30 de novembro de 2011

Aquário Vasco da Gama recebe Prémio Manuel de Arriaga

O Aquário Vasco da Gama recebeu ontem, dia 28 de Novembro, o Prémio Manuel Arriaga, atribuído pela Sociedade Protectora dos Animais como reconhecimento pelo trabalho que o Aquário desenvolve, desde longa data, na preservação da vida aquática e na defesa da biodiversidade.

A cerimónia de entrega do Prémio Manuel Arriaga decorreu no âmbito da comemoração do 136º Aniversário da Sociedade Protectora dos Animais, que teve lugar no Hotel D. Pedro em Lisboa.

Este prémio distingue, anualmente, personalidades individuais ou colectivas que se destacam pelo seu contributo para a defesa e divulgação dos direitos dos animais. O seu nome foi atribuído como homenagem ao Presidente da República Manuel de Arriaga que dava especial importância ao bem-estar e à protecção da vida animal. (Marinha)

Portugal condena no Conselho Segurança da ONU ataque contra forças NATO

Portugal condenou hoje "nos mais fortes" termos, perante o Conselho de Segurança da ONU, os recentes ataques contra soldados da força da NATO no Kosovo (KFOR), incluindo 12 portugueses, e apelou à contenção de todas as partes.

"Portugal apela inequivocamente à contenção. É fundamental abrandar a actual situação, para prevenir uma escalada ainda mais perigosa de tensões, mais sangue derramado e uma deterioração da situação de dezenas de milhares de civis", disse o embaixador de Portugal junto da ONU, Moraes Cabral, numa reunião do Conselho de Segurança dedicada ao Kosovo.

O diplomata expressou a condenação dos ataques por Portugal "nos mais fortes termos", sublinhando que "todas as tentativas para lesar a liberdade de movimentos através do uso da força no norte do Kosovo são totalmente inaceitáveis e só podem piorar uma situação já tensa".

Vinte e cinco soldados da (KFOR) e cem civis sérvios ficaram na segunda-feira feridos em novos confrontos no Norte do Kosovo.

Os incidentes, considerados os mais graves no Norte do Kosovo nas recentes semanas, ocorreram depois de 22 militares, incluindo 12 portugueses, terem sido hospitalizados na quinta-feira, após confrontos com manifestantes sérvios.

A KFOR acusa os manifestantes de terem usado explosivos e `cocktails Molotov` e alega que recorreu a "todos os meios que se impunham" para controlar a situação.

Os incidentes começaram de manhã, após o desmantelamento pela força da NATO de uma barricada erguida pelos sérvios, situada perto da localidade de Zupce.

A força de manutenção de paz da NATO no Kosovo socorreu-se de gás lacrimogéneo e canhões de água para dispersar os 400 a 500 manifestantes sérvios, segundo o testemunho de um repórter da AFP.

Em resposta, os sérvios montaram uma nova barricada perto da desmontada pela KFOR.

A tensão no Norte do Kosovo dura desde o verão, após o estabelecimento de duas passagens alfandegárias com a Sérvia, Brnjak e Jarinje, dependentes de Pristina (Kosovo).

Na sua intervenção no Conselho de Segurança, Moraes Cabral apelou ao "diálogo político" para ultrapassar as actuais tensões e considerou um desenvolvimento positivo o recente retomar do diálogo entre Belgrado e Pristina.

O aumento da tensão no Norte do Kosovo acontece em vésperas de uma reunião crucial, na quarta-feira, em Bruxelas, entre negociadores sérvios e kosovares sobre o estatuto das duas passagens litigiosas.

Belgrado, ao contrário de Pristina, não quer que as passagens sejam consideradas postos fronteiriços entre dois Estados, uma vez que a Sérvia não reconhece a independência do Kosovo.

Na reunião de hoje participaram o representante da ONU para o Kosovo, Farid Zarif, e os ministros dos Negócios Estrangeiros do Kosovo e da Sérvia.

Rosemary diCarlo, "n.º 2" dos Estados Unidos na ONU, atribuiu os recentes ataques contra forças internacionais a "alguns extremistas" e afirmou que Washington está "optimista de que a Sérvia e o Kosovo podem eventualmente resolver as suas divergências". (RTP)

28 de novembro de 2011

18 de Dezembro - Render Solene da Guarda ao Palácio de Belém

A Guarda Nacional Republicana promove, ao terceiro domingo de cada mês, pelas 11:00 horas, no exterior do Palácio Nacional de Belém, a cerimónia de Rendição Solene da Guarda.

Pela já longa tradição, a cerimónia realizada pela Unidade de Segurança e Honras de Estado (USHE) já entrou no roteiro turístico da cidade de Lisboa, tendo como significado a rendição simbólica do efectivo da Guarda responsável pela segurança do Palácio. Da sequência de acções destacam-se momentos como o cumprimento das duas Forças (a Guarda rendida passa em frente à que assume o serviço e cumprimenta com olhar à direita), a saudação entre comandantes de ambas as forças (simbólica passagem de testemunho), a escolta ao "Santo e Senha" e o "Brinco da Banda", momento em que a Banda de Música executa trechos musicais enquanto evolui, desenhando figuras em marcha pelo recinto. Após este cerimonial pode assistir-se a uma exibição da Charanga a Cavalo da USHE, no Jardim Vieira Portuense. Esta Charanga é a única no mundo que executa peças musicais em evoluções a galope. A Guarda Nacional Republicana convida-o a assistir à próxima rendição que se realizará no dia 18 de Dezembro. (GNR)

Orçamento da Protecção Civil vai manter-se

O Ministério da Administração Interna afirmou que a Protecção Civil vai garantir os meios orçamentais e financeiros para cumprir as mesmas actividades dos últimos anos, noticia a Lusa.

"Do ponto de vista da Proteção Civil, no próximo ano, temos as condições financeiras e orçamentais para garantir, em termos operacionais, o mesmo nível que o país tem tido ao longo dos últimos anos", afirmou Miguel Macedo, ministro da Administração Interna. (FC)

27 de novembro de 2011

Lançamento da obra “Contributos para uma Sociologia da Polícia”

“Vai decorrer a 29 de Novembro de 2011, no Instituto de Estudos Superiores Militares o lançamento da obra “Contributos para uma Sociologia da Polícia”, edição da Guarda Nacional Republicana, do COR Armando Carlos Alves e apresentado pelo Eng.º. Ângelo Correia.” (IESM)

Exposição no Museu de Marinha “Um Mar de Peças - LEGO® Fan Event”

O Museu de Marinha (MM), o Clube dos Amigos do Modelismo Pedagógico LEGO® User Group (CAMP LUG) e o Grupo de Amigos do Museu de Marinha (GAMMA) vão organizar uma Exposição temporária intitulada “Um Mar de Peças. LEGO® Fan Event”, de 01 a 11 de Dezembro de 2011, nas Salas Henrique Mauffroy de Seixas e D. Luís do Museu de Marinha.

A Exposição terá como ponto central o brinquedo LEGO®, visando divulgar a história daquele que foi considerado o “brinquedo do século XX”, dando um enfoque especial aos brinquedos e construções associadas ao Mar e à Marinha produzidos nos últimos 75 anos.
A mostra, exposta cronologicamente, será dividida em três módulos:

• História do brinquedo LEGO®, em que se pretende mostrar os primeiros brinquedos da marca, ainda em madeira, até ao aparecimento dos primeiros brinquedos em plástico;

• O Mar no mundo LEGO®, em que se dará a conhecer, de acordo com uma perspectiva cronológica, os diversos brinquedos da marca relacionados com o Mar, embarcações, etc;

• MOC (My Own Construction), onde estarão expostas construções dos utilizadores com ligação à temática “Mar” (réplicas de embarcações, embarcações originais, cidades portuárias, etc). (M.G.P)

PITVANT dá passo importante em voo teste

A Academia da Força Aérea (AFA) e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) deram, no dia 23 de Novembro, um passo importante no projecto PITVANT.

Em coordenação com a Esquadra Independente de Tráfego Aéreo (área militar integrada na sala de operações do Centro de Controlo de Tráfego Aéreo de Lisboa que estabelece a ponte entre a defesa aérea e o serviço da NAV Portugal), o "EXTENDED", uma das plataformas desenvolvidas no âmbito deste projecto, realizou pela primeira vez um voo teste com um transponder a bordo, tornando possível a sua identificação e localização nos sistemas de controlo e gestão de tráfego aéreo de Portugal.

Este teste requereu a comunicação constante entre os operadores do "EXTENDED" e a Esquadra Independente de Tráfego Aéreo, para atestar o correcto funcionamento do transponder a bordo do UAV (Unmanned Aerial Vehicle). Um observador no terreno e um operador aos comandos da plataforma, mantiveram Lisboa Militar informada das suas movimentações e alterações de altitude, confirmando desta forma o correcto funcionamento do equipamento, tanto no que respeita ao código IFF (Identification Friend or Foe) da aeronave, como à correcta indicação de altitude de pressão da mesma.

