30 de agosto de 2011

Blogosfera - Blogues em destaque !

Os blogues "Templar Squadron", "Arsenal Real" e o "Atirador", entram directamente para a coluna de blogues/sítios em destaque no "Defesa Nacional".

Visita do Ministro da Defesa Nacional ao NRP Vasco da Gama, por ocasião da chegada do navio da Operação “ATALANTA”

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, visitou o NRP "Vasco da Gama", por ocasião da chegada do navio da Somália, no dia 27 de Agosto.

O Ministro da Defesa Nacional embarcou numa lancha que o transportou ao NRP "Vasco da Gama" onde proferiu uma alocução à guarnição do navio. Assistiu ao briefing de missão “Comando Português da EUNAVFOR na Operação ATALANTA”, visitou o convés de voo, o Centro de Operações e a Ponte desta unidade naval. O Ministro da Defesa Nacional desembarcou na Base Naval de Lisboa, no Alfeite. (MDN)

29 de agosto de 2011

Restrições orçamentais criam dificuldades nas escolas militares

A Academia Militar, a Escola Naval e a Academia da Força Aérea ainda desconhecem quantos alunos iniciam o primeiro ano dos cursos de formação de oficiais. Em causa está um despacho dos Ministérios da Defesa Nacional e das Finanças que estabeleça o número de vagas, e que ainda não foi publicado, como conta o jornalista da Antena Ilídio Trindade. (RTP)

27 de agosto de 2011

NRP Vasco da Gama regressa a Lisboa

Regressou hoje a Lisboa a Fragata "Vasco da Gama" que, desde o dia 13 de Abril de 2011, esteve integrada na Força Naval da União Europeia (EUNAVFOR), no âmbito do apoio à política externa do estado português.

Durante o período em que integrou a EUNAFOR a fragata teve a bordo o Comandante da Operação Atalanta, Comodoro Silvestre Correia. Esta missão da força naval da UE tem como pricipais objectivos proteger os navios do Programa Alimentar Mundial (WFP) que transportam ajuda humanitária ao povo da Somália e os navios de apoio logístico à força de manutenção de paz na Somália da União Africana (AMISOM), bem como o combate à pirataria no Oceano Indico Ocidental.
A participação da "Vasco da Gama" teve a duração de 4 meses, contabilizando 87 dias no mar, durante os quais executou diversas tarefas onde se destacam as escoltas a um navio da AMISOM, patrulhas no Corredor de Transito Internacional Recomendado (IRTC) no Golfo de Aden e missões de reconhecimento e recolha de informações ao longo da costa da Somália.

A "Vasco da Gama" integrou a EUNAVFOR num período em que o fenómeno meteorológico da monção de Sudoeste (vento forte e ondulação) ainda não se fazia sentir, pelo que os actos de pirataria eram intensos contra navios mercantes em todo o Oceano Indico Ocidental. Das tarefas efectuadas destacam-se, entre outras, duas acções de disrupção a embarcações piratas, uma "Dhow" na costa da Somália e uma "Skiff" no IRTC, com captura de armas, munições, motores fora-de-borda e combustível, tendo sido ainda realizadas 7 acções de abordagem a navios suspeitos.

No capítulo da protecção e vigilância do trafego internacional maritimo, foram efectuadas diversas acções de aconselhamento das melhores práticas (BMP) a cumprir pelos navios mercantes, assim como uma vigilância permanente nas áreas atribuídas, a saber:

- 2 escoltas efectuadas a um navio da AMISOM de Mombaça a Mogadishu, e regresso a Mombaça, que coincidiu com a centésima escolta da EUNAVFOR a navios da AMISOM;

- 43 dias de vigilância e patrulha no IRTC no Golfo de Aden;

- 261 navios mercantes contactados no mar relativamente ao aconselhamento e uso das BMP;

- 19 visitas a navios mercantes no portos, com o intuito de verificar e aconselhar o uso de BMP.


No capítulo das missões de patrulha, vigilância, reconhecimento e recolha de informações destaca-se o seguinte:

- 17 dias de acções recolha de informações nos campos e fundeadouros piratas na costa Norte e Leste da Somalia;


- 19 dias de acções de patrulha e vigilância em mar aberto (Mar Arábico e Bacia da Somália);

- 144 horas de vôo do helicoptero orgânico, envolvido nas diversas acções de patrulha e vigilância, reconhecimento e recolha de informações, bem como nas acções de disrupção e abordagem.

O saldo destes 122 dias de operação é muito positivo, tendo a "Vasco da Gama" contribuido para a ajuda humanitária aos cerca de 2 milhões de desalojados Somali, tal como para o combate à pirataria na região, obtendo-se um feito único na Operação Atalanta pelo facto de não ter sido pirateado nenhum navio nos últimos três meses, o que acontece pela primeira vez desde o início da operação em 2008.

