque sinistrado (N/T “Enfraquecido”), que será simulado pelo reabastecedor NRP “Bérrio”, o N/T “Galp Marine”, sob contrato da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), e o NRP “Bacamarte”, nas acções de combate à poluição do mar, o Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), e ainda a Administração do Porto de Sines, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, a Autoridade Nacional de Protecção Civil, as Câmaras Municipais de Grândola, de Santiago do Cacém e de Sines, a Ocean-Mergulhadores Profissionais, a Reboport, e o Troiaresort. Associa-se a este evento o Centro Internacional de Luta contra a Poluição do Atlântico Nordeste (CILPAN).

Associado ao exercício, realiza-se na tarde de 07 de Outubro, no Aqualuz Suite Hotel Apartamentos, no Troiaresort, um colóquio dedicado ao tema da poluição marinha e da monitorização ambiental, cujo programa provisório é o seguinte:
15:00 – Apresentação do colóquio “Combate à Poluição do Mar e Ambiente”, presidido pelo Director-Geral da Autoridade Marítima.15:15 – “Combate à Poluição do Mar e Ambiente”, João Joanaz de Melo, Universidade Nova de Lisboa.
15:40 – “La lucha contra la pollucción despues del accidente con el PRESTIGE”, Jesus Uribe, SASEMAR, Espanha.
16:05 – “Monitorização Ambiental no Porto de Sines”, João Castro, Universidade de Évora.
16:30 – “Monitorização Ambiental no Troiaresort”, Célia Ferreira, Sonae Turismo.
16:55 – Intervalo para café.
17:15 – “O exercício ESPADARTE 2009”, Jorge Silva Paulo, Direcção-Geral da Autoridade Marítima.17:30 – Discussão.
18:00 – Encerramento do colóquio e Início do exercício ESPADARTE 2009, com a comunicação da colisão para o MRCC-Lisboa. Está ainda prevista a realização de uma conferência de imprensa na Administração do Porto de Sines, pelas 15 horas do dia 08 de Outubro.(Marinha Portuguesa)

26 de setembro de 2009

Comemorações do 21º Aniversário do Regimento de Artilharia AntiAérea Nº 1

Operação “Escola Segura"

Arrancou o ano lectivo e a PSP, deu início a mais uma operação “Escola Segura – segurança a estabelecimentos de ensino”, tendo por missão garantir a segurança nas imediações dos estabelecimentos de Ensino e percursos casa-escola-casa, de forma a reduzir os índices de criminalidade e delinquência e melhorar o sentimento de segurança dos diversos membros da comunidade educativa, nomeadamente, alunos, professores, pais/encarregados de educação e auxiliares de acção educativa.
Esta missão, é desenvolvida e levada a cabo por todo o efectivo policial, numa primeira linha, pelas Equipas do Programa Escola Segura (EPES), os quais irão desenvolver as suas acções centradas nas vertentes preventivas e pedagógicas, executando acções de sensibilização em parceria com as escolas e autarquias locais.
O objectivo fulcral do programa «Escola Segura» é contribuir para a construção de um sentimento de segurança em meio escolar.Os elementos da escola segura, efectuam rondas diárias às escolas e áreas envolventes; proferem palestras e desenvolvem actividades para alunos nas escolas. (PicoAzores)

Legislativas 2009

Ensino Superior na Força Aérea

Foi publicada a 24 de Setembro em Diário da República, a portaria nº1099/2009 que visa aplicar aos estabelecimentos de ensino superior público universitário e politécnico militares, o novo regime jurídico dos graus de diplomas do ensino superior, para o ano lectivo de 2009-2010.

Esta portaria reconfirma a Academia da Força Aérea como estabelecimento de ensino público universitário militar, com o objectivo de formar oficiais para os seus quadros permanentes, habilitando-os para as funções que lhes são conferidas, nomeadamente de comando, direcção e chefia, conferindo os graus académicos de licenciado e de mestre.

As áreas de formação que conferem o grau de mestre do ensino superior público universitário militar são as seguintes: a) Ciências Militares Aeronáuticas, na especialidade Piloto Aviador; b) Ciências Militares Aeronáuticas, na especialidade de Engenharia de Aeródromos; c) Ciências Militares Aeronáuticas, na especialidade de Engenharia Aeronáutica; d) Ciências Militares Aeronáuticas, na especialidade de Engenharia Electrotécnica, nos ramos de: 1) Aviónica; 2) Sistemas Electrónicos e Computadores; 3) Telecomunicações e Electrónica; 4) Energia e Sistemas. e) Ciências Militares Aeronáuticas, na especialidade de Administração Aeronáutica.

As áreas de formação que conferem o grau de licenciado do ensino superior público universitário militar são as seguintes: a) Ciências Militares Aeronáuticas – Pilotagem Aeronática; b) Ciências Militares Aeronáuticas – Engenharia Aeronáutica; c) Ciências Militares Aeronáuticas – Engenharia de Aeródromos; d) Ciências Militares Aeronáuticas – Administração Aeronáutica; e) Ciências Militares Aeronáuticas – Engenharia Electrotécnica.

As áreas de formação que conferem o grau de licenciado do ensino superior público politécnico militar são as seguintes: a) Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade de Navegador; b) Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade de Operações de Circulação Aérea e Radar de Tráfego; c) Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade de Operações de Detecção e Conduta de Intercepção; d) Operações de Comunicações e Criptografia; e) Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade de Operações de Meteorologia; f) Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade de Manutenção de Material Electrotécnico; g) Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade de Manutenção de Material Aéreo; h) Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade de Manutenção de Armamento e Equipamento; i) Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade de Manutenção de Material Terrestre; j) Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade de Informática; k) Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade de Pessoal e Apoio Administrativo; l) Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade de Abastecimento; m) Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade de Policia Aérea. (Força Aérea)

25 de setembro de 2009

Militares portugueses partiram para o Kosovo

O contingente de 190 militares das Forças Armadas portuguesas partiu hoje de manhã para o Kosovo para render o actual grupo da Força de Reacção Rápida da KFOR (KTM/KFOR).
Os militares, que partiram do Aeródromo de Figo Maduro, em Lisboa, pertencem ao Batalhão de Infantaria Mecanizado do Exército (BIMec).
Estes militares, comandados pelo tenente-coronel Lino Gonçalves, vão render um grupo de outros 188, chefiados pelo tenente-coronel Fernando Teixeira, que se encontra no Kosovo desde Março de 2009.(Visão)

SA330 PUMA - 40 anos a salvar vidas

A Esquadra 752 “Pumas”, sedeada na Base Aérea Nº4, Ilha Terceira, Açores, assinala hoje, dia 24 de Setembro o primeiro aniversário da sua reactivação celebrando também os 40 anos e as 70 000 horas de voo do helicóptero SA330 PUMA ao serviço da Força Aérea Portuguesa.