Este teste decorreu no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea, na Ota, onde tipicamente se encontra o destacamento PITVANT 15 dias por mês. Este destacamento é composto por militares e civis que integram, testam e avaliam diversos sistemas como: pilotos automáticos, sistemas de visão avançados, computadores de bordo, algoritmos de controlo, sistemas de comunicações ou os vários tipos de consolas de comando e controlo. O voo durou cerca de 40 minutos em modo automático e foi bem sucedido, tendo correspondido às expectativas.

O marco alcançado no projecto PITVANT demonstrou a evolução e os avanços tecnológicos desenvolvidos durante os 3 anos da sua existência. Ao longo desse período, investigadores da AFA e da FEUP têm contribuído com a integração de novos processos e inovações, tendo este transponder, sido integrado no âmbito da dissertação de mestrado de um aluno de pilotagem aeronáutica, Aspirante Piloto-Aviador Rómulo Pereira, orientado pelos docentes e investigadores da Academia da Força Aérea, Tenente Engenheiro Electotécnico Tiago Oliveira e Tenente Engenheiro Electrotécnico Gonçalo Cruz. (FAP)

Especificações técnicas do EXTENDED:

- Peso máximo à descolagem: 20Kg
- Envergadura: 3,5 M
- Velocidade máxima: 120Km/H
- Carga útil máxima: 10Kg
- Autonomia máxima: 3H
- Altitude máxima: 3Km
- Motor de combustão ou eléctrico
- Voo autónomo (incluíndo descolagem e aterragem)
- Transmissão vídeo em tempo real
- Sistema computacional a bordo

Visita do Ministro da Defesa Nacional ao Exercício "Lusíada"

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, assistiu ao Exercício "Lusíada", que decorre na ilha Terceira, Açores, hoje, dia 25 de Novembro.
Durante a visita foi apresentado ao Ministro da Defesa Nacional o Briefing do Exercício. Seguidamente deslocou-se ao Estado Maior da Força de Reacção Imediata e ao Posto de Comando Móvel.(MDN)

Dia da Unidade do Aeródromo do Porto Santo

O Dia da Unidade do Aeródromo de Manobra Nº3 (AM3), no Porto Santo, assinala-se com uma cerimónia na tarde da próxima segunda-feira e na qual estará presente o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General José Pinheiro. As celebrações começam às três e meia da tarde. (JM)

26 de novembro de 2011

COLABORAÇÃO ENTRE RG2 E A UNIVERSIDADE DOS AÇORES

No âmbito da colaboração existente entre o Regimento de Guarnição N.º 2 (RG2) e a Universidade dos Açores, decorreu no passado dia 17 de Novembro de 2011, no RG2, a realização de um conjunto de provas de tomada de decisão.

As provas foram realizadas por 17 alunos da Escola Secundária das Laranjeiras, que desenvolvem um projecto com as alunas do Curso de Psicologia da Universidade dos Açores, alunas estas que frequentaram o 1.º Curso de Liderança ministrado pelo RG2 durante o passado mês de Junho de 2011.

A realização desta actividade teve como principal objectivo estabelecer e reforçar as dimensões de comunicação assertiva, auto-estima e relacionamento interpessoal entre os alunos participantes. (Exército)

CPLP: Cabo Verde quer força de paz conjunta de língua portuguesa

Cabo Verde quer ver criada uma força militar de manutenção de paz conjunta formada pelos oito estados membros da CPLP, assunto que vai ser abordado na 13.ª reunião dos ministros da Defesa dos "oito".

A reunião, que decorrerá segunda e terça-feira na ilha cabo-verdiana do Sal, juntará os titulares das pastas da Defesa de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, enquanto Timor-Leste estará representado pelo respeito secretário de Estado.

Sobre a força de paz, o ministro da Defesa cabo-verdiano, Jorge Tolentino, disse hoje à Agência Lusa que Cabo Verde vai continuar a defender essa ideia junto dos seus homólogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), embora admita que haja dificuldades "institucionais e constitucionais" nalguns deles. (Visão)

25 de novembro de 2011

Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses - "Estrutura de socorro em risco de colapso"

Duarte Caldeira deixa no final do ano a Liga dos Bombeiros Portugueses após 12 anos na presidência. E alerta para a necessidade de uma redefinição do sistema de financiamento sustentável dos corpos de bombeiros.

Correio da Manhã - Esteve 18 anos na direcção da Liga dos Bombeiros Portugueses, 12 deles como presidente. O que mudou na Protecção Civil neste período?

Duarte Caldeira - Como presidente da Liga relacionei-me com sete ministros da Administração Interna e 8 secretários de Estado com esse pelouro. E passei por três alterações legislativas diferentes. Ou seja, foi um período marcado pela instabilidade, que quase transformou o sector num laboratório de experiências legislativas e governativas na área da protecção e socorro. Mas houve três aspectos que evoluíram de uma forma muito importante e para o qual o contributo da Liga foi muito importante: a formação, a profissionalização e a definição de uma estratégia para a juventude.

- E o que ficou por fazer?

- Em termos gerais não evoluímos tanto como gostaríamos. Há uma lacuna resultante do facto de este sector ser um laboratório de experiências legislativas. Não alcançámos um regime de financiamento do socorro confiado a bombeiros que confira estabilidade a estas instituições.

- Tendo em conta a crise financeira, há risco de colapso da estrutura de socorro?

- Sim, há esse risco de colapso. Haverá restrições orçamentais e financeiras. Será preciso fazer mais com menos. Mas se não houver rapidamente uma definição de um modelo de financiamento que dê sustentabilidade a esta estrutura, evidentemente que em muitos locais o socorro, ao nível do que tem sido garantido às populações, irá estar a breve trecho em causa. Que não haja qualquer tipo de ilusão.

- O que pode esperar o sucessor na LBP?

- A missão dos dirigentes da LBP nos próximos três anos terá um quadro muito difícil, que vai exigir muito empenho e capacidade para produzir soluções.

"CORTE NOS TRANSPORTES É IRREVERSÍVEL"

A direcção da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) reuniu anteontem com o Ministério da Saúde e concluiu que "é irreversível a redução do número de transportes de doentes não urgentes pagos pelo ministério", disse Duarte Caldeira. O presidente da LBP adiantou que, até 31 de Dezembro, um grupo de trabalho vai "elencar um conjunto de medidas para minimizar os efeitos desta situação nas corporações".

PERFIL

Duarte Nuno Caldeira tem 60 anos e é natural de Lisboa. Casado e com dois filhos, formou-se em Gestão de Empresas e iniciou a sua ligação aos bombeiros na corporação de Agualva-Cacém. Presidiu à Escola Nacional de Bombeiros até 1994, altura em que integrou a Liga dos Bombeiros Portugueses. Participou no processo de transição de Timor-Leste. (LBP)

24 de novembro de 2011

Cerca de 500 mil pessoas treinaram segurança em caso de sismo por todo o país

Um exercício nacional de protecção e segurança em caso de sismos, em centros comerciais de todo o país, levou hoje 500 mil pessoas a baixarem-se, informou hoje da Associação Nacional de Voluntários da Protecção Civil (REDE).

Pelas 11:15 cerca de 500 mil pessoas baixaram-se em 15 centros comerciais de todo o país, um dos passos essenciais para a segurança em caso de sismos, sob orientação da Associação Nacional de Voluntários da Protecção Civil (REDE).

"O objetivo era que as pessoas adoptassem num minuto um gesto simples: baixarem-se ou colocarem-se debaixo de uma protecção, para se protegerem. Apesar de simples este é um dos sete passos essenciais para a prevenção de sismos", descreveu à agência Lusa a vice-presidente da Rede, Maria Miguel.

Identificar e corrigir riscos em casa, planear um ponto de encontro familiar em caso de sismo, preparar um 'kit' de emergência e conhecer os pontos fracos do edifício são os primeiros passos para prevenir um sismo apontados pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Depois, durante o sismo, é necessário que as "pessoas se baixem, protejam o corpo na posição de feto e esperem - num local seguro - que o sismo passe", explicou Maria Miguel. Foi este exercício que foi treinado hoje em centros comerciais como o Colombo (Lisboa), o NorteShopping (Porto), o Portimão Retail Center (Portimão), o BragaParque (Braga) ou o Forum Castelo Branco (Castelo Branco) - num total de 15 espaços.

O treino decorreu também em escolas e entidades públicas, como o Instituto de Medicina Legal ou a Administração do Porto de Lisboa.

Numa fase após sismo, "é importante proteger o corpo e ir ouvindo as informações das autoridades", indicou a responsável da Protecção Civil.

O exercício "Treinar num minuto" acontece todos os anos na Califórnia, nos Estados Unidos, e este ano a Autoridade Nacional da Protecção Civil sugeriu à REDE que organizasse o treino. Cerca de 200 voluntários distribuíram panfletos e juntaram pessoas para participar no exercício, disse Maria Miguel. (Público)

Base Aérea de Beja na mira da Coreia do Sul

O Ministério da Defesa Nacional e o governo da Coreia do Sul estão próximos de chegar a um acordo para a instalação na Base Aérea de Beja de uma escola de formação de pilotos para aviões de combate. Segundo a edição desta quinta-feira do Diário de Notícias, que cita um despacho assinado pelo ministro José Pedro Aguiar Branco, em março de 2012 estará concluído um estudo que vai determinar se o aeroporto de Beja reúne as condições necessárias para execução do projecto.