Reflexo disso, foi o texto recebido do Contra-almirante Duncan Potts, Comandante do Quartel-General da Operação Atalanta, que aqui se resume:

"tenham orgulho no vosso brilhante desempenho que tiveram ao liderar esta operação desde o inicio. Flexibilidade, Confiança e Iniciativa são sinónimos do vosso navio, estando permanentemente na linha da frente para enfrentar os novos e exigentes desafios colocados. A vossa flexibilidade e energia foram inspiradoras. Em nome dos 284.000 marinheiros que a bordo de 14.200 navios mercantes transitaram pela área de operações durante o vosso quarto, e dos milhares de somalis que continuam a receber preciosa ajuda humanitária, agradeço-vos por todo o vosso esforço. BZ.". (EMGFA)

26 de agosto de 2011

NRP Vasco da Gama regressa a Lisboa

Amanhã, regressa a Lisboa o NRP Vasco da Gama que esteve integrado, desde o dia 13 de Abril de 2011, na Força Naval da União Europeia (EUNAVFOR), com funções de navio-almirante do Comando da Operação Atalanta. Neste âmbito, irá a bordo o Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante José Saldanha Lopes.


A Operação Atalanta tem como missão proteger os navios do Programa Alimentar Mundial (WFP) que transportam ajuda humanitária ao povo da Somália e os navios de apoio logístico à força de manutenção de paz na Somália da União Africana (AMISOM), bem como o combate à pirataria no Oceano Indico Ocidental.
A participação da Vasco da Gama nesta missão teve a duração de 4 meses, contabilizando 87 dias no mar, durante os quais executou diversas tarefas onde se destacam as escoltas a um navio da AMISOM, patrulhas no Corredor de Trânsito Internacional Recomendado (IRTC) no Golfo de Aden e missões de reconhecimento e recolha de informações ao longo da costa da Somália.

A Vasco da Gama integrou a EUNAVFOR num período em que o fenómeno meteorológico da monção de Sudoeste (vento forte e ondulação) ainda não se fazia sentir, pelo que os actos de pirataria foram intensos contra navios mercantes em todo o Oceano Indico Ocidental. Das tarefas efectuadas pela Vasco da Gama destacam-se, entre outras, duas acções de disrupção a embarcações piratas, uma “Dhow” na costa da Somália e uma “Skiff” no IRTC, com captura de armas, munições, motores fora-de-borda e combustível, tendo sido ainda realizadas 7 acções de abordagem a navios suspeitos.

No capítulo da protecção e vigilância do tráfego internacional marítimo, foram efectuadas diversas acções de aconselhamento das melhores práticas (BMP) a cumprir pelos navios mercantes, assim como uma vigilância permanente nas áreas atribuídas, a saber:
- 2 escoltas efectuadas a um navio da AMISOM de Mombaça a Mogadishu, e regresso a Mombaça, que coincidiu com a centésima escolta da EUNAVFOR a navios da AMISOM;
- 43 dias de vigilância e patrulha no IRTC no Golfo de Aden;
- 261 navios mercantes contactados no mar relativamente ao aconselhamento e uso das BMP;
- 19 visitas a navios mercantes no portos, com o intuito de verificar e aconselhar o uso de BMP.

No capítulo das missões de patrulha, vigilância, reconhecimento e recolha de informações destaca-se o seguinte:
- 17 dias de acções recolha de informações nos campos e fundeadouros piratas na costa Norte e Leste da Somália;
- 19 dias de acções de patrulha e vigilância em mar aberto (Mar Arábico e Bacia da Somália);
- 144 horas de voo do helicóptero orgânico, envolvido nas diversas acções de patrulha e vigilância, reconhecimento e recolha de informações, bem como nas acções de disrupção e abordagem.

O saldo destes 122 dias de operação é positivo, contribuindo de forma significativa para a ajuda humanitária aos cerca de 2 milhões de desalojados Somalis, tal como para o combate à pirataria na região, obtendo-se um feito único na Operação Atalanta pelo facto de não ter sido pirateado nenhum navio nos últimos três meses, o que acontece pela primeira vez desde o início da operação em 2008.

Reflexo disso, foi o texto recebido do Contra-almirante Duncan Potts, Comandante do Quartel-General da Operação Atalanta : “tenham orgulho no vosso brilhante desempenho que tiveram ao liderar esta operação desde o início. Flexibilidade, Confiança e Iniciativa são sinónimos do vosso navio, estando permanentemente na linha da frente para enfrentar os novos e exigentes desafios colocados. A vossa flexibilidade e energia foram inspiradoras. Em nome dos 284.000 marinheiros que a bordo de 14.200 navios mercantes transitaram pela área de operações durante o vosso quarto, e dos milhares de somalis que continuam a receber preciosa ajuda humanitária, agradeço-vos por todo o vosso esforço. Well Done.” (M.G.P)

Visita do Ministro da Defesa Nacional ao NRP Vasco da Gama, por ocasião da chegada do navio da Operação “ATALANTA”

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, visita o NRP Vasco da Gama, por ocasião da chegada do navio da Somália, no dia 27 de Agosto, pelas 10h00. (MDN)

Eficiência e eficácia melhoram saídas do F-16AM MLU

Os sistemas de armas da Força Aérea têm características de elevada qualidade, como sejam a velocidade, a mobilidade, o alcance e a flexibilidade. São propriedades de meios exclusivos que têm por missão a defesa militar de Portugal, através de operações aéreas e de defesa do espaço aéreo nacional.

