20 de abril de 2010

PSP comemora 127º aniversário do Comando de Vila Real‏

Na próxima quarta, dia 21 de Abril, vai comemorar-se o 127º Aniversário do Comando Distrital de Vila Real da Polícia de Segurança Pública (PSP), cujas cerimónias formais terão lugar nos claustros do Governo Civil do Distrito de Vila Real, com início previsto para as 10.30h.

Data de 21 de Abril de 1883 a Ordem de Serviço nº 1 assinada pelo Primeiro Comissário de Polícia de Vila Real, Francisco Alberto Pereira Cabral, simultaneamente Administrador do Concelho. Em Fevereiro de 1930 é feito convite às praças para fazerem parte do Posto de Polícia que seria instalado em Chaves, com uma gratificação mensal de 75$00, que seria paga pela respectiva Câmara Municipal.

Em Agosto de 1936, marcharam em diligência para a cidade de Chaves os primeiros agentes a fim de ali constituírem um Posto de 2ª Classe. No ano de 1946, é criada a Secção Policial de Chaves, sendo o seu primeiro Comandante o Tenente Eurico Augusto da Silva.

Muito embora toda a documentação existente demonstre que já existia em Vila Real, àquela data, uma força de Polícia Cívica criada no reinado do rei D. Luís, só com a citada Ordem de Serviço é possível descortinar na Polícia de Vila Real um Comando e Direcção locais, de que o actual Comando da Polícia da PSP é o legitimo herdeiro.(Fonte)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.