As negociações com os representantes sul-coreanos tiveram início em julho, quando um grupo de militares da Força Aérea do país asiático visitou as instalações da Base Aérea nº11. A presença dos sul-coreanos, confirmada à Rádio Voz da Planície pela Força Aérea nacional, repetiu-se no dia 3 deste mês, para efeitos de "cooperação e formação".

Os militares da Coreia do Sul inspecionaram o hangar do aeroporto, as instalações militares bem como o Bairro Residência da Força Aérea, onde, de acordo com o DN, pretendem instalar aproximadamente 300 famílias. Caso a instalação das esquadras operacionais venha a efetivar-se, poderão mudar-se para Beja cerca de 60 pilotos sul-coreanos, 20 altos cargos militares e 150 técnicos de manutenção.

25 aviões de combate para Portugal

Juntamente com os militares sul-coreanos prevê-se que a operação traga para solo nacional 25 caças T50 Golden Eagle, aviões supersónicos de última geração concebidos para treino de combate avançado. O acordo entre os dois países deverá assegurar que os equipamentos podem inclusive ser utilizados para treinar pilotos portugueses, sem quaisquer contrapartidas financeiras.

O estado avançado das negociações ficou patente em outubro, com a deslocação a Seul de uma delegação portuguesa, liderada pelo diretor-geral de Política de Defesa Nacional, Luís Faro Ramos.

O interesse da Coreia do Sul em assentar na Europa não é recente. Inicialmente, os asiáticos concentram esforços na base espanhola de Talavera la Real, na província de Badajoz. O Ministério da Defesa espanhol confirmou em março deste ano a existência de uma declaração de intenções entre as duas partes, que não chegou porém a concretizar-se. O fracasso do negócio terá ficado a dever-se às exigências monetárias do Governo espanhol, que desagradaram aos sul-coreanos.

Aeroporto de Beja fracassa

É na Base Aérea nº 11 que fica situado o polémico aeroporto de Beja, que é gerido pela ANA - Aeroportos de Portugal. A infraestrutura, que representou um investimento de 33 milhões de euros, foi inaugurada a 13 de abril deste ano, com o primeiro voo a partir do Alentejo a ter como destino a ilha de São Filipe, em Cabo Verde. Desde então, e até ao final de outubro, a pista de Beja recebeu 1923 passageiros, um número muito abaixo das expectativas iniciais, que apontavam para a recepção de 1,8 milhões passageiros até 2020.

A principal operação turística concretizada até agora trouxe até Beja uma série de 22 voos charter desde o Reino Unido, e custou 400 mil euros à Agência de Promoção de Turismo do Alentejo. Já entre outubro e novembro o aeroporto recebeu oito aviões de passageiros provenientes da Alemanha.

Com o interesse da Força Aérea da Coreia do Sul em tomar conta das instalações militares da Base de Beja, onde muitos dos edifícios estão inutilizados desde que foram desocupados pelos militares alemães em 2003, a economia da cidade alentejana pode ganhar um novo fôlego.

O aeroporto de Beja, que não faz parte do Plano Estratégico dos Transportes, recebe apenas voos autorizados pelo Instituto Nacional de Aviação Civil e a Força Aérea, uma vez que ainda não detém autorização para a utilização civil. (RTP)

Dois militares portugueses feridos no Kosovo

Dois portugueses ficaram hospitalizados para observação em consequência de um ataque que causou ferimentos em mais de 20 soldados no Kosovo, disse hoje fonte militar à Lusa.

O porta-voz do Estado-maior General das Forças Armadas (EMGFA), comandante Ramos de Oliveira, confirmou à Lusa que "militares portugueses ficaram feridos nos confrontos com a população", mas que "não apresentam cuidados e ficam sob observação médica".

O EMGFA esclarece que "dois soldados portugueses ficaram internados para observação médica, de um grupo de duas dezenas, entre portugueses e húngaros, que ficou com ferimentos ligeiros".

A missão da NATO no Kosovo informou que 22 militares foram feridos na madrugada de hoje em confrontos com manifestantes sérvios que tentaram impedir o desmantelamento de um bloqueio numa estrada no norte do Kosovo.

Segundo um comunicado da NATO, os manifestantes lançaram pedras contra os militares, que tentavam desmantelar blocos de cimento colocados na estrada que conduz ao posto fronteiriço de Jarinje, a norte de Pristina, e tentaram atropelar vários deles com um camião carregado de areia.
Os confrontos só terminaram depois de os militares da NATO terem lançado gás lacrimogéneo e retirarem, para "evitar vítimas graves em ambos os lados", segundo o comunicado.

O EMGFA confirmou que foram disparados tiros de aviso para o ar, de forma a "dispersar o ajuntamento de populares que se opuseram à operação militar".

Cerca de meia hora depois, uma explosão foi sentida num bairro de maioria albanesa da cidade de Kosovska Mitrovca (norte). Segundo a polícia, três veículos ficaram danificados, mas não se registaram vítimas. (RR)

CEMGFA: Estado tem meios que são indelegáveis

Portugal tem "instrumentos de acção críticos" no plano militar que actualmente "não são partilháveis", mesmo com Estados amigos da NATO e da UE, declarou esta quarta-feira o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA).

A vigilância e o controlo dos espaços de soberania, o patrulhamento e fiscalização dos espaços inter-territoriais, a busca e salvamento, o ensino e treino básicos, o apoio médico e uma capacidade autónoma mínima de reacção imediata são as áreas que o general Luís Araújo considera serem, hoje, indelegáveis em terceiros pelo País.

O CEMGFA intervinha na sessão de abertura de um seminário sobre "o impacto da crise financeira na Defesa da Europa - novas iniciativas cooperativas, pooling and sharing, desafios e oportunidades para Portugal".

Tendo em pano de fundo a pressão crescente que há anos se faz sentir sobre os orçamentos de Defesa na Europa e agora nos EUA, a NATO voltou a insistir com os Estados membros - agora sob o nome de "Defesa Inteligente" (Smart Defense, em inglês) - para a necessidade de se especializarem em determinadas áreas, abdicando de outras.

Ao nível da UE, o conceito designa-se por "juntar e partilhar" (pool and sharing, em inglês).

Para o CEMGFA, essa "fronteira entre a solidariedade e a soberania" dos Estados tem de ser cuidadosamente equacionada e não pode ser imposta, desde logo porque países aliados e amigos (na Europa, por exemplo) não o são necessariamente noutras áreas geográficas de interesse estratégico para Portugal.

Luís Araújo alertou ainda para a necessidade de "evitar a excessiva dependência" face às capacidades de três ou quatro países economicamente mais fortes.

O novo presidente da Empordef (holding das Indústrias de Defesa), Rui Vicente Ferreira, elencou vários exemplos de parcerias em curso na área militar (nomeadamente entre países nórdicos ou entre a Bélgica e Holanda) e considerou que, "mesmo decisões mais recentes" na área da modernização das Forças Armadas "terão de ser reavaliadas" à luz da crise financeira que afecta o País.

No caso da UE, "juntar e partilhar deixou de ser uma opção para ser uma necessidade", que se tem materializado com base em pressupostos de proximidade e carácter regional.

Rui Vicente Ferreira adiantou já existirem "condições de sucesso" - como a pressão orçamental e a maior interoperabilidade das Forças Armadas dos países envolvidos - e defendeu que "a parceria que melhor se adapta a Portugal é a Espanha". (DN)

CEMGFA: Estado tem meios que são indelegáveis

Portugal tem "instrumentos de acção críticos" no plano militar que actualmente "não são partilháveis", mesmo com Estados amigos da NATO e da UE, declarou esta quarta-feira o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA).

A vigilância e o controlo dos espaços de soberania, o patrulhamento e fiscalização dos espaços inter-territoriais, a busca e salvamento, o ensino e treino básicos, o apoio médico e uma capacidade autónoma mínima de reacção imediata são as áreas que o general Luís Araújo considera serem, hoje, indelegáveis em terceiros pelo País.

O CEMGFA intervinha na sessão de abertura de um seminário sobre "o impacto da crise financeira na Defesa da Europa - novas iniciativas cooperativas, pooling and sharing, desafios e oportunidades para Portugal".

Tendo em pano de fundo a pressão crescente que há anos se faz sentir sobre os orçamentos de Defesa na Europa e agora nos EUA, a NATO voltou a insistir com os Estados membros - agora sob o nome de "Defesa Inteligente" (Smart Defense, em inglês) - para a necessidade de se especializarem em determinadas áreas, abdicando de outras.

Ao nível da UE, o conceito designa-se por "juntar e partilhar" (pool and sharing, em inglês).