A operar desde 1969 o SA330 PUMA contabiliza na sua História cerca de 4280 vidas salvas, 2482 das quais, no arquipélago dos Açores, fazendo há já 40 anos jus ao lema das Esquadras 751 e 752, “Para que outros vivam”.
(Força Aérea)

Entrega de Comando da EUROMARFOR



Entrega de comando da EUROMARFOR - Portugal assume, por um período de dois anos, o comando da EUROMARFOR, numa cerimónia que teve lugar no passado dia 15 de Setembro, pelas 11H45 no cais avançado de Alcântara. (Marinha Portuguesa)

24 de setembro de 2009

Comandante da GNR defende Forças Armadas na Segurança

Num almoço-debate promovido ontem pela revista de 'Segurança e Defesa', o comandante-geral da GNR, General Nelson Santos, declarou que o crime em Portugal atingiu um grau de gravidade que não podem ser só as forças e serviços de segurança a combatê-lo.

Pediu aos próximos governantes que mudem a constituição para permitir a ajuda dos militares.

O comandante-geral da GNR, general Nelson Santos, apelou ontem aos próximos responsáveis políticos a que mudem a constituição de forma a permitir que as Forças Armadas combatam a criminalidade ao lado das Forças de Segurança.

"A criminalidade não é um problema exclusivo das polícias e no seu combate devem ser empregues todos os meios que permitam ir vencendo as batalhas diárias de forma a que a guerra global contra o crime nunca se perca, como infelizmente acontece noutras partes do mundo", declarou este alto responsável, que é oficial do Exército.

Nelson Santos falava a uma plateia de altos dirigentes das forças de segurança e militares, no âmbito de um almoço-debate promovido pela revista Segurança e Defesa, no qual era o convidado de honra.

Na presença do ministro da Administração Interna, Rui Pereira, e de outros altos dirigentes do Sistema de Segurança Interna, as palavras do general surpreenderam.

Cauteloso, citou primeiro o ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, para expor o seu ponto de vista. "Numa recente intervenção", lembrou o comandante-geral da GNR, defendeu que, "face às ameaças e aos riscos com que hoje as nossas sociedades se debatem, era absolutamente obrigatório que encarássemos a segurança de um ponto de vista cooperativo e numa perspectiva integrada de segurança e defesa, à semelhança do que vários dos nossos aliados na NATO e na União Europeia já fazem".

Nelson Santos reconheceu que pelas suas "experiências, num passado muito recente, como oficial do Exército e agora como comandante da Guarda Nacional Republicana, levam-me a concordar inteiramente" e, "mais do que isso, dizer que urge que os responsáveis políticos tomem decisões que vão ao encontro das suas palavras".

Determinado, a olhar a plateia de frente, defendeu que "a concretização de um modelo gestionário que contemple a coordenação e a direcção integrada do combate às ameaças que no âmbito da segurança e defesa se colocam na actualidade às sociedades e ao nosso país, tornará, certamente, mais eficaz e económico esse combate".

O comandante-geral da GNR sublinhou que "terminaram os "tempos" em que a "criminalidade violenta" era uma "excepção".

"Hoje, encontra-se claramente no topo das preocupações da sociedade" portuguesa, asseverou. "Importa que no nosso país olhemos o futuro com prudência e cautela, porque o crime e a violência continuarão a fazer parte do nosso quotidiano numa dimensão, grau de incidência e configuração que são imprevisíveis", concluiu. (D.N)

23 de setembro de 2009

EMGFA - Foto da Semana

NRP Álvares Cabral

Seminário Risco e Decisão em Transporte Aéreo

A Academia da Força Aérea (AFA) promove no dia 25 de Setembro, na Universidade da Beira Interior (UBI), o seminário “Risco e Decisão em Transporte Aéreo”, no âmbito das Comemorações do Centenário da Aviação em Portugal e em parceria com o Instituto Superior Técnico (IST) e a UBI.

Em três momentos distintos e após a Sessão de Abertura, que contará com a presença do Comandante da AFA, Major-General Serôdio Fernandes, serão discutidos o risco e a decisão em aeronáutica, associado à infra-estrura de suporte e no que respeita aos factores humanos.

Numa altura em que a segurança de voo ganhou particular relevo em Portugal, este seminário trará à discussão temas tão diversos e relevantes como a manutenção de aeronaves ou o controlo e a gestão do tráfego aéreo.

No primeiro painel estará presente o Tenente-Coronel Piloto-Aviador Luís Serôdio, numa intervenção sobre “O voo na perspectiva militar”. (F.A.P)

Sugestão de Leitura : Aljubarrota - Crónica dos Anjos de Brasa 1383 / 1389

São cerca das cinco da tarde do dia 14 de Agosto de 1385. A vanguarda da cavalaria do exército de Juan I, rei de Castela, acaba de se pôr em movimento. Percorrerá alguns metros a trote, antes de se lançar decididamente a galope, com as lanças bem seguras, apertadas contra o corpo sob a axila do braço direito.

A poucas centenas de metros, a hoste portuguesa e inglesa aguarda o embate, em formação cerrada, todos de pé. Vezes sem conta o desfecho deste ataque inicial determina o resultado da batalha.

E, neste caso, o resultado da batalha decidirá se os reinos de Castela e de Portugal serão reunidos, nas pessoas de Juan I e de sua mulher Beatriz, ou se Portugal continuará a ser um reino independente, sob o rei D. João I, designado poucos meses antes nas cortes de Coimbra. É isso que está em jogo naquela carga de cavalaria e nos sucessos militares que se lhe seguirem.(Wook)


Edição/reimpressão: 2007
Páginas: 128
Editor: Quidnovi
ISBN: 9789728998875
Colecção: Guerras e Campanhas Militares
Preço : 4,90€

Kosovo: Primeiros militares portugueses partem quarta-feira para render batalhão

Parte quarta-feira para o Kosovo o primeiro grupo de militares portugueses para a rendição do batalhão que termina no próximo dia 25 a sua missão de seis meses, segundo fonte do Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA).

O grupo de militares que parte dia 16 integra o 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado, que renderá o 1º Batalhão de Infantaria da Brigada de Intervenção, assumindo funções dia 25.

Quase coincidindo com a partida do primeiro grupo de militares, Nuno Severiano Teixeira, ministro da Defesa Nacional, segue hoje à tarde para o Kosovo, naquela que será a sua última visita ao país no cargo que desempenha no presente Executivo.

Segunda-feira, o ministro manterá encontros com vários altos responsáveis, entre os quais o presidente kosovar, Fatmir Sejdiu, e o comandante da Kosovo Force (COMKFOR), o general alemão Markus Bentler, a quem, no passado dia 08, o general italiano Giuseppe E. Gay entregou o comando.

De acordo com fonte do EMGFA, a transferência dos militares portugueses deverá ser efectuada, como é habitual, em três partes.

Seguirá primeiro um destacamento avançado e depois o "grosso da força", a 24 de Setembro. O último voo levará os restantes militares para o Kosovo e transportará para Portugal o resto do batalhão que termina a missão.

O Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), Valença Pinto, garantiu sexta-feira, em declarações à Rádio Renascença, que Portugal não vai reduzir o contingente no Kosovo.

A renovação da presença portuguesa - com 295 militares - dá-se no momento em que a NATO se prepara para iniciar a redução em 4000 dos actuais 14 mil efectivos do contingente da missão internacional que dirige no terreno, a KFOR, que passará para dez mil militares no prazo de três anos.

Fonte do EMGFA afirmou que está a ser trabalhada, no âmbito da NATO, a redução dos efectivos e a forma como essa redução se irá realizar.

