16 de novembro de 2010

Sismo de 1755 vai ser simulado

Assim que o simulador for accionado, os efeitos do sismo de magnitude 8.75 na Escala de Richter, seguido de tsunami, (igual ao de 1755), começam a ser sentidos em todo o Algarve. Os cenários de catástrofe recriados vão servir de base a um megaexercício, no dia 29, que vai envolver estruturas de socorro e Protecção Civil a nível municipal e distrital.

O teste de âmbito CPX, ou seja, realizado em salas de operações, vai avaliar as coordenadas do novo Plano de Risco Sísmico do Algarve.

De acordo com dados prévios, um sismo igual ao de 1755 causaria nos dias de hoje, no Algarve, cerca de três mil mortos e 27 mil desalojados. O tsunami provocaria uma onda de vinte metros de altura.

Com estes dados, as autoridades querem agilizar o nível de prontidão e a capacidade de mobilização de meios das entidades envolvidas nas operações de resgate e emergência . "O simulador vai revelar o grau de destruição do sismo, que servirá para testar a reacção a nível de direcção, coordenação e comando de operações", explicou ao CM Vaz Pinto, comandante operacional distrital.

Todas as estruturas de socorro e Protecção Civil municipais vão participar, assim como INEM e hospitais. Em 2011, segundo o mesmo responsável, "será realizado um exercício LIVEX, em que poderão vir a estar envolvidos no terreno meios internacionais". (CM)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.