Para o CEMGFA, essa "fronteira entre a solidariedade e a soberania" dos Estados tem de ser cuidadosamente equacionada e não pode ser imposta, desde logo porque países aliados e amigos (na Europa, por exemplo) não o são necessariamente noutras áreas geográficas de interesse estratégico para Portugal.
Luís Araújo alertou ainda para a necessidade de "evitar a excessiva dependência" face às capacidades de três ou quatro países economicamente mais fortes.

O novo presidente da Empordef (holding das Indústrias de Defesa), Rui Vicente Ferreira, elencou vários exemplos de parcerias em curso na área militar (nomeadamente entre países nórdicos ou entre a Bélgica e Holanda) e considerou que, "mesmo decisões mais recentes" na área da modernização das Forças Armadas "terão de ser reavaliadas" à luz da crise financeira que afecta o País.

No caso da UE, "juntar e partilhar deixou de ser uma opção para ser uma necessidade", que se tem materializado com base em pressupostos de proximidade e carácter regional.

Rui Vicente Ferreira adiantou já existirem "condições de sucesso" - como a pressão orçamental e a maior interoperabilidade das Forças Armadas dos países envolvidos - e defendeu que "a parceria que melhor se adapta a Portugal é a Espanha". (DN)

Visita do Ministro da Defesa Nacional ao Exercício "Lusíada"

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, assiste ao Exercício "Lusíada", que decorre na ilha Terceira, Açores, na próxima sexta-feira, dia 25 de Novembro. (MDN)

Academia da Força Aérea recebe conferências no domínio das aeronaves não tripuladas

Realizam-se nos dias 24 de Novembro, 2 e 6 de Dezembro, na Academia da Força Aérea (AFA), em Sintra, diversas conferências subordinadas ao tema: "Developments on Unmanned Aerial Systems", nas quais vários investigadores de universidades internacionais proferem palestras sobre a evolução e o desenvolvimento no domínio das aeronaves não tripuladas.

As conferências têm por objectivo divulgar e dar a conhecer aquilo que é feito neste domínio por outras instituições que colaboram com a AFA no Projecto de Investigação e Tecnologia em Veículos Aéreos Não Tripulados (PITVANT).

A entrada é livre mediante marcação, através do contacto: 219 678 900

Consulte aqui o programa (FAP)

CERIMÓNIA EVOCATIVA DO ESFORÇO DO EXÉRCITO E DO POVO PORTUGUÊS NA CONSTRUÇÃO DAS LINHAS DE TORRES

Realizou-se no dia 17 de Novembro de 2011 no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, a Cerimónia Evocativa do Esforço do Exército e do Povo Português na Construção das Linhas de Torres, integrada nas Comemorações do Bicentenário da Guerra Peninsular e do Centenário do Instituto Superior Técnico.

A cerimónia, que contou com a presença de diversas entidades civis e militares, iniciou-se com a Sessão Solene realizada no Salão Nobre, tendo o Presidente do Instituto Superior Técnico recebido os convidados com calorosas palavras de boas-vindas. Seguidamente o Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército usou da palavra, referindo que a construção das Linhas de Torres Vedras só foi possível graças ao esforço da nação ao serviço da Pátria, tendo o Povo português escrito, em defesa de Portugal, uma das páginas mais gloriosas da sua História.

Na continuação da cerimónia, e com moderação do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, foram proferidas duas conferências. A primeira, apresentada pelo Tenente-General António José Maia de Mascarenhas, subordinada ao tema “A Engenharia Militar e as Linhas de Torres Vedras” e a segunda, apresentada pelo Professor Doutor João de Azevedo, Director do Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico, subordinada ao tema “Engenharia Militar e Civil – Uma Força Histórica”.

Após a Sessão Solene foi efectuada a abertura da exposição “As Engenharias Militares em Portugal – Da Origem à Actualidade”, organizada pela Direcção de Infra-Estruturas do Exército, com o apoio da Direcção de Comunicações e Sistemas de Informação, do Regimento de Transmissões, do Instituto Geográfico do Exército e das Oficinas Gerais de Material de Engenharia. A exposição ficou patente ao público no varandim interior do Edifício Central do Instituto Superior Técnico, tendo sido a visita inaugural guiada pelo Chefe do Gabinete de Estudos Arqueológicos da Engenharia Militar, Tenente-Coronel de Engenharia José Paulo Ribeiro Berger.

A Cerimónia terminou com um momento musical proporcionado pela Banda Sinfónica do Exército e pela Tuna Académica do Instituto Superior Técnico.(Exército)

Seminário Segurança e Cidadania

ENTRADA LIVRE

Ministro da Defesa Nacional encerra Seminário sobre Pooling & Sharing, no IDN

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, presidiu, no dia 23 de Novembro, pelas 18 horas, à Sessão de Encerramento do Seminário Internacional O impacto da crise financeira na Defesa da Europa; Pooling & Sharing; Do Conceptual à Prática - Presente e Futuro, que teve lugar no Instituto da Defesa Nacional.

A realização deste Seminário resultou de uma iniciativa conjunta do IDN, da Eurodefense, da Direcção-Geral de Política de Defesa Nacional, da AIP e da EMPORDEF e teve por finalidade promover a reflexão, o debate e a partilha em torno dos novos conceitos cooperativos de Pooling & Sharing.(MDN)

Primeiro-Ministro preside à Abertura do Ano Lectivo 2011/2012 do IESM

Realizou-se no dia 23 de Novembro, pelas 9h00, a Abertura Solene do Ano Lectivo 2011/2012, no Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM). A Cerimónia foi presidida pelo Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, e contou com as presenças do Ministro da Defesa Nacional, José Pedro-Aguiar Branco, e do Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Araújo.

A Sessão teve início com a intervenção do director do IESM, Tenente-General António Carlos Mimoso e Carvalho, seguida de uma Lição Inaugural, conduzida pelo Major António Cordeiro de Menezes, sob o tema Guerra Subversiva e Contra-Subversão. O saber Português.

Dirigindo-se, pela primeira vez, às Forças Armadas portuguesas, o Primeiro-Ministro manifestou, na sua intervenção, um "profundo reconhecimento pelos relevantes e prestigiantes serviços" que "soldados, homens e mulheres, militares ou civis, prestam a Portugal" e relevou o papel do IESM enquanto "espaço de formação, de preparação e de reflexão sobre os assuntos da segurança e da Defesa". Saudou ainda a presença, naquele estabelecimento, de oficiais dos Países de Língua Portuguesa, acrescentando a intenção de "construir" com os mesmos "relações cada vez mais estreitas".

Sobre o caminho a seguir pelas Forças Armadas portuguesas, Pedro Passos Coelho referiu, como linhas orientadoras, a "transformação e reestruturação", o "desenvolvimento de uma visão de conjunto", a integração dos conceitos de segurança interna e externa" e o "aprofundamento da cooperação internacional".

Terminou a sua intervenção dirigindo algumas palavras de apreço aos ex-combatentes, cuja "dedicação", "sentido de dever" e "coragem" constituem "um exemplo para todos nós". (MDN)

Dia do Instituto Geográfico do Exército



22 de novembro de 2011

Base Aérea do Lumiar comemora 28 anos

Ponto um: na Base Aérea do Lumiar não se voa. A missão é outra. Falamos daquela que é a principal infra-estrutura de apoio logístico e administrativo dos vários órgãos da Força Aérea. Esta unidade conta com um efectivo aproximado de 130 militares e 45 civis, apoiando administrativamente um universo de quase 800 pessoas que prestam serviços nos órgãos aqui sedeados, desde a Banda de Música, Centro de Recrutamento e Direcção de Saúde.

Ponto dois: Sem o apoio desta base poucas no País conseguiriam voar. Dando apoio aos militares deslocados ou em trânsito na área de Lisboa, à Base do Lumiar compete-lhe a segurança interna e a defesa das instalações. O Centro Hospitalar Militar afigura-se como o principal complexo desta unidade.

Ora, se assim é, A BOLA foi visitar esta Unidade num dia especial. Precisamente no seu 28.º aniversário. O dia estava preparado ao pormenor, como qualquer missão militar exige, mas a chuva acabaria por obrigar a alterações. A pontualidade, essa, é sempre cumprida. Às 9.30 a celebração de uma missa em memória dos militares já falecidos. Seguiu-se o início da cerimónia militar, mas sem a habitual apresentação das Forças em Parada. O mau tempo levou a que a cerimónia fosse transferida para o principal auditório da unidade. Ás 11.45 horas o ponto alto do programa: honras militares a José Pinheiro, Chefe de Estado-Maior da Força Aérea, que preside as comemorações. Após a integração do Estandarte Nacional, chega a hora dos agradecimentos por parte do comandante da base, Salvador Oliveira, que, mais tarde, explicou, a A BOLA como a unidade supera os cortes orçamentais impostos pelo Governo.