"Há países que querem sair, outros que se querem manter e outros ainda que querem reduzir" o número de militares no Kosovo, adiantou.

"Os espanhóis já fizeram saber há muito tempo que querem sair. Só que quando os espanhóis saem alguém tem que ocupar esse lugar. Quem? É isso que neste momento está a ser trabalhado", exemplificou.

Sexta-feira, em conferência de imprensa, o CEMGFA, Valença Pinto, defendeu que a situação no Kosovo é estável e segura, mas admitiu que se trata de "um território muito volátil".

Ano e meio depois da proclamação unilateral da independência, em Fevereiro de 2008, a situação no Kosovo continua marcada pela instabilidade e por surtos frequentes de tensão, particularmente em Kosovska Mitrovica, cidade do norte do território, dividida entre sérvios e albaneses e palco frequente de confrontos entre as duas comunidades.

A proclamação da independência do Kosovo dividiu profundamente a comunidade internacional - tendo sido até agora reconhecida por 61 Estados, entre os quais Portugal.

A comunidade sérvia continua a rejeitar a independência do território, antiga província sérvia, e a não reconhecer a Eulex, missão europeia no Kosovo, que começou o seu trabalho no terreno no final do ano passado, após meses de atraso face à oposição de Belgrado e de Moscovo.

A Eulex tem como missão acompanhar o trabalho dos dirigentes do novo Estado em matéria de polícia, justiça e protecção das minorias.

A comunidade sérvia considera que a administração das Nações Unidas (UNMIK) é a única presença internacional legítima no Kosovo. (Expresso)

22 de setembro de 2009

CEMGFA recebeu o Supreme Allied Commander Europe

Terminada a Conferência do Comité Militar da NATO, o Supreme Allied Commander Europe (SACEUR), Alm James Stavridis, permaneceu em Portugal para uma visita oficial, durante a qual teve a oportunidade de ser recebido por diversas entidades.

Nesse âmbito, na manhã de dia 21 de Setembro manteve um encontro de trabalho com o GEN CEMGFA, Luis Valença Pinto, durante o qual lhe foi apresentada a situação e capacidades actuais das Forças Armadas Portuguesas, bem como as perspectivas para o futuro.(EMGFA)

Partida do 8º contingente do Subagrupamento Bravo

O 8º contingente do Subagrupamento Bravo partiu hoje (dia 22) para Timor Leste.

O Subagrupamento Bravo, composto por 140 militares e apoiado por uma equipa de três elementos do INEM, é constituído por uma Companhia de Ordem Pública, uma Secção de Operações Especiais, uma Equipa de Inactivação de Engenhos Explosivos Improvisados, uma Equipa de Instrução e um Pelotão de Apoio de Serviços.

Esta subunidade da Guarda está integrada na missão UNMIT, Missão Integrada das Nações Unidas em Timor-Leste, e constitui uma das Formed Police Units, unidade de polícia constituída.

O 7º contingente chegará a Lisboa, Aeroporto de Figo Maduro, na madrugada de quinta-feira .
Fonte : G.N.R

Kalashnikov à beira da falência

Depois de mais de meio século de vida catapultados por se ter tornado na arma preferida de ditadores, mafiosos e revolucionários, a fabricante OAO Izhmash poderá declarar falência.

A crise económica revelou-se a gota de água para a fabricante.

Ontem, um tribunal russo considerou que poderá obrigar a OAO Izhmash a declarar falência pelo facto da fabricante dever mais de 13 milhões de dólares a um fornecedor.

A fama acabou, igualmente, por ser a sua ruína. Segundo algumas estimativas, vendem-se dez imitações por cada Kalashnikov autêntica em países como a China, Bulgária ou Polónia. "A arma tem este problema desde, pelos menos, cinco anos. A Kalashnikov encontra-se nesta situação pelo facto da sua construção ser muito fácil", assegura o estudioso Larry Kahaner, citado pelo ‘The Globe and Mail'.

Mas não é apenas a Kalashnikov que está em crise. O mercado internacional de armas também foi afectado e já há muitos governos que optaram por reduzir os gastos militares dos seus orçamentos.(D.E)

A OAO Izhmash,além da mítica Kalashnikov,também fabrica diverso tipo de armamento e de peças para automóveis e motociclos.

Tramagal: Uma Vila pioneira na indústria pesada

Como diz a lenda, o nome Tramagal tem origem nas tramagas - pequenas moitas de arbusto espontêneo, da família das tamaráceas, com algumas propriedades medicinais. Conta a história que a Rainha D. Leonor, esposa do Rei D. João II, quando ia a caminho de uma festa, teve que atravessar o Ribatejo e ao passar por esta localidade exclamou: “Mas que grande Tramagal!”.

Quem vem de Abrantes, ao chegar ao Tramagal, depara-se no lado direito com o bonito Miradouro da Penha. Aqui, foi feita uma homenagem ao Metalúrgico Eduardo Duarte Ferreira, pioneiro da indústria metalo-mecânica em Portugal e fundador das Fundições Metalúrgicas do Tramagal. Vale a pena parar para observar a bela paisagem sobre o rio Tejo e a sede do Concelho. Continuando o percurso, entramos na vila do Tramagal. Já no centro, do lado esquerdo, há um outro monumento dedicado a Dr. João Mineiro - médico e benemérito. Falar do Tramagalé falar da Metalúrgica Duarte Ferreira.

O Tramagal é uma vila Portuguesa do concelho de Abrantes. Aldeia até 1986, foi elevada a vila nesse ano.Tem 24,06 km² de área e 4 043 habitantes (2001). O actual estado de evolução da vila foi conseguido através do desenvolvimento industrial, mais precisamente da antiga fábrica Metalúrgica Eduardo Duarte Ferreira (uma das maiores metalúrgicas nacionais até aos anos 80 do séc. passado), à qual os Tramagalenses devem a história da sua vila.

Eduardo Duarte Ferreira (Tramagal, 10 de Fevereiro de 1856 — 1948) foi um empresário português nascido numa família muito pobre, não teve condições para fazer o exame do ensino primário, apesar de ter aprendido a ler e escrever. Considerado pelos seus conterrâneos como um jovem de “fraca inteligência”, teve que ir procurar trabalho fora da sua terra, acabando por aprender o ofício de ferreiro na povoação de Rossio ao Sul do Tejo, onde esteve três anos sem ganhar dinheiro. Ganhando o gosto pelo trabalhar o ferro, aspirou a montar uma oficina própria, o que veio a conseguir por volta dos 26 anos de idade.

É esta oficina, a quem Duarte Ferreira chamou “A Forja”, que está na génese daquela que viria a ser uma das maiores unidades industriais de portuguesas. A oficina, que começou por se dedicar ao fabrico de alfaias agrícolas, em especial charruas, foi crescendo e o negócio tornou-se próspero. Em 1923, a empresa transforma-se numa sociedade por quotas e passa a designar-se por Duarte Ferreira & Filhos, passando a adoptar como seu símbolo comercial e de marca uma borboleta.

