29 de abril de 2010

Força Aérea vai transportar o Papa Bento XVI

Bento XVI vai ser transportado em Portugal nos helicópteros da Força Aérea Portuguesa (FAP), os Agusta-Westland EH-101 Merlin. Têm capacidade para 30 passageiros e estão equipados com radares anti-míssil e de protecção electrónica. A Força Aérea disponibilizou, para já, três destes 'helis', que vão levar o Papa nas viagens a Fátima e ao Porto: um, com mais 12 pessoas, transportará o Sumo Pontífice, os outros, levarão cada um 18 pessoas do séquito oficial. Por razões de segurança, o Papa será sempre o primeiro a descolar e o último a aterrar.

O DN apurou que o empenho da Força Aérea nesta missão é tão forte que vai até colocar bandeiras do Vaticano nos aparelhos. Será também a FAP a 'receber' no céu o avião do Bento XVI, com uma escolta dos seus caças F16, quando este entrar e até sair do espaço aéreo português. Outros dois 'helis', mais pequenos, os Allouette, serão utilizados na protecção da zona de exclusão aérea criada sobre as áreas onde Bento XVI se encontrar.

Embora a totalidade dos meios a empenhar ainda não esteja definida, fonte oficial do Estado- -Maior das Forças Armadas avançou que pelo menos o Creoula estará no Tejo quando se realizar a missa no Terreiro do Paço. Embora a sua função seja "decorativa", o porta-voz do EMFA garantiu que, a qualquer momento, podem ser accionados os seus equipamentos de defesa. O Exército, por sua vez, pode contribuir com uma bateria antiaérea da Brigada Mecanizada, a ser colocada em Fátima, para a protecção do espaço aéreo. No entanto, o gabinete coordenador da Segurança ainda não formalizou o pedido.(DN)

1 comentário:

  1. Ou muito me engano, ou a gente que "usa aventais fora da cozinha" vai ter um amargo de boca. O Papa prepara-se para ter "comício" cheio e a rebentar pelas costuras. Os do "centenário" andam cheios de azar: crise económica, desastre político, povo que não comemora coisa alguma, os académicos que colocam a "república" no seu devido lugar da História, a Bandeira que vai subindo nos mastros abandonados..., enfim, EXCELENTE!

    ResponderEliminar

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.