«É um trabalho que vem sendo feito há dois anos. O lema foi fazer mais com menos. O principal ponto visava a modernização do espaço da unidade, desde a distribuição de água, alimentação eléctrica, reparação de fugas de água, de forma a cortar na despesa e a promover o nosso espírito empreendedor. E posso dizer que isso já se fez sentir nas contas deste ano», começou por dizer o comandante Salvador Oliveira, que gere a unidade desde 2008: «De todas as missões esta é que mais me enche de orgulho. A excelente equipa que tenho ajuda muito a minha tarefa. Neste momento podemos dizer que estamos bem. Conseguimos atingir uma situação estável, depois de todas as renovações aqui no Lumiar. Basta manter o trabalho que foi feito nos últimos anos».

A missão não está concluída e todos os dias surgem tarefas. Não só para o comandante como para todos os militares e civis. Sim, porque estes últimos também desempenham um papel importante. No dia do aniversário, além das medalhas de mérito militar, aeronáutico e comportamento exemplar, foram lembrados os funcionários que receberam o pergaminho comemorativo dos 25 anos ao serviço da Força Aérea. A chefe de mesa Germana de Jesus Pinheiro e a assistente Maria Celeste Afonso receberam a distinção em plena cerimónia. Um momento diferente de todos os outros que se destacaram pela lealdade, abnegação e competência. Sem traje oficial, com um sorriso contido, não conseguiam esconder a alegria do coroar de uma vida dedicada à Força Aérea. Mesmo sem nunca terem entrado num avião não deixam de ser peças importantes para o bom funcionamento da unidade. Tal como muitos militares que estão na Base do Lumiar. (A Bola)

EMGFA - Foto da Semana

ISAF - Entrega Material Escolar

NRP Côrte-Real completa 20 anos ao serviço da Marinha

A 22 de Novembro de 1991 A Fragata Côrte-Real era aumentada ao efectivo da Marinha

O NRP CORTE-REAL foi construído, em 1991, nos estaleiros HDW (Kiel, Alemanha), tendo sido o terceiro navio da classe "Vasco da Gama".

Foi aumentado ao efectivo em 22 de Novembro de 1991, tendo largado de Kiel em finais de Janeiro de 1992 para atracar pela primeira vez em território nacional no dia 1 de Fevereiro de 1992, no porto da Praia da Vitória na Ilha Terceira do Arquipélago dos Açores. (MGP)

Campanha de recolha de alimentos 2011

“Um alimento no valor de um simples euro fará a diferença” é este o mote da recolha de alimentos que a Marinha, através da Direcção de Apoio Social, está a realizar pelo terceiro ano consecutivo nas suas unidades. Os alimentos recolhidos serão entregues a uma Instituição de Solidariedade Social.

Para além da recolha de alimentos está também aberta a conta “Marinha Solidária”, com o NIB 0018 0003 2398 4693 0209 8, para depósitos em numerário, exclusivamente destinados a aquisição de alimentos.

Esta acção decorre até ao próximo dia 25 de Novembro
.

Em cada uma das duas anteriores edições foram recolhidos mais de 5.000 kg de alimentos, perfazendo um total superior às 10 toneladas.

Um pequeno gesto seu pode mudar a vida de alguém! (MGP)

21 de novembro de 2011

Exército : Curso de sargentos não era tão concorrido há 12 anos

Em doze anos, esta acção de formação teve o maior número de militares contratados a quererem ingressar no quadro permanente. E os candidatos admitem ir à procura de segurança financeira.

Concorreram ao 40º curso 1281 candidatos (1268 em 1999), para 133 vagas (90). No ano passado, houve 911 candidatos para 155 vagas. O curso de formação dura dois anos, o primeiro na Escola de Sargentos do Exército (ESE) e o segundo nas escolas práticas e de serviços. Os dados foram revelados na abertura solene do 40º curso. Na ocasião, por terem concluído o 36º curso do serviço de saúde e o 38º curso das diversas armas e serviços, entraram para os quadros do Exército, na categoria de sargento, um total de 146 militares.

"A vontade de servir a Nação, de desenvolver uma carreira e alcançar alguma estabilidade financeira" são as principais motivações dos candidatos, segundo disseram ao CM alguns sargentos que acabaram o curso.

Hélder Costa é um desses exemplos. "Nos tempos em que estamos, o Exército ainda é uma instituição que nos oferece uma garantia", sublinhou. Já Nuno Alves, a frequentar o 40º curso, admite procurar no Exército os meios para poder ter "alguma estabilidade familiar".

"Para este ano lectivo, apesar das rigorosas contingências orçamentais, estão adstritos novos desafios que pretendemos ultrapassar, desde logo a consolidação da restruturação do curso de formação de sargentos e o ajustamento curricular do próximo curso de promoção a sargento--chefe em Abril de 2012", referiu ao CM o comandante da ESE, coronel Alves Oliveira.

CONCURSO SÓ PARA MILITARES EM SERVIÇO

O concurso de admissão ao curso de sargentos é aberto a candidatos militares de ambos os sexos, na efectividade de serviço ou na reserva de disponibilidade, para as diversas Armas e Serviços do Exército – Infantaria, Artilharia, Cavalaria, Engenharia, Transmissões, Medicina, Farmácia, Veterinária, Administração Militar, Serviço de Material, Pessoal e Secretariado, Músicos e Clarins. O primeiro ano do 39º curso foi concluído com aproveitamento por 140 alunos, o que corresponde a 96 por cento de ingressos na escola. No último ano lectivo, 194 sargentos frequentaram os cursos de promoção a sargento--ajudante e 85 militares o curso de promoção a sargento-chefe, na Escola de Sargentos do Exército, nas Caldas da Rainha. (CM)

20 de novembro de 2011

Faróis abrem às quartas-feiras para visitas gratuitas

A partir de agora vários faróis da costa portuguesa vão poder ser visitados gratuitamente todas as quartas-feiras, sem que seja necessária marcação. A iniciativa partiu da Marinha Portuguesa, e tem por objetivo aproximar as pessoas da história daquelas "sentinelas" do mar.

Portugal possui um total de 50 faróis distribuídos por toda a costa continental e ilhas. Até agora, quem queria subir ao topo ou simplesmente conhecer o seu interior tinha de requisitar uma autorização prévia.

No entanto, a Marinha - Autoridade Marítima Nacional informou em comunicado que, desde 16 de Novembro, quando se comemorou o Dia Nacional do Mar, 30 faróis se encontram abertos ao público todas as quartas-feiras, das 14h às 17h.

Durante este período são realizadas três visitas guiadas pelos respetivos faroleiros, que ocorrem às 14h00, 15h00 e 16h00. O objetivo desta iniciativa é dar a conhecer a missão dos Faróis e as funções dos faroleiros, além de proporcionar ao público uma vista única sobre o mar a partir da Torre do Farol.

No Continente, os faróis abertos são: Montedor, Leça, Aveiro, Cabo Mondego, Penedo da Saudade, Cabo Carvoeiro, Berlenga, Cabo da Roca, Cabo Espichel, Sines, Cabo Sardão, Cabo de São Vicente, Ponta da Piedade, Ponta do Altar, Alfazina, Santa Maria e Vila Real de Santo António.

Na Madeira o público vai poder subir ao topo do Faril da Ponta do Pargo. E nos Açores estão abertos os Faróis de: Ferraria, Ponta do Cintrão, Arnel, Gonçalo Velho, Ponta da Garça, Contendas, Ponta da Barca, Carapacho, Ponta da Ilha, Ponta do Topo, Albarnaz e Lajes das Flores.

Quem preferir visitá-los noutro dia, pode continuar a fazê-lo, tendo, no entanto, de pedir uma autorização anteriormente.(BN)

Internet - Portal "Dos Veteranos da Guerra do Ultramar" em destaque no "Defesa Nacional"

O Portal UTW "Dos veteranos da Guerra do Ultramar" entra directamente para a coluna de blogues/sítios em destaque no "Defesa Nacional".

19 de novembro de 2011

COMEMORAÇÕES DO 93º ANIVERSÁRIO DO ARMISTÍCIO DA GRANDE GUERRA 1914-1918

Nos passados dias 10, 11 e 12 de Novembro, o Exército Português celebrou o 93º Aniversário do Armistício da Primeira Grande Guerra.

Em colaboração com a Liga dos Combatentes, decorreram as cerimónias comemorativas da efeméride, que visaram recordar e homenagear todos os militares portugueses que deram a sua vida em nome de Portugal.

Em Coimbra, Abrantes, Estremoz, Portalegre, Elvas e Tavira, o Exército associou-se às iniciativas dos Núcleos da Liga dos Combatentes, homenageando os seus antigos combatentes, com as tradicionais cerimónias eucarísticas e de Homenagem aos Mortos da Grande Guerra, nas quais tiveram também presentes as principais entidades civis e militares das referidas cidades. (Exército)

HOMENAGEM A TOMAZ ALCAIDE

Realizou-se no passado dia 12 de Novembro de 2011 a Cerimónia de Homenagem a Tomaz Alcaide, nome incontornável da cultura europeia do século XX, iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Estremoz, do Orfeão de Estremoz Tomaz Alcaide e do Provedor do Teatro de Sº Carlos, aos quais se associou, por convite, o Exército através do Regimento de Cavalaria Nº 3 e do Colégio Militar. Nesta cerimónia estiveram presentes, entre outras individualidades, o Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, o Exmo TGen Comandante da Instrução e Doutrina em representação do Exército, o Exmo Director do Colégio Militar e o Exmo Cmdt do Regimento de Cavalaria 3.