O fabrico de enfardadeiras e de debulhadoras mecânicas, numa primeira fase (1933-1934), e de caixas de lubrificação para eixos de locomotivas e gasogénios para automóveis, numa segunda fase, são as grandes áreas produtivas da empresa que, em 1947, se transforma numa sociedade anónima com o nome de Metalúrgica Duarte Ferreira, SARL. No ano seguinte – 1948 – com 92 anos de idade, Eduardo Duarte Ferreira, que nunca de deixou de interessar, em toda a sua vida, pela trabalho da empresa que fundou, morre. Deixa uma empresa próspera e que emprega oitocentos trabalhadores.

Em 10 de Fevereiro de 1964 procede-se à inauguração das linhas de montagem dos veículos militares Berliet, que passam a serem fornecidos, em grande número, ao exército português e se tornam um dos meios de transporte mais utilizados nas missões deste, entre as quais se destacam as relativas à guerra colonial portuguesa, tendo sido produzidas, durante estes dez anos, cerca de 3 300 viaturas militares Berliet Tramagal. Logo após a Revolução de 25 de Abril de 1974 – 20 de Dezembro de 1974 - , e até ao ano de 1979, a Metalurgia Duarte Ferreira é intervencionada pelas autoridades governamentais portuguesas.

Esta gestão administrativa acaba por conduzir a empresa a uma situação muito difícil e o espectro da falência e do desemprego começa a tornar-se uma ameaça para os seus 2300 funcionários, que, então, já empregava. Em 1994, os bens da Metalúrgica Duarte Ferreira, entretanto penhorados, são vendidos e, no ano seguinte, ano de 1995, a empresa é, formalmente, extinta. (Mundo Português)

EXPOSIÇÃO SOBRE D. NUNO ÁLVARES PEREIRA

Desde 14 de Agosto de 2009, dia em que se comemora a Batalha de Aljubarrota e se celebra o Dia da Infantaria e da sua Escola Prática (EPI), que está patente ao público uma Exposição sobre D. Nuno Álvares Pereira intitulada: “O Legado, as Batalhas e as Representações”.

A Exposição estende-se por toda a área museológica da EPI e tem sido motivo de grande interesse por parte da população local e dos inúmeros turistas nacionais e estrangeiros que escolhem Mafra como destino registando-se, até ao momento, cerca de 4922 visitantes.

A figura de Nuno Álvares Pereira e os valores que praticou, em todos os actos da sua vida, influenciaram um variado conjunto de entidades de Norte a Sul dos País, participando nesta exposição cerca de 34 entidades, visíveis nos expositores através de objectos, documentos, registos fotográficos e vídeos relativos à imagem daquele que é uma das figuras mais notáveis da história de Portugal.

A Exposição está aberta ao público até ao próximo dia 27 de Setembro.(Exército)

Seguranças privados passam a ter cartão de identificação emitido pela PSP

Os seguranças privados vão ter um novo cartão de identificação, a emitir pela PSP, e cujo modelo foi hoje publicado em Diário da República.

O cartão profissional do pessoal de vigilância tem em conta as alterações do regime jurídico da segurança privada pela Lei n.º 38/2008, de 8 de Agosto, que introduziu novas categorias do pessoal de vigilância.

"O modelo adequa-se ao novo quadro legal em que a responsabilidade da emissão passou a recair inteiramente sobre o Departamento de Segurança Privada da PSP, incorpora inovadores elementos de segurança e permitirá melhorar significativamente a identificação do titular e das funções que está habilitado a exercer", adianta o Diário da República.

O processo de substituição dos cartões em vigor será feito de forma gradual, com a ajuda do Sistema de Informação e Gestão da Segurança Privada (SIGESP), que vai permitir a desmaterialização de procedimentos e a transmissão electrónica segura dos dados à Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

O exercício da segurança privada passa a estar dividido em diversas categorias: coordenador, vigilante ou segurança, segurança-porteiro, porteiro, assistente de recinto desportivo, assistente de recinto de espectáculos, vigilante de protecção e acompanhamento pessoal, vigilante de transporte de valores, vigilante de segurança aeroportuária e vigilante operador de central receptora de alarmes.

A Lei de Segurança Privada estabelece que os seguranças podem utilizar armas não letais, aerossóis e outras de classe E, especificando que o uso destas armas é definido pelas empresas, que têm de pedir autorização à PSP, com um departamento próprio para a segurança privada.
Público

»»» Lei 38/2008

21 de setembro de 2009

Cavalaria em exercício militar em Abrantes

A Escola Prática de Cavalaria,serve hoje de palco a um exercício do Exército,que se estende até à próxima sexta-feira.
Cerca de duas centenas de militares estarão envolvidos na simulação,onde será efectuado fogo com munições reais.
A direcção da Escola Prática de Cavalaria providenciou uma extensa área ,adjacente ao quartel-sede do estabelecimento de ensino,para que o exercício decorra até à próxima sexta-feira.(C.M)

20 de setembro de 2009

Inauguração de Monumento em Winnipeg, Canadá

No passado dia 12 de Setembro decorreu na Capital da Província de Manitoba a cerimónia de inauguração de um Monumento de Homenagem aos Combatentes por Portugal.

O Memorial, tornando realidade uma iniciativa da Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra de Manitoba e Núcleo da Liga dos Combatentes de Portugal em Winnipeg, homenageia os Combatentes do passado, presente e futuro.

Com um projecto do arquitecto português Varandas dos Santos, desenvolvendo um conceito de universalidade da cultura Portuguesa e invocando a presença do Combatente Português nos vários continentes, foi concretizado com o apoio da Província de Manitoba, da Liga dos Combatentes, da Comunidade Canadiana e Portuguesa, da Associação Portuguesa de Manitoba e da Chapel Lawn Memorial Gardens.

O evento, desenvolveu-se de acordo com um programa cuidadosamente elaborado, que começou por evidenciar a atitude de Cidadania de todos os presentes, com o toque dos Hinos Nacionais do Canadá e de Portugal, a cargo da Banda Lira de Fátima, de Winnipeg.

Após o acto de Meditação e Consagração religiosa, a cargo do Reverendo José Eduardo Medeiros – capelão da Liga dos Combatentes em Winnipeg, o Cônsul de Portugal - Paulo Cabral, o Major-general Dennis Tabbernor - distinto Oficial do Exercito Canadiano no activo e o Coronel Lucas Hilário - da Direcção Central da Liga dos Combatentes, procederam à inauguração do Monumento. O Coronel Lucas Hilário, com o apoio do mais novo Combatente residente em Winnipeg - Paulo Gomes, fizeram entrega da Bandeira de Portugal, usada no acto, ao Cônsul de Portugal, para que o Consulado se tornasse fiel depositário da mesma, por estar associada a um acto histórico para a Comunidade, para os Combatentes e para Portugal.

O programa considerou uma Homenagem aos Mortos, segundo o ritual tradicional a que se seguiu a deposição de flores por parte de todas as Entidades e Representações presentes.

Na sequência, usaram da palavra o Cônsul de Portugal, a Senhora Bonnie Korzenowsky (MLA for St James) – Special Envoy Military Affairs of Manitoba Governmant e o Coronel Lucas Hilario, em intervenções alusivas ao significado e importância do momento.