Um desses meios é a aeronave F-16AM MLU Fighting Falcon, operada pela Esquadra 201 "Falcões" e pela Esquadra 301 "Jaguares", que reúne todas essas qualidades e capacidades, essenciais para a execução de missões de Luta Aérea Defensiva, Operações de Apoio Aéreo Ofensivo, Luta Aérea Ofensiva, Interdição Aérea e Apoio Aéreo a Operações Marítimas. É a principal "arma de ataque" da Força Aérea, responsável pela segurança aérea do país, sendo também o seu representante máximo no complexo contexto geoestratégico e geopolítico da actualidade.

Para cumprir a sua Missão em território nacional, bem como para responder às crescentes exigências das missões NATO, a Força Aérea implementou um projecto que visa não só o aumento da capacidade de manutenção e operacionalidade desta aeronave, como também a maximização, rentabilização de processos de trabalho e redução de custos de sustentação.

Neste sentido, em Outubro de 2007, foram implementadas pela primeira vez novas metodologias de trabalho na Doca 4 (Base Aérea Nº5, Monte Real), das quais se destacam as Lean Techniques (quanto mais rápida a reparação de uma aeronave num determinado processo de trabalho, mais rápido esta poderá ser colocada no terreno para executar a sua missão), nas áreas de manutenção periódica do F-16, na cadeia de abastecimento e reparação de material da aeronave. A Base Aérea Nº5 prosseguiu este projecto em Janeiro de 2011 com o objectivo de melhorar e optimizar a geração de saídas do F-16, incluindo o treino, planeamento operacional e manutenção na linha da frente.

Para atingir estes objectivos foi efectuado, no início deste ano, o mapeamento da cadeia de valor destes processos, tendo sido identificadas boas oportunidades de melhoria em aspectos relacionados com: a elevada dispersão das aeronaves; a sazonalidade das saídas; alterações ao planeamento; duração da preparação das aeronaves pelos CrewChiefs e Loaders; duração e forma da qualificação de pilotos e mecânicos.

A implementação e execução de novos procedimentos nestes processos confirmou os objectivos de: redução do tempo efectivo de preparação das aeronaves em 15%; redução em 50% do tempo total de qualificação de pilotos e mecânicos, bem, como o número de instrutores; eliminação dos cancelamentos de saídas; redução do número de alterações de aeronaves atribuídas para as saídas em 50%.

Foi ainda criada uma situação futura de acordo com os princípios do Lean Thinking (cultura de produção e melhoria contínua), em que se identificaram várias melhorias das quais se destacam a necessidade de criação de uma equipa de reparações rápidas (menos de 6 horas de reparação), a redefinição da equipa e processo de Launch/EOR, a centralização do planeamento e controlo da execução das saídas, e relocalização do equipamento de apoio segundo a optimização do "layout" da BA5.

Nesta área, o trabalho prosseguiu até Maio, altura em que se realizou um evento "2P - Process Preparation" que teve como objectivos criar um plano de implementação mais detalhado para o novo processo de geração de saídas, avaliar o layout futuro da BA5 e detalhar os procedimentos das futuras equipas.

Paralelamente a este evento, foram efectuados trabalhos de melhoria rápida na cadeia de abastecimento e reparação de material do F-16, para tornar operativas todas as caixas dispensadoras de material no hangar da manutenção, com vista a estabelecer níveis mínimos de reaprovisionamento no armazém principal, na linha da frente e armamento.

Este projecto de melhoria da geração de saídas do F-16, delineado num plano de acção com seis eventos de melhoria rápida (metodologia de 7 semanas por evento) a executar até ao final do ano, permite e irá tornar as operações aéreas, de manutenção e de abastecimento de material, mais eficientes e eficazes, através do enfoque na criação de valor, eliminação do desperdício, redução de custos e melhoria contínua. (FAP)

Encontro do Ministro da Defesa Nacional com o Ministro da Defesa e dos Combatentes da Liberdade da Pátria da Guiné-Bissau

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, encontrou-se hoje, 26 de Agosto, no seu Gabinete, com o Ministro da Defesa e dos Combatentes da Liberdade da Pátria da Guiné-Bissau, Ocante da Silva. (MDN)

Incêndios - Fuzileiros reforçam dispositivo na Serra da Arrábida

Na sequência do incêndio ocorrido na Serra da Arrábida, na tarde do dia 24, o Corpo de Fuzileiros apoiou o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal, dirigindo o esforço de vigilância e controlo para possíveis focos de reacendimento. Assim, foi reforçado o dispositivo, permitindo aumentar o número de patrulhas e a sua permanência nas áreas de maior risco.