A cerimónia de Homenagem teve início na Igreja dos Congregados com a intervenção do Doutor Fernando Carvalho na leitura de um texto de Santo Agostinho, seguindo-se vários momentos musicais a cargo do Orfeão Tomaz Alcaide, do Orfeão do Colégio Militar e da Banda Municipal de Estremoz. Foram ainda recordadas várias passagens da vida de Tomaz Alcaide, através da intervenção do Sr Mário Moreau (amigo de Tomaz Alcaide). A cerimónia teve o seu ponto alto com a imposição, a título póstumo, da Medalha de Ouro de Mérito da Cidade de Estremoz a Tomaz Alcaide, entregue à viúva, Srª Asta Rose Alcaide. A encerrar a cerimónia, a viúva de Tomaz Alcaide proferiu algumas palavras de agradecimento, tendo de seguida sido transportadas as cinzas de Tomaz Alcaide para a base da escultura em sua honra, pela Guarda de Honra do Colégio Militar. A deposição das cinzas foi acompanhada com uma breve alocução do Padre Fernando que procedeu também à bênção do local. (Exército)

KFOR - Visita da Embaixadora de Portugal

No passado dia dia 12 de Novembro, o Contingente Português no Kosovo recebeu a visitada Sra. Embaixadora de Portugal na Bulgária, Dra Vera Maria Fernandes, simultaneamente, embaixadora não residente de Portugal para o Kosovo.

Durante a sua visita ao contingente português, a Sra. Embaixadora teve oportunidade de ser recebida com uma formatura geral, pelo contingente naional, assistir a um briefingue acerca da KTM e da situação geral no Kosovo, uma mostra de material e equipamento, que equipa a KTM (material português e húngaro), e duas demonstrações. A primeira, efectuada por militares húngaros, consistiu no operar de um VCP (Vehicle Check Point) enquanto a segunda constou de uma demonstração de CRC (Crowd and Riot Control), realizada por militares portugueses, antes do almoço convívio com todos os militares portugueses e húngaros.

Após o almoço a Sra. Embaixadora, acompanhada pelo Comandante da KTM, foi recebida pelo Comandante da KFOR, para apresentação de cumprimentos.

A visita foi concluída com a comemoração do S.Martinho e a realização do tradicional magusto. A esta visita associaram-se também a maioria dos portugueses, militares e civis, que trabalham e residem no Kosovo.(Emgfa)

18 de novembro de 2011

NRP Viana do Castelo já integra dispositivo naval

O novo «patrulha» Viana do Castelo já está totalmente integrado no dispositivo naval, depois de passar com sucesso as fases de teste e treino, anunciou hoje fonte da Marinha, à Lusa.

«A fase de Teste e de Treino Operacional terminou em 06 de outubro, tendo o navio sido dado como pronto», explicou Alexandre Santos Fernandes, porta-voz da Marinha.

Construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) por cerca de 50 milhões de euros, trata-se do primeiro de uma série de oito Navios de Patrulha Oceânica (NPO) encomendados pelo Ministério da Defesa ao construtor naval público. Diário Digital / Lusa

Município de Beja melhora rede viária rural com ajuda do exército

A Câmara Municipal de Beja está a melhorar os caminhos rurais com o apoio do exército. O município estabeleceu um protocolo de Cooperação com o Regimento de Engenharia Nº1 para beneficiação da rede viária rural nas freguesias de Baleizão e Quintos. O acordo prevê também a execução de caminhos florestais e melhoramento de aceiros no Perímetro Florestal de Cabeça Gorda e Salvada .


Neste momento no Perímetro Florestal de Cabeça Gorda e Salvada, estão em execução 3 km de caminhos e o melhoramento de aceiros com cerca de 6 m de largura numa extensão aproximada de 20 km. Já nas freguesias de Baleizão e Quintos, a Câmara anuncia os trabalhos de melhoramento da Rede Viária Rural, numa extensão de 16 km.


Ao todo são 39 Km de beneficiação rural e viária assegurada pelo Município com o apoio do Exército, explicou à Rádio Pax o vereador José Velez.


A Câmara frisa que o protocolo vem complementar o trabalho já realizado na beneficiação de caminhos rurais no concelho de Beja. (R.Pax)

17 de novembro de 2011

PSP e GNR vão ter o seu orçamento para 2012 reforçado

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, anunciou ontem à noite no Parlamento que PSP e GNR vão ter o seu orçamento para 2012 reforçado em, respectivamente, 695 milhões de euros (+7,7%) e 841 milhões (+4%). Já o SEF terá a redução de 12 dirigentes e o seu orçamento baixa de 87,7 para 84,4 milhões (-3,4%). A Protecção Civil também perde: passa de 130 para 127 milhões (-2,6%). O Governo anunciou um concurso para 550 novos elementos da PSP e outros 550 GNR. E disse que a redução de esquadras em Lisboa e Porto só ocorrerá com o acordo das autarquias. (CM)

Monumento aos Combatentes do Ultramar em S. Teotónio / Odemira

Em 7 de Novembro, o Núcleo da Liga dos Combatentes de S. Teotónio, com o apoio da Caixa Agrícola, a Junta de Freguesia de S. Teotónio, a Câmara de Odemira bem como de membros do Núcleo, reuniu os esforços necessários para que fosse possível erguer mais um Monumento referente à Guerra do Ultramar.

Presentes muitos combatentes e Presidentes de diferentes Núcleos da Liga da região e outras Associações, entre elas a de Fuzileiros.

Usaram da palavra na cerimónia o Presidente do Núcleo, o Presidente da Direcção Central da Liga, que se fez acompanhar do Secretário da Direcção da Liga e Coordenador do CEAMPS.

As forças vivas de S.Teotónio e muito público assistiram à cerimónia da inauguração do Monumento, obra de um Arquitecto natural de S. Teotónio.

Seguiu-se um alegre almoço convívio com a presença de dois alegres grupos, um coro e um musical, que abrilhantaram este momento. (LC)

23 de Novembro - I Ciclo de Conferências do Património, no Museu de Marinha

De acordo com o seu Plano de Acção Cultural para 2011 e no âmbito da divulgação do património cultural marítimo e da sua preservação, a Comissão Cultural de Marinha promove o I Ciclo de Conferências do Património, subordinado ao tema “Instrumentos Científicos nas Colecções Museológicas”, o qual decorrerá no Museu de Marinha, no próximo dia 23 de Novembro, das 0930 às 1700 horas.
O programa do evento é organizado pelo Museu de Marinha.
A entrada é livre.
(Marinha)

16 de novembro de 2011

Exposição "Apoiar a Investigação para Divulgar a Ciência"

Vai ser inaugurada hoje, 16 de Novembro, às 18h00, no Aquário Vasco da Gama a exposição "Apoiar a Investigação para Divulgar a Ciência", que tem como objetivo divulgar o apoio prestado à comunidade científica que se dedica à investigação da fauna aquática, contribuindo assim para o conhecimento público dos resultados dessa investigação.

Sabia que as alforrecas, as estrelas-do-mar ou os ouriços-do-mar podem contribuir para o avanço da medicina e dos produtos farmacêuticos?

Ou que o conhecimento da evolução pode trazer avanços importantes no estudo do desenvolvimento embrionário humano e na identificação das causas de muitas malformações?

O Aquário Vasco da Gama desafia os visitantes a descobrir estas e muitas outras curiosidades nesta exposição, a partir do dia 17 de Novembro, todos os dias das 10h00 às 18h00.

Os projetos de investigação que o Aquário Vasco da Gama tem vindo a apoiar são desenvolvidos nas seguintes instituições:
- Cooperativa Egas Moniz
- Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) - Unidade de Eco-etologia
- Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB)
- Laboratório Marítimo da Guia (Marinha)

Afeganistão e Kosovo consomem quase 60 por cento das verbas para missões no exterior

A participação portuguesa na missão da NATO no Afeganistão consome aproximadamente 40 por cento das verbas para Forças Nacionais Destacadas (FND) previstas na proposta de Orçamento do Estado para 2012, tendo 19,76 milhões de euros atribuídos.

Segundo um gráfico do ministério da Defesa, distribuído no Parlamento no âmbito da discussão orçamental, só a contribuição para a missão da ISAF, no Afeganistão, e para a missão da KFOR, no Kosovo - ambas da NATO -, é de quase 30 milhões de euros, de um total de 52 milhões para FND em 2012.

A participação na ISAF tem atribuída uma verba de 19,76 milhões de euros (38 por cento) e a KFOR de 9,88 milhões (19 por cento).

O Orçamento prevê ainda 6,76 milhões de euros (13 por cento) para a "Operação Atalanta", a missão da União Europeia de combate à pirataria.