Pedro Correia, Presidente da Associação de Veteranos de Guerra e do Núcleo da Liga dos Combatentes, nesta Cidade, salientou o desejo e o empenhamento patente na Comunidade em homenagear os Heróis da Pátria, evidenciando, também, todos os apoios recebidos e que permitiram que um sonho se viesse a tornar uma realidade de que todos se sentem orgulhosos e que prestigia os Portugueses, a Liga dos Combatentes e Portugal.

A Cerimónia contou com a presença de elementos dos três Ramos das Forcas Armadas - Coronel RR Porier do Exército, Tenente-coronel Wayne Watson da Força Aérea, Comandante Margaret Morlok da Marinha, Coronel Gary Solar - Military Adviser to Envoy, Coue Rickl Nordman - Vereador da Cidade de Winnipeg, Mc Caskil - Chefe da Polícia da Cidade e José Mário Coelho – Presidente da Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra e do Núcleo da Liga dos Combatentes de Portugal em Toronto.

Estiveram, como convidados especiais, Hon Steve Ashton, MLA Thompson - Ministro dos Assuntos Governamentais de Manitoba, Andrew Swan, MLA Minto - Ministro de Manitoba, um Representante do Royal Military Institute, um Representante de “Commissionairs of Manitoba”, Paul Welechko - Branch Manager Chapel Lawn Gardens, Luis Dias – Presidente da Banda Lira de Fatima, Luis Vicente – Director da Portuguese Association of Manitoba, Paulo Gomes - Wreath Carrier, Capt Ian Aastrom, CO No 553 Sgt Tommy Prince, MM DCACC e Francisco dos Reis da Casa dos Açores.

Associaram-se, com a presença de Delegações, a “Nursing Siters Association of Canadá”, do “Winnipeg White Ensigne Naval Club”, da “Canadian Jewish Veterans Association”, da “Canadian Asse of United Nation Peace Keepers”, da “Canadian Vietnam Veterans Association”, do Manitoba e “Nothwestern Ontario Royal Canadian Legion Comand”, do “Joint Veterans Committee”, da “Charleswood RCL Br No 100”, da “Belgian Canadian Veterans RCL Br No 107”, da “General Monash RCL Br No 115”, da “Hendersen Hwy RCL Br No 215”, da “Polish Canadian Veterans RCL Br No 246” e da “Canadian War Amputee”.

Importa referir a presença da “Família Boneca” (Luso Canadiana) cujo filho faleceu, há cerca de dois anos e meio, no Afeganistão. com uniforme Canadiano e que desde essa data encontra, junto do Núcleo de Winnipeg, apoio e amizade reconfortantes.

A campa do Combatente Francisco Barão, recentemente falecido e situada a poucos metros do monumento, apresentava-se muito bem cuidada e foi objecto da visita dos demais Combatentes que estiveram no local.

Ao longo de todo o evento foi evidente, de forma inequívoca, uma atitude de reconhecimento e de extraordinário apoio, mesmo muito emotivo, à edificação do “Memorial de Homenagem aos Combatentes por Portugal”.

O Major-General Dennis Tabbernor manifestou esse estado de espírito, pelo lado Canadiano e por si próprio, saudando, prolongada e efusivamente, com um abraço, o Coronel Lucas Hilário, no momento em que a “Obra de Arte” acabara de ser patenteada ao público.

A Comunicação Social fez-se representar através de Paulo Raulinho da “RTP Contacto”, de João Cardoso e Paulo Cardoso da “CKJS 810 AM” e, ainda, de Manuel Guerra do “Mundial”.

No final das Cerimónias decorreu, nas instalações da “Chapel Lawn Memorial Gardens”, com o apoio do Gerente Local desta instituição e a cooperação de elevado número de Esposas dos Combatentes, uma recepção oferecida a todos os presentes, sendo visível a expressão de regozijo de todos.(Liga dos Combatentes)

19 de setembro de 2009

Exposição Registos do Céu, Astronomia em Manuscritos da Torre do Tombo

No âmbito das comemorações do Ano Internacional da Astronomia, o Ministério da Cultura, através da Direcção-Geral de Arquivos e do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, apresenta a Exposição Registos do Céu, Astronomia em Manuscritos da Torre do Tombo, alusiva ao estudo e ao impacto da Náutica e da Astronomia, entre 8 de Setembro de 2009 e 22 de Janeiro de 2010, na Torre do Tombo, em Lisboa, e que conta com a colaboração do Museu de Marinha.

No ano em que se comemoram as primeiras observações astronómicas feitas por Galileu, esta exposição, composta por três áreas distintas, testemunha a importância do pensamento e da acção científica portuguesa. Na primeira área da exposição, são apresentados manuscritos originais, como a Carta de Mestre João ao rei D. Manuel I, o Livro de Marinharia de João de Lisboa, o Tratado da Esfera e outros tratados matemáticos e a obra Curiosidades Matemáticas, de Frei José de Jesus Maria.
Na segunda área encontram-se expostos instrumentos náuticos como o astrolábio, o quadrante e o telescópio, e exibe documentários temáticos de demonstração da sua aplicabilidade.

Na terceira área, é apresentado o documentário Caravelas e Naus – Um choque tecnológico no século XVI. Além disso, numa pequena sala podem também ser manuseados os instrumentos de navegação utilizados pelos pilotos portugueses dos séculos XV a XVII.

A Exposição Registos do Céu, Astronomia em Manuscritos da Torre do Tombo contou com a participação do Comandante António Gonçalves, integrado na resposta Comissão Científica, e teve a colaboração do Museu de Marinha e do seu Director, Comandante Rodrigues Pereira. ( Marinha Portuguesa )

Cerimónia de despedida do 8º contingente do Subagrupamento Bravo

A Cerimónia de despedida do 8º contingente do Subagrupamento Bravo decorreu esta quarta-feira, dia 16, na Unidade de Intervenção da GNR.

Presidida pelo ministro da Administração Interna, Dr. Rui Pereira, a Cerimónia iniciou-se com a entrega da flâmula do contingente, seguido dos discursos do Comandante-Geral da Guarda, Tenente - General Nelson dos Santos e do ministro da Administração Interna.

O evento terminou com o desfile das forças em parada.

O Subagrupamento Bravo, composto por 140 militares e apoiado por uma equipa de três elementos do INEM, é constituído por uma Companhia de Ordem Pública, uma Secção de Operações Especiais, uma Equipa de Inactivação de Engenhos Explosivos Improvisados, uma Equipa de Instrução e um Pelotão de Apoio de Serviços.

Esta subunidade da Guarda está integrada na missão UNMIT, Missão Integrada das Nações Unidas em Timor-Leste, e constitui uma das Formed Police Units, unidade de polícia constituída.

O 8º contingente partirá para Timor-Leste no próximo dia 22 de Setembro.(GNR)

Aumento médio de 6% no salário militar

O novo regime remuneratório das Forças Armadas, aprovado pelo Governo em Agosto passado e já enviado para promulgação do Presidente da República, vai implicar, em 2010, um aumento médio de 6,23% nos salários dos militares.

Ao que o CM apurou, com esta actualização, resultante da subida média nas remunerações base por agrupamento de postos, o novo sistema retributivo dos militares das Forças Armadas vai traduzir-se num acréscimo de custos de cerca de 48 milhões de euros por ano. Ao ordenado base acresce ainda o Suplemento da Condição Militar (SCM), que a partir do mês de Janeiro de 2010 aumentará dos actuais 14,5% para 20% da remuneração base.