O Corpo de Fuzileiros está a efectuar o patrulhamento e vigilância do Parque Natural da Serra da Arrábida, da Mata da Machada e da Mata dos Medos, até ao dia 30 de Setembro, numa missão de apoio à Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e desenvolvida em estreita colaboração com o Centro Distrital de Operações de Socorro de Setúbal.

Desde o início do patrulhamento os Fuzileiros já efectuaram 111 Patrulhas à Mata da Machada e 112 na Mata dos Medos, realizaram dois treinos operacionais e estão previstos mais dois em Agosto. (MGP)

22 de agosto de 2011

Marinha associa-se às Jornadas Europeias do Património 2011

A Marinha associa-se às celebrações das Jornadas Europeias do Património 2011, enquadradas no tema “Património e Paisagem Urbana”, que se realizam em Portugal nos dias 24, 25 e 26 de Setembro, com visitas guiadas e palestras a decorrerem no Museu de Marinha, Fragata D. Fernando II e Glória, Aquário Vasco da Gama e Instalações Centrais de Marinha.

As Jornadas Europeias do Património, iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia, têm como principal objectivo sensibilizar a população para a importância da protecção e da valorização do Património, em Portugal a coordenação das jornadas está a cargo do IGESPAR.

Todas estas actividades estão sujeitas a inscrição prévia ! (MGP)

21 de agosto de 2011

NRP D. Francisco de Almeida - largada para a Somália (Vídeo)


Primeiro Patrulha da classe Viana do Castelo já leva 500 horas de navegação e ultrapassou as expectativas

O NRP Viana do Castelo, o primeiro navio-patrulha construído nos estaleiros daquela cidade para a Marinha, soma 500 horas de navegação em duas missões operacionais e "ultrapassou as expectativas", disse hoje à Lusa o seu comandante.

"Em alguns aspetos, este navio até ultrapassou as expectativas iniciais. Tem muito potencial, um bom comportamento no mar. É um navio muito bom mesmo", garantiu o comandante do patrulha.

O capitão-de-fragata César Manuel Pires Correia, que lidera uma tripulação de 38 elementos, admite "orgulho" pelo novo navio, entregue em abril deste ano, pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, à Marinha. (Lusa/EPA)

16 de agosto de 2011

Portugal termina comando da ATALANTA

Teve lugar no passado dia 13 de Agosto a bordo do NRP VASCO DA GAMA a cerimónia de entrega de comando da Operação da ATALANTA, no porto do Djibouti. O Comodoro Silvestre Correia passou a responsabilidade de Comandante da Força Naval da UE (TF 465) ao Conta-Almirante Thomas Jugel, da marinha Alemã.

A Cerimónia que decorreu no convés de voo do NRP Vasco da Gama, na presença de convidados militares e civis foi presidida pelo Contra-Almirante Christian Canova, da Marinha Francesa, actualmente o Deputy Commander da EU NAVFOR em Northwood.

No seu ultimo discurso o Comodoro Silvestre Correia destacou o sucesso da missão, afirmando que esta foi capaz de reduzir os indices de pirataria na área de operações e dar protecção a todos os navios da World Food Programme (WFP) que chegaram incolumes ao seu destino.

O Contra-Almirante Canova enfantizou os notáveis resultados obtidos nos últimos meses e congratulou o Comodoro Correia. O Contra-Almirante disse que tem sido uma missão dificil mas recompensadora e dirigindo-se ao novo Comandante, Contra-Almirante Jugel, garantiu-lhe seu absoluto apoio.

Fonte: EMGFA

14 de agosto de 2011

Presença do Ministro da Defesa Nacional no Dia da Arma de Infantaria

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, presidiu às Cerimónias Comemorativas do Dia da Arma de Infantaria e da sua Escola Prática, no dia 14 de Agosto, pelas 10h00. O programa incluiu uma Cerimónia Militar no Terreiro D. João V (em frente ao Palácio Nacional) e a inauguração de uma exposição no Museu da unidade, intitulada “EPI – Escola no caminho da modernização ao nível das Pessoas, dos Processos, da Tecnologia e da Formação”. (MDN)

21 de Agosto - Render Solene da Guarda ao Palácio de Belém

A Guarda Nacional Republicana promove, ao terceiro domingo de cada mês, pelas 11:00 horas, no exterior do Palácio Nacional de Belém, a cerimónia de Rendição Solene da Guarda.