Já o policiamento aéreo no Báltico, com aviões F-16 da Força Aérea Portuguesa, vai custar 4,16 milhões de euros (8 por cento).

A missão das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), onde Portugal tem tido desde 2006 várias Unidades de Engenharia do Exército, tem verbas previstas apenas para seis meses de 2012, com 3,12 milhões de euros (6 por cento).

Para a rubrica de "outras operações ou compromissos internacionais", o ministério da Defesa atribuiu 4,68 milhões de euros (9 por cento) e para a "Ocean Shield", a missão da NATO na Somália, onde Portugal só terá um oficial como chefe de Estado-Maior, uma verba de 1,04 milhões (2 por cento).

Para as "Immediate Response Forces" da NATO, Portugal tem uma verba disponível de 2,08 milhões de euros (4 por cento).

No que diz respeito à Cooperação Técnico-Militar (CTM) com os PALOP`s, o ministério da Defesa estima gastar 6,2 milhões de euros em 2012, sendo Angola o país que recebe mais militares portugueses (36).

Em Moçambique vão estar 32 militares portugueses, 21 irão para Timor-Leste, 5 para São Tomé e Príncipe, 4 para Cabo Verde e 2 para a Guiné-Bissau. (RTP)

16 de Novembro - Dia Nacional do Mar

Dia 16 de Novembro, assinala-se o Dia Nacional do Mar

Arranca o ano na Academia da Força Aérea

Assinalou-se ontem, numa sessão solene, na Base Aérea nº1 de Sintra, o arranque no ano lectivo 2011/2012 na Academia da Força Aérea, que tem também aí as suas instalações.

As aulas começaram no passado dia 3 de Novembro, mas só na tarde de ontem se assinalou a data de forma oficial, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Paulo Braga Lino.

Também presentes estiveram o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, o General José António de Magalhães Araújo Pinheiro, o Comandante da Academia, o Major-General José Manuel Pinheiro Serôdio Fernandes, o vice-chefe do Estado-Maior do Exército, o Tenente-General Fernando Paiva Monteiro, o Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada, o Vice-Almirante João da Cruz de Carvalho Abreu, além de Fernando Seara, presidente da Câmara Municipal de Sintra, onde as instalações referidas, junto com o Museu do Ar, têm lugar.

A Academia dá tanto formação militar como técnica e científica, com uma oferta que passa por vários mestrados (desde pilotos aviadores a engenheiros de aeronáutica, passando até por medicina), além de cursos politécnicos, que formam especialistas, como técnicos de material aéreo, de comunicações ou navegadores. Entre os diferentes graus de formação, nesta altura a Academia da Força Aérea serve de casa a 316 alunos, tendo entrado 54 novos estudantes para os quadros de formação no início deste ano lectivo, correspondendo aos melhores candidatos, de entre as várias centenas que se tentaram inscrever este ano. As médias de admissão foram bastante elevadas, e os testes e análises levadas a cabo no processo de admissão foram exaustivos, para garantir que apenas os melhores, os mais aplicados e os mais aptos reforçam os prestigiados quadros da Academia.

Dos esforços dos últimos anos resultaram vários projectos de investigação, com o PITVANT, o Projecto de Investigação e Tecnologias em Veículos Aéreos Não Tripulados, desenvolvido em colaboração com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Este veículo pode ter várias aplicações, desde militares a civis, como o apoio no combate a incêndios, sendo uma das bandeiras do trabalho desenvolvido no Centro de Investigação/Laboratório da Academia.

A cerimónia de ontem serviu ainda para entregar os espadins aos alunos que o ano passado terminaram os seus cursos, num gesto que simboliza a sua entrada nos quadros da Força Aérea. Oitenta e um novos oficiais foram agraciados com o símbolo que marca o final da sua formação, junto com os respectivos diplomas. Também doze prémios foram atribuídos aos estudantes, distinguindo o seu comportamento e aproveitamento exemplar, que o Comandante da Academia, o Major-General José Serôdio Fernandes a «felicitá-los calorosamente» e sob forte aplauso dos colegas.

A sessão solene, que começou com o hino da Força Aérea e terminou ao som do Hino Nacional, albergou ainda uma ‘aula’, ao cargo da Major Engenheira Electrotécnica Maria Nunes Bento, sobre os sistemas de posicionamento global, as suas origens, o seu estado actual e os rumos que devem e podem seguir no futuro.

Em conversa com A BOLA, o Major-General José Manuel Pinheiro Serôdio Fernandes, Comandante da Academia, que celebra hoje quatro anos à frente da instituição, deu conta do «orgulho» no trabalho dos seus alunos, que espera que se reflicta no resto das suas carreitas, e da satisfação pela forma como a cerimónia de ontem decorreu, tal como pelos elevados números de candidaturas.

«Infelizmente ficam todos os anos muitos candidatos de fora, mas atesta apenas ao prestígio da Academia, e interesse que desperta. Este ano o aluno admitido com nota mais baixa tinha 16 de média. Da mesma forma, o grau de financiamento externo que temos nesta altura, para os nossos projectos de investigação, reflectem o trabalho que aqui desenvolvemos, o que nos deixa muito orgulhosos», referiu.

O nome da Academia da Força Aérea já passou além-fronteiras, mais uma vez nota do prestígio atingido: «Vários militares franceses já cá estagiaram, e procuram-nos de forma regular, algo que mais uma vez serve de prova do trabalho que aqui levamos a cabo».

O responsável pela instituição realçou ainda o papel da Fundação Calouste Gulbenkian e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto como colaboradores, e escusou-se a falar sobre os recentes protestos e manifestações dos vários ramos militares, sobre as medidas de austeridade e formas escolhidas pelo Governo para combater a crise, «por este não ser o local nem a altura oportuna para tal». «De qualquer modo posso dizer que os cortes nos afectam a todos, e temos de nos adaptar a isso. O trabalho de investigação de que aqui falámos deve ser uma das apostas, e pode ser uma das soluções, em alturas como esta», terminou. (A bola)

Lajes: Força Aérea dos EUA empenhada em manter operações

A Força Aérea dos Estados Unidos está empenhada em manter as operações na base das Lajes, nos Açores, afirmou hoje a embaixada norte-americana em Lisboa, numa nota à imprensa.

«A Embaixada dos Estados Unidos reitera que a base das Lajes nos Açores é um local importante para garantir o acesso estratégico para os EUA e os seus parceiros da NATO, e a Força Aérea dos Estados Unidos está empenhada em manter as operações nas Lajes», lê-se na nota, divulgada na sequência de afirmações feitas hoje à tarde pelo secretário da Marinha norte-americano, Ray Mabus.

Mabus afirmou, num encontro com a imprensa em Lisboa, que os EUA «reconhecem o valor estratégico» das Lajes e que «não foi tomada qualquer decisão final», mas que «deixar completamente os Açores é uma das opções em consideração».Diário Digital / Lusa

15 de novembro de 2011

Vídeo da Fragata NRP D. Francisco de Almeida regresso a Lisboa



A Fragata NRP "D. Francisco de Almeida" regressa a Lisboa após cumprir missão contra-pirataria.

Regressou a Lisboa na manhã do dia 15 de Novembro o N.R.P. "D. Francisco de Almeida" que, após ter largado da Base Naval de Lisboa em 15 de Agosto integrou no período de 01 de Setembro e 30 de Outubro a Força Naval Permanente da NATO (SNMG1 ) na Operação Ocean Shield. Neste âmbito, recebeu a bordo o Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar-Branco, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Luís Evangelista Esteves de Araújo e pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante José Saldanha Lopes.

Marinha assinala Dia Nacional do Mar

Amanhã, dia 16 de Novembro, assinala-se o Dia Nacional do Mar e a Marinha comemora a efeméride com uma série de actividades ligadas ao mar.

As actividades, que pretendem destacar a importância do mar para o desenvolvimento nacional, são as seguintes:

- Abertura ao público gratuitamente do Museu de Marinha, do Aquário Vasco da Gama, do Planetário Calouste Gulbenkian e do Pólo Museológico do Farol do Cabo de S. Vicente e do Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão, em Faro.

- O Museu de Marinha e a sua “Oficina Viva de Modelismo”, irá desenvolver ainda as seguintes actividades:
• Pleno funcionamento da “Oficina Viva de Modelismo Náutico” com o 1º Curso de Modelismo Náutico a decorrer, com a construção dos veleiros de vela ligeira portugueses “Vouga”;
• Workshop de construção naval destinado a crianças, com pequenos modelos que as crianças poderão construir;
• Colocação do farol e ilha no lago junto ao Pavilhão das Galeotas, bem como embarcações rádio-comandadas que poderão ser “pilotadas” por todos, para assim haver uma interacção com o “Mar”;
• Exposição de modelos estáticos e rádio-comandados na Oficina Viva, despertando a atenção do que pode ser feito em termos de modelos emblemáticos, quer pela sua construção, dimensões e beleza, quer por se tratarem, na sua maioria, de embarcações típicas portuguesas.

- O Aquário Vasco da Gama irá inaugurar, às 18h00, uma exposição temporária intitulada "Aquário Vasco da Gama – Apoiar a Investigação para Divulgar a Ciência".