A comparação entre a tabela retributiva aprovada em conselho de ministros no início de Agosto e as remunerações base actuais, a cujo documento o CM teve acesso, revela que os militares das Forças Armadas vão ter, por agrupamentos de postos, aumentos médios diferenciados entre 1,45% para os oficiais superiores e 12,09% para os cabos e soldados.

A entrada em vigor do novo regime remuneratório, prevista para 1 de Janeiro de 2010, não provoca um aumento imediato nos salários, "mas sempre que um militar for promovido, como nenhum ‘moderno’ pode estar à frente de um ‘antigo’, há um arrastamento de todos os restantes militares", diz fonte conhecedora do processo. Por isso, garante, "o reposicionamento remuneratório reflecte-se, na prática, em aumentos salariais".

A despesa com salários não é a única a crescer: com o alargamento das despesas de representação de 31 para 138 cargos, aumentando o número de abrangidos de cerca de 50 para quase 180, os gastos com as despesas de representação vão disparar de 200 mil euros para 1,3 milhões de euros por ano.

As associações de militares têm dirigido fortes críticas ao novo regime remuneratório, alegando que há uma "continuada degradação dos direitos que constituem contrapartida ao leque vastíssimo de restrições e deveres a que estão sujeitos". Só que o acréscimo das despesas com pessoal resultante da actualização do SCM, das posições remuneratórias e das despesas de representação indica que os militares, mesmo enfrentando o País uma grave crise económica, vão beneficiar de condições mais atractivas a partir de 2010.

Para já, o novo regime remuneratório está em Belém para promulgação de Cavaco Silva.(C.M)

Em altura de eleições, lá vem o governo anunciar o aumento dos salários dos militares e dos polícias.Quem parece que foi esquecido e desprezado, uma vez mais por estes políticos,foram os nossos ex.combatentes que tanto deram á nossa nação .

Portugal Air Show 2009

Acrobacias, exposições e demonstração são o prato forte da edição de 2009 da bienal aeronáutica Portugal Air Show, em Évora, entre esta sexta-feira e domingo. A organização espera mais de 50 mil visitantes de olhos nos céus.

Esta que é a sétima edição do festival aéreo fica marcada pela queda de uma avioneta com um instrutor e dois alunos da Academia Aeronáutica de Évora (AAE), no início desta semana em Castro Verde. A Câmara Municipal, que promove o Portugal Air Show, já garantiu estarem reunidas todas as condições de segurança. A AAE, com sede no Aeródromo Municipal onde decorre o evento, cancelou todas as acções previstas para o festival.

Naquele que é o maior evento do género na Península Ibérica marcam presença nomes ligados à aviação portuguesa como a TAP, NAV Portugal, OGMA e o Instituto Nacional da Aviação Civil, bem como algumas empresas estrangeiras, em mais de 30 stands expositores. A Força Aérea Portuguesa é uma das presenças mais fortes.

Baptismos e simuladores de voo são outros do grandes atractivos na cidade que quer criar um ‘cluster’ aeronáutico em Portugal, em muito embalada pela implementação da fábrica de componentes de aviões da Embraer prevista para os próximos anos. (C.M)

“Desafios maiores que na Guerra Fria”

"Os desafios que a NATO enfrenta hoje são talvez maiores do que durante a Guerra Fria. A organização faz 60 anos e está agora mais empenhada para além da região transatlântica, mais do que em qualquer outra altura da sua história", afirmou o almirante italiano Giampaolo di Paola, presidente do Comité Militar da Aliança Atlântica, que se reuniu ontem em Sintra.

O chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, general Valença Pinto, é o anfitrião desta conferência, que tem na agenda dois principais assuntos: o Afeganistão e o Novo Conceito Estratégico.

Após agradecer a Lisboa a contribuição portuguesa nas operações da NATO, o almirante Di Paola informou sobre os trabalhos em discussão, adiantando que antes do debate o almirante Jim Stavridis, comandante supremo do Comando Aliado da Europa, apresentará a sua avaliação sobre o Kosovo, as operações marítimas, incluindo os esforços da organização no combate à pirataria, e a actual missão de treino da NATO em curso no Iraque.

Na conferência está presente também o comandante das forças da NATO no Afeganistão, general Stanley McChrystal, que fez ontem a sua apreciação sobre as operações aliadas em curso naquele país.

Hoje, último dia da reunião, vai ser discutido o novo Conceito Estratégico da Aliança Atlântica, isto é, o seu futuro. Os 28 chefes de Estado-Maior-General das Forças Armadas da NATO presentes vão analisar a dimensão militar deste novo conceito, para poderem transmitir uma avaliação consensual ao secretário-geral da organização, Anders Fogh Rasmussen, que, recorde-se, nomeou uma equipa de doze pessoas, liderada pela antiga secretária de Estado norte-americana Madeleine Albright, para apresentar uma proposta sobre a revisão do Conceito Estratégico.

Participam ainda nesta conferência Roger Cohen, do ‘The New York Times’ e ‘International Herald Tribune’, e o professor doutor Rob de Wijk, director do Centro dos Estudos Estratégicos da Haia. No fim dos trabalhos há uma conferência de imprensa.(C.M)

18 de setembro de 2009

GNR e PSP vão receber 70 viaturas

A GNR e a PSP de Lisboa vão dispor, a partir de Novembro, de mais 70 viaturas nos programas Escola Segura e Policiamento de Proximidade, cujo contrato foi hoje assinado.

A cerimónia de assinatura decorreu no Governo Civil de Lisboa, com a presença do governador civil, Jorge Andrew, do coronel Damião, do Comando Territorial de Lisboa da GNR, e do intendente Azevedo Ramos, do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (COMETLIS).

Segundo Jorge Andrew, o processo de aquisição das 70 viaturas começou em Março e estas serão entregues às duas forças de segurança «em Novembro» próximo.

«O COMETLIS vai receber 42 Fiat do modelo grande punto e o Comando Territorial de Lisboa da GNR as restantes 28 viaturas», disse à Agência Lusa o governador civil, adiantando que o valor do contrato ronda os 830 mil euros.

Jorge Andrew revelou que está a decorrer «outro processo aquisitivo para a compra de 28 motociclos, também para a GNR e a PSP, devendo a sua adjudicação estar concluída em meados de Outubro». Diário Digital / Lusa

Portugal tem meios suficientes para assegurar missões militares

O director de Obtenção de Recursos Humanos do Exército Português assegurou hoje que o país tem capacidade para responder às missões militares em que está envolvido, apesar da anunciada redução de efectivos no âmbito da reestruturação das Forças Armadas.

"Estes acertos não vão mexer na capacidade das Forças Armadas em responder às solicitações que lhe são postas nem às missões que lhe são dirigidas, e que continuarão a ser cumpridas eficazmente", disse à Lusa o Major-General Jorge de Jesus dos Santos.