Pela já longa tradição, a cerimónia realizada pela Unidade de Segurança e Honras de Estado (USHE) já entrou no roteiro turístico da cidade de Lisboa, tendo como significado a rendição simbólica do efectivo da Guarda responsável pela segurança do Palácio. Da sequência de acções destacam-se momentos como o cumprimento das duas Forças (a Guarda rendida passa em frente à que assume o serviço e cumprimenta com olhar à direita), a saudação entre comandantes de ambas as forças (simbólica passagem de testemunho), a escolta ao "Santo e Senha" e o "Brinco da Banda", momento em que a Banda de Música executa trechos musicais enquanto evolui, desenhando figuras em marcha pelo recinto. Após este cerimonial pode assistir-se a uma exibição da Charanga a Cavalo da USHE, no Jardim Vieira Portuense.

Esta Charanga é a única no mundo que executa peças musicais em evoluções a galope. A Guarda Nacional Republicana convida-o a assistir à próxima rendição que se realizará no dia 21 de Agosto. (GNR)

DIA DA ARMA de INFANTARIA E DA ESCOLA PRÁTICA DE INFANTARIA


Cerimónias comemorativas do dia da Infantaria e da Escola Prática de Infantaria.

Batalha de Aljubarrota

14 de Agosto 1835 - Batalha de Aljubarrota

13 de agosto de 2011

RI1 REALIZA PROGRAMA DE TREINO OPERACIONAL NA SERRA DE MONCHIQUE

Desde o dia 19 de Julho de 2011 até meados do mês de Setembro, o encargo Operacional do Regimento de Infantaria Nº 1 (RI1), constituído durante o referido período pela Bateria de Artilharia Antiaérea da Brigada Mecanizada (BtrAAA/BrigMec), realiza o seu Programa de Treino Operacional na Serra de Monchique, a convite do Presidente da Câmara Municipal de Monchique.

Do programa de treino faz parte a realização de tarefas relacionadas com patrulhamentos, motorizados e apeados, formação em topografia, comunicações e equipamento de vigilância nocturna.

Tendo como área de responsabilidade a Zona Sul da Freguesia de Marmelete e sendo apoiada logisticamente pela Câmara Municipal de Monchique, a Força do RI1 ali destacada, tem assegurado, em permanência, duas Equipas de 5 elementos, com tarefas atribuídas no âmbito do patrulhamento da área florestal. Durante a realização das acções de patrulhamento, têm sido percorridos, em média, cerca de 2500 km por semana, em movimentos motorizados e apeados, não só de dia como também durante a noite.

A presença dos militares do RI1 na região tem constituído um factor dissuasor, contribuindo para o aumento da vigilância e prevenção do risco de incêndios neste Concelho, considerado pela Protecção Civil como o de mais elevado risco em todo o Distrito de Faro. Este facto pode ser atestado pela diminuição significativa da ocorrência de ignições na região, desde 2009. Com efeito, se durante o Verão de 2009 se registaram cerca de 25 ignições por dia, em 2010 (primeiro ano da presença militar) o número baixou drasticamente para uma média de 4 ignições por dia. Este ano, até ao momento, não ocorreram na Serra de Monchique quaisquer ignições.

Salienta-se também a forma afectuosa com que os militares têm sido recebidos pela população do Concelho de Monchique. (Exército)

12 de agosto de 2011

Exercício de cooperação aeronaval em âmbito de Busca e Salvamento - SAREX SUBARPAO

Realizou-se no passado dia 9 de Agosto, a Sul de Sesimbra, um exercício de cooperação aeronaval em âmbito de Busca e Salvamento, envolvendo pela primeira vez um submarino da Classe Tridente e uma aeronave EH-101 da Força Aérea Portuguesa - SAREX SUBARPAO.

Este tipo de exercícios visa adestrar os meios participantes na evacuação sanitária de elementos do submarino, testando-se as comunicações, procedimentos e regras estabelecidas.

Neste primeiro exercício, o NRP Arpão recebeu a bordo diversos elementos provenientes da aeronave e testou a maca de evacuação adequada a estas ocasiões. Tendo-se constatado um óptimo entendimento entre os diversos intervenientes.

O Comando Naval disponibilizou ainda o NRP Hidra como navio de segurança ao exercício, não havendo felizmente necessidade da sua actuação. (MGP)

EMGFA - FOTO DA SEMANA

Fragata Portuguesa na Operação OCEAN SHIELD

Segunda-feira, dia 15 de Agosto durante a manhã, larga da Base Naval de Lisboa o NRP D. Francisco de Almeida que irá integrar a Força Naval Permanente da NATO (SNMG1) durante a participação na Operação Ocean Shield 2011, no período de 01SET a 30OUT2011, como contributo da Aliança Atlântica para o combate à pirataria na zona do Corno de África.

Esta Força Naval, é comandada pelo Contra-almirante da Marinha Italiana Gualtiero Mattesi embarcado no navio Italiano ITS Andrea Doria, e tem como principal objectivo proteger o tráfego marítimo que atravessa a costa da Somália, detendo e prevenindo actos de pirataria ou assaltos a navios naquela costa, para o que contará com o envolvimento de meios navais e de aeronaves de patrulhamento marítimo, numa actuação em cooperação com Marinhas e Guardas Costeiras dos Estados Regionais.

