21 de abril de 2010

Exercício de Combate à Poluição “Olhão 2010”

A Marinha - Autoridade Marítima Nacional vai realizar amanhã, dia 22 de Abril de 2010, um exercício de combate à Poluição do mar por Hidrocarbonetos a decorrer no porto de pesca de Olhão entre as 09h30 e as 12h00.

Este exercício será conduzido pela Autoridade Marítima Regional, através do Departamento Marítimo do Sul, e tem como objectivo o treino e avaliação do desempenho das equipas de intervenção do Departamento Marítimo do Sul e da Capitania do Porto de Portimão.

O cenário a criar pretende simular a resposta a um derrame acidental como resultado da colisão entre um navio de pesca de arrasto de grandes dimensões com outro navio atracado. No momento desta ocorrência com o estofo da preia-mar, a urgência da contenção é fundamental para reter a mancha do hidrocarboneto médio no interior do porto evitando o seu espalhamento na ria formosa com a maré vazante. Em resposta ao acidente, é accionado o dispositivo do Plano Mar Limpo – Plano de acção de operação de combate à poluição no mar e na costa (definido em resolução do conselho de ministros nº25/93 de 15 de Abril), de acordo com o programa provisório em anexo.

Por forma a minimizar os danos ambientais no interior do porto de Olhão, serão colocadas barreiras para contenção do derrame em dois pontos opostos do porto de pesca: um no cais das lanchas da Marinha e outro no cais do reabastecimento, com dois tipos recuperadores e todo o sistema de trasfega do hidrocarboneto recolhido

De referir que já em 2009 ocorreram duas situações reais com embarcações de pequeno porte, nomeadamente o iate “CLAIRE DYC” no rio Guadiana em 3 de Fevereiro e o iate “ZIMBRO” na marina de Olhão em 18 de Abril, em que foi empenhado com sucesso o serviço de Combate à Poluição por Hidrocarbonetos no Mar do Departamento Marítimo do Sul.(Marinha Portuguesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.