1 de junho de 2011

UNIFIL- Actividade Opreracional (Blue Line)

Durante a sua permanência no Líbano (Dez 2010 - Jun 2011), a Unidade de Engenharia Nº9 (UnEng9) tem desenvolvido inúmeras atividades das quais se destaca a colocação de mais 8 marcos (Blue Line Barrels) ao longo da Blue Line, que separa o Norte de Israel do Sul do Líbano, onde se insere a Área de Operações da UNIFIL. Não existindo fronteira reconhecida pelos dois países, a Blue Line é a linha que materializa a retirada das forças israelitas de território libanês em 2000, razão pela qual a sua demarcação constitui uma das principais prioridades para a UNIFIL.

O acesso ao local dos trabalhos fez-se pelo lado libanês, através de passagens abertas através dos campos de minas existentes. Este trabalho foi concluído com êxito, devido a uma boa cooperação e coordenação entre a UNIFIL, as Lebanese Armed Forces (LAF) e as Israeli Defense Forces (IDF), sendo a unidade portuguesa a única unidade de engenharia da UNIFIL autorizada pelas duas partes em conflito a atravessar a Blue Line, para poder executar os trabalhos a partir do lado israelita.

Durante este período a UnEng9 concretizou diversas atividades CIMIC, umas a pedido da UNIFIL, através do programa QIP, e outras de cariz e financiamento nacional. Estas ações permitiram a reparação de um caminho rural cujo mau estado impedia as populações de aceder aos campos de cultivo, a construção de duas estradas para acesso a terrenos agrícolas e de uma plataforma para construção de uma infra-estrutura desportiva numa escola pública.

Ainda no âmbito destas actividades salienta-se o apoio médico-sanitário às populações locais, muito carecidas deste tipo de cuidados, sobretudo para os mais idosos, que não dispõem de infra-estruturas de apoio adequadas. (EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.