A fragata D. Francisco de Almeida é comandada pelo Capitão-de-mar-e-guerra José Rafael Salvado de Figueredo e possui uma guarnição de 185 militares, incluindo uma equipa do pelotão de abordagem do Corpo de Fuzileiros, e o destacamento do Helicóptero Lynx que embarcará para esta missão. (Emgfa)

EXÉRCITO E PROTECÇÃO CIVIL INAUGURAM ESTRADA DE EVACUAÇÃO E SOCORRO

No dia 28 de Julho de 2011, foi inaugurado o Caminho de Evacuação e Socorro da Área Industrial da Mitrena em Setúbal, obra iniciada a 17 de Março do corrente ano.

A Área Industrial da Mitrena é uma das três maiores áreas industriais de Portugal, encontrando-se, do antecedente, servida apenas pela Estrada Nacional 10-4. O recente despiste de uma viatura pesada provocou o isolamento da área, pelo que, mantendo-se esta situação, em caso de calamidade ou outra qualquer situação análoga, não existia qualquer caminho de evacuação e/ou acesso à área de socorro.

O caminho agora construído pelo Regimento de Engenharia 1 (RE1), ao abrigo do protocolo assinado com o Município de Setúbal, tem uma distância de 4,2 km, tendo envolvido um considerável movimento de terras (aproximadamente 10.000 m3, com zonas apresentando aterros de 7 metros de altura por 6 metros de largura).

A Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Dra Maria das Dores Meira, referiu que a construção deste caminho era uma antiga aspiração da Autarquia e das empresas ali sedeadas, sendo um exemplo perfeito do que deve ser a actividade da Protecção Civil enquanto estrutura de prevenção e planeamento de riscos. Enalteceu ainda o desempenho e contributo da Instituição Militar, em particular do Exército, considerando que a sua participação foi fundamental para a conclusão deste projecto, pelo que agradeceu ao Comandante das Forças Terrestres todo o apoio e colaboração prestada pelos militares neste projecto, felicitando ainda a equipa do RE1 que esteve envolvida naquela tão necessária obra.

O Comandante das Forças Terrestres, TGen Amaral Vieira, por seu lado, considerou que este projecto tem consequências muito importantes, tratando-se de mais um trabalho realizado pelo Exército, entre tantos outros efectuados diariamente sempre com total discrição. Assim, manifestou o sentimento do dever cumprido e de bem-fazer, enfatizando as intervenções dos militares como um prestimoso contributo para o interesse público e aumento da segurança das comunidades, tendo salientado a importância da obra e os profundos conhecimentos técnicos dos militares envolvidos nos trabalhos.

Com o apoio do Exército foram ainda realizados outras intervenções naquela Autarquia, nomeadamente a limpeza e desobstrução de linhas de água e a melhoria de caminhos no Parque Natural da Arrábida. (Exército)

Marinha e Força Aérea exercitam salvamento em submarino da Classe Tridente

A Marinha e a Força Aérea portuguesas fizeram um teste de salvamento a Sul de Sesimbra esta terça-feira, dia 9 de Agosto, envolvendo pela primeira vez um submarino e uma aeronave.

Tratou-se de um exercício de busca e salvamento em que foi utilizado um submarino da Classe Tridente e um helicóptero EH-101, divulgou a Marinha em comunicado.

Este exercício pretendeu testar a capacidade e os meios existentes para a evacuação do submarino. Neste simulacro verificou-se uma óptima coordenação entre os intervenientes, elogia a Marinha.

Foi ainda disponibilizado um navio de segurança para o exercício, o NRP Hidra, mas não foi necessária a sua actuação.(DN)

10 de agosto de 2011

Marinha associa-se ao Dia Internacional da Juventude

No próximo dia 12 de Agosto comemora-se o Dia Internacional da Juventude.

AFEGANISTÃO - BANDEIRA PORTUGUESA HASTEADA EM “CAMP ALAMO”

No passado dia 30 de Julho de 2011, realizou-se a cerimónia do “hastear da Bandeira Nacional” em “Camp Alamo”, no Kabul Military Training Center Kabul (KMTC).

“Camp Alamo” é um “compound” de responsabilidade norte-americana onde estão representadas todas as nações que contribuem com equipas de formadores para os cursos de formação ministrados no KMTC. Para além da equipa de formadores portuguesa, ali estão instaladas as equipas provenientes de Inglaterra, Roménia, Nova Zelândia, França, Grécia, Canadá, Geórgia, Turquia e Singapura.