O director de Obtenção de Recursos Humanos do Exército Português reagiu assim às preocupações manifestadas pelas associações militares que têm alertado para eventuais dificuldades no cumprimento das missões devido à falta de efectivos.(Lusa)

Força Aérea no Portugal Air Show

Realiza-se entre os dias 18 e 20 de Setembro, no aeródromo de Évora, um dos maiores eventos aeronáuticos da Península Ibérica, denominado Portugal Air Show.

Este festival aéreo, da iniciativa da Câmara Municipal de Évora, é organizado pela "Aeropress" e conta com a participação da Força Aérea Portuguesa no ar e no chão.

Assim, os milhares de visitantes que são esperados em Évora poderão ver:Demonstrações de cães militares da Força Aérea;Exibição da Banda da Força Aérea;Exposição estática de uma aeronave de combate F16;Exposição estática de uma viatura de combate a incêndios em aeronaves da Força Aérea;Vários stands demonstrativos das actividades da Força Aérea;Passagens aéreas de aeronaves F16; Demonstração de acrobacia
da patrulha "Rotores de Portugal"; Patrulha acrobática da Força Aérea Espanhola "Aquila";Outras demonstrações de aeronaves civis e militares, balões de ar quente e aeromodelismo. (Força Aérea)

Força Aérea participa no 3º Simulacro de Salvamento Marítimo

A Força Aérea Portuguesa participará, no próximo dia 19 de Setembro, no 3º Simulacro de Salvamento Marítimo da "Associação Pro Maior Segurança dos Homens do Mar" (APMSHM).

A iniciativa terá lugar em Vila do Conde e Póvoa de Varzim e a Força Aérea estará presente com um helicóptero ALOUETTE III, esperando colaborar com a APMSHM "no treino das autoridades marítimas locais, bem como na sensibilização da comunidade piscatória", objectivos principais da Associação para este Simulacro. (Força Aérea)

17 de setembro de 2009

Entrevista com o Comandante da Base Aérea n.º 4

Luís António Ruívo, Comandante da Base Aérea n.º 4, em entrevista ao Azores Digital, falou da importância da Força Aérea Portuguesa nas Lajes e nos Açores, nomeadamente na Busca e Salvamento, quer no mar, quer em terra.Na entrevista dada a este OCS, o Coronel Piloto-aviador Luís Ruívo, descreve uma perigosa missão levada a cabo em Abril de 2003 ao largo ao largo da ilha do Pico.Fala dos meios de Busca e Salvamento nos Açores, da imensa área geográfica que o Centro Coordenador de Busca e Salvamento das Lajes tem a seu cargo.

Azores Digital: "Nós Outros, Cuja Fama tanto Voa", verso camoniano e divisa existente no escudo heráldico da Base Aérea n.º 4, espelha o valoroso serviço que a Força Aérea Portuguesa tem vindo a prestar ao longo de mais seis décadas nos Açores. Qual é a missão principal da Força Área na Região?

A Missão principal da Força Aérea na Região Autónoma dos Açores é a execução da actividade aérea associada às directivas e aos planos superiormente aprovados, para a sua área de responsabilidade.
Neste enquadramento, a Força Aérea executa missões de interesse público, designadamente de Busca e Salvamento, no âmbito do Sistema Nacional para a Busca e Salvamento Aéreo, evacuações sanitárias inter-ilhas e apoio às populações em situações de catástrofes naturais, de um modo supletivo e coordenado com a Protecção Civil.
A Força Aérea, detém no seu dispositivo de forças, para os Açores, o Comando Aéreo dos Açores e na sua dependência a Base Aérea n.º 4, a qual tem tido, e continuará a ter, uma importância estratégica para as Forças Armadas Americanas ao servir de ponto de apoio no meio do Oceano Atlântico às aeronaves que têm vindo a participar em operações militares.
Ponho em evidência o apoio prestado ao elevado número de aeronaves civis que utilizam a Base Aérea n.º 4, como aeródromo alternante, em situações de emergência médica ou falhas mecânicas. Em 2008 foram registadas 48 situações.
Porventura menos conhecido será que a Base Aérea n.º 4 constitui um aeródromo alternante ao vaivém espacial da NASA. De facto, sempre que acontece um lançamento, estamos prontos para receber esta nave, se porventura algo se passar menos bem à descolagem, e a NASA optar pela aterragem nas Lajes.
Noutro âmbito, gostaria de referir que o Centro de Meteorologia da Base Aérea n.º 4 lança diariamente um balão a fim de recolher dados atmosféricos em altitude, que são enviados para o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, e que servem para validar os modelos matemáticos de previsão meteorológicos. Este lançamento só é realizado em três locais, Base Aérea n.º 4, um local na Madeira e outro no Continente.

Azores Digital: Propriamente, o que é o Centro Coordenador de Busca e Salvamento das Lajes? Qual é a área geográfica que patrulha?

O Centro Coordenador de Busca e Salvamento das Lajes é um órgão de controlo táctico dos meios aéreos envolvidos em acções de Busca e Salvamento na Região de Informação de Voo de Santa Maria. Deste modo, o Centro coordena e controla as acções de Busca e Salvamento a aviões em emergência ou acidentados, dentro da área de responsabilidade, coopera com o Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada em missões de Busca e Salvamento a navios. O Centro coopera, também, com os Centros que possuem áreas adjacentes e.g. Cabo Verde, Canárias, Nova Iorque, quando for solicitado, a fim de recuperar os sobreviventes nas melhores condições e o mais rapidamente possível.
O Centro Coordenador de Busca e Salvamento das Lajes é responsável por uma imensa área atlântica, cerca de 5 milhões de km quadrados de oceano, o que representa 52 vezes o Território Continental Português.

Azores Digital: Após a entrada de um determinado pedido de socorro, por exemplo, de uma embarcação em perigo de afundamento ao largo dos Açores, como é que decorrem os preparativos de Busca e Salvamento ("SAR -Search and Rescue"), para essa missão?

Após a recepção de um pedido de socorro no Centro de Busca e Salvamento das Lajes, iniciam-se os preparativos para a Missão, que constam essencialmente na identificação das coordenadas geográficas em que se encontra a embarcação, distância à Base, número de náufragos, tamanho, mastros e obstáculos. As nossas tripulações, que se encontram em prontidão de 30 minutos, iniciam o planeamento do voo e ultimam os preparativos da aeronave. Toda a tripulação participa! Se a distância ao local do naufrágio for para além dos 150 km da Base ou um ponto de aterragem é também activado o Aviocar que faz a busca da embarcação e o acompanhamento do helicóptero por razões de segurança.

Azores Digital: Para cada missão, seja de evacuação terrestre, seja de Busca e Salvamento no mar, seja de apoio logístico, existem diferentes procedimentos?

A busca e salvamento é uma capacidade militar essencial dado que permite, em caso de acidente, resgatar e transportar para local seguro, de uma forma expedita, as tripulações das aeronaves que operam, especialmente em ambiente marítimo, elevando assim o seu moral. O Treino, a Doutrina, o Material, o Pessoal e a Organização, elementos que caracterizam esta, e qualquer capacidade militar, mantêm-se independentemente da missão de salvamento ocorrer em terra ou no mar. Todavia, missões com características diferentes, como são no caso das missões de apoio logístico, transporte de Pessoal, os procedimentos variam. Enquanto que no apoio logístico e no transporte de Pessoal a tripulação pode ser constituída por 2 pilotos e um mecânico de voo, nos salvamentos a tripulação é constituída por 5 elementos, que para além dos indicados, inclui um operador de guincho e um recuperador salvador. Os princípios e as técnicas de pilotagem, essas não variam, seja qual for a Missão.

