28 de abril de 2010

Exército Português vai ter a missão de defender o espaço aéreo durante a vista de Bento XVI a Portugal


O Exército Português tem a missão de defender o espaço aéreo durante a vista de Bento XVI a Portugal. Um eventual ataque lançado dos céus em Fátima contra o Santo Padre terá a resposta dos mísseis MIM-72.

O sistema ‘Chaparral’ será instalado em zonas estratégicas em redor do Santuário. Já o espaço aéreo próximo do Terreiro do Paço, em Lisboa, será protegido pelos sistemas mar-ar das fragatas da Marinha. O CM sabe que, no âmbito do plano de segurança, estão a ser preparados todos os meios de defesa para eventuais situações de alto risco, como atentados terroristas e ameaças aéreas. O Regimento de Artilharia Anti-Aérea nº 1 foi esta semana chamado à missão de protecção do Papa e defendeu a instalação de baterias de mísseis em áreas mais vulneráveis. Está ainda a estudar os locais onde poderá montar todo o sistema norte-americano ‘Chaparral’: criado nos anos 60 e ao serviço do exército português desde 1990, década em que deixou de ser usado nos EUA.

O ‘Chaparral’ utiliza mísseis autoguiados MIM-72 e está equipado com sistema de visão nocturna de infravermelhos. Para a sua operacionalidade conta com torres de radar que detectam qualquer ameaça numa área de cerca de 25 km2, em baixa e muito baixa altitude. Na prática, assim que é detectado um aparelho considerado suspeito, o sistema entra em posição de lançamento em cerca de dois minutos. Cada bateria está equipada com quatro mísseis. (CM)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.