A partir desta data a Bandeira Portuguesa estará içada permanentemente, marcando a contribuição nacional para a formação do Afghan National Army (ANA), o que constitui um motivo de orgulho, contribuindo de forma significativa para o moral e bem-estar do Contingente Nacional. (Exército)

8 de agosto de 2011

Bombeiros Profissionais concordam com ajuda da Força Aérea no combate aos fogos

A Associação de Bombeiros Profissionais concorda que os meios da Força Aérea sejam utilizados no combate aos incêndios, mas critica a proposta de extinção da Empresa de Meios Aéreos (EMA), como defende um estudo pedido pelo Governo.

A reacção ao estudo encomendado pelo ministério da Defesa à Força Aérea Portuguesa foi dada hoje por Fernando Curto, presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP), à saída de uma reunião com o ministro da Administração Interna e com o secretário de Estado da tutela, Filipe Lobo d'Ávila. "Desde 2005 que a ANBP tem um projecto nesse sentido e temos vindo a defender que deveria haver um aproveitamento dos meios do Estado, através das Forças Armadas, que permitisse rentabilizar os meios", afirmou.

Contudo, Fernando Curto discorda da extinção da EMA, "porque mesmo com os meios áreos da Força Aérea ao dispor dos bombeiros, pode haver necessidade de se recorrer aos meios privados", lembrando as "catástrofes" dos incêndios florestais em 2003 e 2005. "Podemos pensar num redimensionamento da EMA para ser utilizada pora um fim específico, pontual", acrescentou. Assim, para o presidente da ANBP, "a organização através da protecção civil dos meios aéreos das Forças Armadas, com devida adaptação desses equipamentos trarão uma mais-valia ao país e vêm reforçar o dispositivo e trazer uma maior vantagem e operacionalidade".

A Força Aérea está em condições de assumir o combate aéreo dos incêndios a partir de 2012, confirmou hoje à Lusa fonte do ministério da Defesa, referindo um estudo desta ramo militar pedido pelo Governo. "O ministério da Defesa Nacional solicitou o estudo à FAP [Força Aérea Portuguesa] e esse estudo já foi entregue, tendo como conclusão principal estar a FAP em condições de assumir o combate os incêndios a partir de 2012", confirmou fonte do ministério de Aguiar Branco. A notícia foi hoje avançada pela TSF, que explica que a medida está a ser ponderada por representar um corte nos custos. Também o ministério da Administração Interna, que tutela a matéria, confirmou estar a estudar a possibilidade, mas não adiantou que redução de custos está em causa.

No entanto, fonte do MAI lembrou que o ministro Miguel Macedo, ouvido no Parlamento dia 26 de julho, já tinha referido que o assunto estava a ser estudado. Segundo a TSF, caso a Força Aérea assuma o combate dos incêndios, será preciso extinguir a EMA - Empresa de Meios Aéreos, sendo que os meios desta empresa pública -- incluindo avionetas e helicópteros - passariam para a tutela da FAP. (DN)

5 de agosto de 2011

Operação “Verão Seguro 2011” GNR

O terceiro trimestre do ano é para a maioria dos cidadãos um período de lazer, de festas e de romarias o que implica uma maior movimentação e concentração de pessoas, não só nas localidades onde decorrem este tipo de eventos como também nas zonas balneares.

Também as cerimónias religiosas do dia 13 de Agosto, a Peregrinação dos Imigrantes em Fátima, a Volta a Portugal e a abertura da época de caça, fazem prever que exista uma movimentação acrescida de pessoas por todo o país.

Neste sentido, a Guarda Nacional Republicana intensifica as acções de patrulhamento e vigilância da área à sua responsabilidade, entre o dia 1 de Julho e o dia 15 de Setembro, em todo o território nacional, com maior incidência nas zonas de praia e locais de veraneio mais sensíveis e de maior afluxo turístico, com vista a garantir a realização de todas as actividades de carácter lúdico, religioso, cultural ou outro tipo de manifestações próprias desta época, num clima de segurança e tranquilidade.

A necessidade de manter e reforçar a vigilância de todos os locais de veraneio ao longo da zona costeira nacional, bem como, o controlo da circulação dos cidadãos nacionais e estrangeiros, impõe que o esforço de policiamento seja devidamente dimensionado.

Para além de todo o seu efectivo que estará empenhado directa e indirectamente, de norte a sul do país, Açores e Madeira, a GNR empenhará, ainda, elementos das suas Unidades Especiais (Unidade de Intervenção – UI; Unidade de Segurança e Honras de Estado - USHE e Unidade Nacional de Trânsito - UNT) e militares que terminaram o Curso de Formação de Guardas.