Azores Digital: No filme "O Guardião", película centrada em dois nadadores salvadores da Guarda Costeira América que, embora fantasiada, descreve de alguma forma, as dificuldades e os perigos das missões de busca e salvamento preconizadas no mar, pode descrever uma missão de Busca e Salvamento levada a efeito pela Força Área Portuguesa, por exemplo ao largo dos Açores?

Em 12 de Abril de 2003, o arquipélago estava sob a influência de uma baixa pressão, com ventos de 120 km por hora e ondas de 12 metros. Um iate, que se dirigia da ilha Martinica para a Europa, com três pessoas a bordo, encontrava-se com o mastro partido e à deriva ao largo da ilha do Pico. Quando as condições meteorológicas, essencialmente a intensidade do vento, atingiu o valor que permite ao Puma por os motores em marcha, cerca de 80 km por hora, deu-se início à missão. Desta vez o Puma partiu só, dado que o vento estava para além do limite permitido para descolagem do Aviocar, sublinha-se que todos os aeroportos estavam encerrados. Chegados ao local, provável, do naufrágio, e ao fim de cerca de 25 minutos, foi possível reconhecer, a silhueta da embarcação à deriva, entre as vagas que a engoliam. Iniciou-se o salvamento. Após 3 tentativas e devido ao mar alteroso e aos obstáculos do iate, foi reconhecido que para realizar a recuperação tinham os náufragos saltar para o mar e daí serem resgatados.
Assim se procedeu. Todavia, durante o segundo içamento, o recuperador salvador, magoou-se, fortemente, impedindo de efectuar o último salvamento. Não havendo forma de comunicar com o terceiro náufrago, este sem ter conhecimento que não podia ser ajudado na recuperação, saltou para o mar. Nestas situações só a grande disciplina de tripulação e o treino duro e aturado, cumprido com determinação, permite reagir. Assim, foi realizado uma nova descida do guincho, desta vez sem recuperador salvador. Deus quis que tudo corresse bem e que à primeira tentativa se resgatasse mais uma vida. Restava o regresso à Base após 4 horas e trinta de voo e o doce sabor do Dever cumprido. Bem hajam.

Azores Digital: Quando uma aeronave regressa à base, após uma missão por vezes difícil, o que sente, tendo em conta que é Comandante da Base Área e tendo também em conta que é piloto de helicópteros e conhece tão bem os céus açorianos?

De facto foi nesta Ilha Terceira de Jesus Cristo que tive o privilégio de crescer como aviador militar operacional, em helicóptero Puma, na muito nobre arte da busca e salvamento, o que me permitiu realizar muitas horas de voo e ganhar muita experiência.Hoje, dado que desempenho funções como comandante, o tempo que me resta para voar é muito limitado, todavia é com muito agrado e alguma emoção que acompanho o planeamento e celebro o regresso das tripulações, especialmente quando as missões decorrem muito longe, é importante referir que temos feito evacuações a navios que se encontram a cerca de 400 km para Oeste das Flores i.e. 800 km da Base, e a várias horas de voo.

Azores Digital: Futuramente, a missão da Força Aérea vai continuar a ser uma mais valia para as populações açorianas?

Sim, sem dúvida. No ano de 2008 foram realizadas 118 missões operacionais e transportados 153 doentes nos céus dos Açores, números que revelam que continuamos, com determinação, a voar rumo à causa que orgulhosamente abraçamos, Servir.Estou certo que a Missão da Força Aérea continuará a ser uma mais valia para as populações Açorianas fazendo jus ao lema “Para Que Outros Vivam”.

Fonte: Jornal da Praia

Portugal Air Show 2009

De 18 a 20 de Setembro decorre a 7ª edição do Portugal Air Show 2009, no Aeródromo Municipal de Évora.

A bienal aeronáutica levanta voo em Évora para três dias de festival aéreo em que se conta pela primeira vez, com a apresentação de várias aeronaves em Portugal, como o P51 Mustang da segunda guerra mundial.

O Portugal Air Show 2009 é o maior evento aeronáutico da Península Ibérica, reunindo as principais empresas e entidades do sector aeronáutico nacional e internacional, nas suas diversas vertentes.

O certame conta com exibições estáticas e dinâmicas de aeronaves, com destaque para a Força Aérea Portuguesa, que leva até ao Portugal Air Show 2009, os fantásticos Asas de Portugal, além dos Rotores de Portugal, F 16, aeronave DO 27 do Museu do Ar.

O Portugal Air Show 2009 conta também com o apoio da Marinha através do helicóptero Lynx MK 95.

Os visitantes têm ainda a possibilidade de assistir a exposições, demonstrações de aeromodelismo, participar em actividades radicais, experimentar um dos simuladores de voo ou realizar baptismos de voo.(Expresso)

N.R.P. Sagres recebe Prémio Defesa Nacional e Ambiente

O N.R.P. Sagres recebeu ontem, dia 16 de Setembro, no Forte de São Julião da Barra, o Prémio Defesa Nacional e Ambiente que, criado em 1993, através de um despacho conjunto dos Ministérios da Defesa Nacional e do Ambiente e Recursos Naturais, visa premiar as boas práticas ambientais das Forças Armadas Portuguesas.(Marinha Portuguesa)

As propostas do PSD para a Defesa Nacional (Legislativas 2009)

Conferiremos à defesa nacional a relevância política que merece e que nos últimos anos lhe foi retirada, entendendo-a como missão transversal a várias políticas, pelo contributo que deve dar para a realização do interesse estratégico de Portugal.

Valorizaremos a condição militar e a especificidade das suas carreiras face à da generalidade dos servidores públicos.

Manteremos e aprofundaremos a condição de Portugal e das suas Forças Armadas como um dos principais contribuintes activos para missões internacionais de promoção da paz e de carácter humanitário.

Reconheceremos a dívida nacional para com aqueles que combateram pelo País, dando prioridade a uma política de afectação de recursos para apoio social, respondendo em especial às necessidades e carências dos ex-combatentes e dos deficientes das Forças Armadas. Apoiaremos igualmente todas as iniciativas para honrar os militares portugueses mortos em combate, em particular a trasladação dos seus corpos e uma sepultura digna.

Contribuiremos para a construção e operacionalização da Política Europeia de Segurança e Defesa (PESD) da UE,bem como de adicionais iniciativas comunitárias como a Agência Europeia de Defesa, e preparando as Forças Armadas portuguesas para integrarem as missões exteriores da UE.
Defenderemos intransigentemente a aposta simultânea no aprofundamento da NATO e no avanço do projecto de defesa europeia.
Defenderemos a continuação do alargamento da NATO à Europa de Leste e aos Balcãs, e o aumento dos contingentes europeus nas operações da Aliança Atlântica.
Promoveremos o papel económico das indústrias de defesa nacional, incluindo designadamente a área das novas tecnologias (por exemplo nas nanotecnologias, no software, na simulação e na construção naval). (Partido Social Democrata)