Simultaneamente dedicará especial atenção à vigilância das zonas florestais de modo a minimizar a ocorrência de incêndios. Durante esta operação a GNR pretende, ainda, reiterar a sensibilização de toda a população para adopção de procedimentos preventivos da ocorrência de fogos florestais e alertar para as proibições e restrições quanto ao licenciamento de foguetes e de fogos de artifício.(GNR)

2 de agosto de 2011

Livro "Policiais à Portuguesa - Take 2 "

"O sistema está nas mãos de quem o rouba". A questão da insegurança continua na ordem do dia. Mas a realidade da PSP, PJ ou GNR mantem-se sem grandes alterações. Falamos de uma polícia mal preparada, desmotivada e sem condições de trabalho, uma realidade que não passa despercebida às forças políticas, à sociedade civil em geral e, claro, aos criminosos. Depois do sucesso de "Policia à Portuguesa", Fernando e Mário Contumélias regressam com novas histórias da vida de agentes. Memórias de momentos dramáticos, vividos por quem sentiu ter a vida em risco. Evocação de companheiros que perderam a vida, em defesa da ordem e da segurança pública ou na fogueira do "burnout" que os levou ao suicídio. Relatos de saudade de mulheres, viúvas de polícias, que vivem o vazio da ausência e lamentam não ter recebido o apoio institucional adequado. Histórias simples, em primeira mão, curtas mas densas de emoção e reveladoras de como o risco acompanha o quotidiano de um agente ou guarda.

Policiais à Portuguesa - Take 2 de Mário Contumélias , Fernando Contumélias

Visita do Ministro da Defesa Nacional ao Instituto de Socorros a Náufragos

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, visitou o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), em Caxias, no dia 1 de Agosto.

Durante a visita foram apresentados a Autoridade Marítima Nacional, o ISN e o balanço dos primeiros meses da Época Balnear 2011. Durante os meses de Junho e Julho ocorreram 7 casos mortais nas praias portuguesas, sendo que 4 destes verificaram-se em praias não vigiadas. Nenhum dos casos de morte nas praias vigiadas ocorreu por afogamento.

Posteriormente, o Ministro da Defesa Nacional, dirigiu-se à Direcção de Faróis, em Paço de Arcos, onde visitou uma exposição estática dos meios e equipamentos do ISN, embarcou num salva-vidas da classe “Vigilante” e deslocou-se ao Farol do Bugio. (MDN)

1 de agosto de 2011

Realizado primeiro voo de um avião 'impresso'

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Southampton desenhou e colocou no ar o primeiro avião construído a partir de uma impressão a três dimensões. Este e outros veículos, por serem não tripulados e mais baratos, poderão visitar e monitorizar locais inacessíveis ao Homem.

O avião denominado SULSA (Southampton University Laser Sintered Aircraft) é um veículo aéreo não pilotado cuja estrutura foi totalmente impressa, incluindo asas e escotilhas de acesso, numa máquina de sinterização por laser (EOS EOSINT P730). Este tipo de equipamentos fabrica objectos de vários materiais, construindo-os camada a camada.

As várias peças foram depois montadas com técnicas de encaixe, sem necessidade de recorrer a ferramentas. Desta forma, o processo de montagem do avião demorou apenas alguns minutos.

Este avião com 2 metros de envergadura, é eléctrico e atinge a velocidade máxima de 100 milhas por hora. Está equipado com um auto-piloto em miniatura desenvolvido por Matt Bennett, um dos membros da equipa.

A sinterização a laser facilita a criação de objectos de diversas formas e estruturas que normalmente estariam associadas a técnicas de produção dispendiosas e morosas. Em apenas alguns dias pode ser desenvolvido um avião, desde o seu conceito até à sua colocação no ar. Por outro lado, como não são necessárias ferramentas, podem ser realizadas mudanças radicais na forma e escala do avião sem custos adicionais.

“A flexibilidade do processo de sinterização a laser permite à equipa de design revisitar técnicas históricas e ideias que foram financeiramente proibitivas através da produção convencional”, sublinha Jim Scalon que liderou este projecto com Andy Keane. Ambos são professores do Grupo de Investigação em Engenharia Computacional e Design da Universidade de Southampton.

A Universidade de Southampton tem estado na liderança do desenvolvimento de Veículos Autónomos não Tripulados (UAV) desde o início dos anos 90. Agora a universidade está a lançar um curso inovador que permite aos estudantes tirar um mestrado em Design de UAV, a partir de Setembro de 2011.

Este curso irá abranger veículos para os meios marinho, terrestre e aéreo e estará especialmente focado nos ambientes com exploração difícil para o Homem. A NASA espera que os UAV se tornam ferramentas básicas em diferentes áreas da ciência.(TEK)
Fonte: www.eurekalert.org

2º Aniversário do "Defesa Nacional"

Hoje, este humilde blogue festeja o seu 2ºAniversário. O blogue"Defesa Nacional", agradece a todos amigos e anónimos leitores que diariamente o visitam .

”Pae, foste cavalleiro.
Hoje a vigília é nossa.
Dá-nos o exemplo inteiro
E a tua inteira força!
Dá, contra a hora em que, errada,
Novos infiéis vençam,
A bênção como espada,
A espada como benção!”

Fernando Pessoa, Mensagem