- Encontram-se ainda abertos ao público a título gratuito, das 14h00 às 17h00, os seguintes faróis:
Montedor, Leça, Aveiro, Cabo Mondego, Penedo da Saudade, Cabo Carvoeiro, Cabo S. Vicente, Cabo Carvoeiro, Cabo da Roca, Cabo Espichel, Alfanzina e Vila Real de Santo António, em Portugal continental, o Farol da Ponta do Pargo, na Madeira e os Faróis Gonçalo Velho (Ilha de Santa Maria), Arnel e Ferraria (Ilha de S. Miguel), Contendas (Ilha Terceira), Ponta da Barca (Ilha Graciosa), Ponta do Topo (Ilha de São Jorge) Ponta da Ilha (Ilha do Pico) e Albarnaz (Ilha das Flores), nos Açores.

- NRP Cuanza abre a visitas entre as 14h00 e as 16h30, no Cais do Marégrafo, em Leixões (os horários apresentados estão sujeitos a possíveis alterações e/ou cancelamento devido ao planeamento do navio).(Marinha)

Força Aérea Portuguesa - 20 dias de operação no Mediterrâneo

Realizou-se no passado dia 10 de Novembro a rotação dos elementos do Destacamento Aéreo que participa na Joint Operation Hermes Extension 2011, tendo já realizado duas missões de patrulhamento marítimo sobre as águas do Mediterrâneo.

A cooperação entre o Destacamento Aéreo e as autoridades europeias, aliada às capacidades do sistema de armas C-295M VIMAR, com tecnologia de ponta ao nível de comunicações e de sensores de reconhecimento e vigilância, tem permitido a recolha de dados essenciais para a operação, com vista à prevenção da imigração ilegal, sobretudo do Norte de África, e à repressão das redes criminosas que a facilitam com intuito lucrativo.

Em 20 dias de operação, o Destacamento Aéreo contabiliza cerca de 78 horas de voo e 12000 milhas náuticas percorridas, em 14 missões de Vigilância Marítima, na Joint Operation Hermes Extension 2011, desencadeada pela FRONTEX. (FAP)

C-295 de novo na Operação HERMES

Desde o passado dia 29 de Outubro, que a Força Aérea volta a participar na Operação Hermes Extention 2011, com o 6º destacamento do avião C-295M VIMAR.

Esta Operação foi desencadeada pela Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX), após as intervenções efectuadas em Fevereiro - Março e Junho - Julho deste ano.

A partir de Pantelleria, que uma aeronave C-295M VIMAR da Esquadra 502 executam missões de Vigilância Marítima, cujo objectivo é detectar, seguir e identificar alvos de interesse que tentem entrar na União Europeia de forma ilegal, a partir do Norte de África.

Esta Operação foi lançada a 20 de Fevereiro, na sequência de um pedido formal do Governo italiano, no sentido que a operação se destina­sse a ajudar a Itália a lidar com os fluxos migratórios, reais e potenciais, provenientes do Norte de África. Foram muitos os Estados­ Membros da UE que contribuíram com meios técnicos (equipamento naval e aéreo, entre outros) e pessoal especializado para essa operação.

Desde 29 de Outubro até ao dia 6 de Novembro, o C-295 já efectuou 9 missões com a totalidade de 46H e 35m. A participação da aeronave está prevista terminar a 25 de Novembro.

Nas missões de patrulhamento, segue sempre um elemento do SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. (EMGFA)

O Mar em conferência no Casino da Figueira da Foz

No âmbito das conferências dedicadas ao mar - "Ciclo Rotas de Futuro: Re...descobrir o mar" - a terceira conferência realiza-se no próximo dia 15 de Novembro, às 22h00, e tem como tema "O Uso do Mar", o orador principal é o Dr. Tiago Pitta e Cunha, contará com a participação especial do Contra-almirante Seabra de Melo.

Este ciclo de conferências, promovidas pela Marinha, o Casino da Figueira da Foz e a SIC Notícias, têm lugar no Casino uma vez por mês, até Junho de 2012.(Marinha)

Proposta do Governo tem 9 milhões de euros inscritos para modernizar aviões C-130

O ministro da Defesa disse hoje que estão previstos na proposta de Orçamento do Estado para 2012 cerca de 9 milhões de euros para avançar com o processo de modernização dos aviões C-130, da Força Aérea.

Durante o debate na especialidade do Orçamento para 2012 para o sector da Defesa, Aguiar-Branco referiu que esta verba está inscrita na proposta de lei do Governo.

Os Hércules C-130 aguardam pelo processo de modernização há largos meses, sendo obrigados a fazer recorrentes ajustamentos nos seus planos de voo devido a limitações nos sistemas de comunicação, que precisam de ser adaptados a normas europeias que estão em vigor. (LUSA)

Ministro da Defesa admite que helicópteros PUMA da Força Aérea poderão vir a ser utilizados pelo INEM

O ministro da Defesa admitiu hoje que os helicópteros PUMA, da Força Aérea, poderão vir a ser utilizados pelo INEM no transporte de doentes, caso se verifique que essa é uma solução mais rentável do que a actual.

Em declarações aos jornalistas no final do debate na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2012, José Pedro Aguiar-Branco afirmou que essa é uma matéria "em análise" e que poderá avançar se se "chegar à conclusão de que é melhor para o Estado português".

A questão da recuperação dos PUMA que estão para ser abatidos e sua utilização no transporte de doentes pelo INEM tinha sido levantada pelo deputado do PS Marcos Perestrello, durante a discussão no plenário. (LUSA)

14 de novembro de 2011

Fragata D. Francisco de Almeida, regressa da missão na Somália

O ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, visita na próxima terça-feira a fragata D. Francisco de Almeida, que regressa da Somália, onde esteve nos últimos dois meses ao serviço da NATO na missão «Ocean Shield», de combate à pirataria no Oceano Índico, noticia a Lusa.

A visita de Aguiar-Branco ocorre na manhã em que o navio da Marinha Portuguesa chega a Portugal, ao largo de Cascais.

O governante assistirá a um briefing sobre a participação portuguesa na missão da Aliança Atlântica, que decorreu entre o início de Setembro e o fim de Outubro.

A proposta do Governo do Orçamento de Estado para 2012 não prevê a continuação do país na missão «Ocean Shield», participando apenas na missão da União Europeia («Operação Atalanta»), também na zona da Somália.

Na missão de combate à pirataria no Índico, esteve também envolvido um avião P-3 Orion, da Força Aérea Portuguesa, que operou entre Abril e Junho de 2011.

Desde 2007, participaram na força naval da NATO 1183 militares portugueses.(TVI24)

Ministério não vai gastar qualquer verba com os programas dos helicópteros do Exército e dos blindados Pandur em 2012

A revelação foi apresentada durante a audição conjunta das comissões de Defesa e Finanças, onde Aguiar-Branco veio defender o seu orçamento.

O ministro confirmou a “recalendarização de alguns projectos da Lei de Programação Militar” (LPM), citando “dois projectos em vigor”: os NH90 e os VBR 8x8. “Em 2012 não se prevê ter nenhum encargo em relação a esses equipamentos”, disse. O ministro havia já dito no passado ser sua intenção renegociar alguns dos projectos e compromissos assumidos na LPM.

O governante confirmou ainda – após uma pergunta do socialista António Braga – que “é provável que aconteça a redução do número de horas” de voo dos pilotos da Força Aérea. “Não se pode gastar dinheiro que não se tem”, justificou.

António Braga havia levantado dúvidas sobre os valores previstos para a Força Aérea, pondo em risco a operacionalidade daquele ramo. Disse mesmo que as 12 mil horas de voo previstas, tendo em conta as verbas disponíveis, impediria a “certificação de jovens pilotos”, falando mesmo de uma “geração perdida de pilotos-aviadores”. (MDN)

13 de novembro de 2011

Guarda Nacional Republicana é membro da AQUAPOL

Após cerca de um ano e meio com o estatuto de obsevador, a Guarda Nacional Republicana foi, no final do passado mês de outubro de 2011, formalmente admitida como membro da AQUAPOL.

A AQUAPOL é uma associação de forças de polícia com competências nos domínios marítimo e fluvial, que conta com um forte apoio por parte da União Europeia, sendo financiada pela Comissão Europeia. Esta rede, que visa genericamente melhorar a cooperação entre as forças policiais europeias nos domínios referidos numa base prática e diária, promove a realização de operações conjuntas de controlo e fiscalização, a partilha de boas práticas, a troca de informações, a harmonização de procedimentos e a participação em projectos da União Europeia.

A representação da Guarda na AQUAPOL é assegurada pela sua Unidade de Controlo Costeiro. (GNR)

EMGFA - Foto da Semana

12 de novembro de 2011

DIA DO REGIMENTO DE ENGENHARIA Nº 1



Celebrou-se no dia 28 de Outubro de 2011 a cerimónia comemorativa dos 199 anos sobre a data da criação da primeira Unidade de Engenharia do Exército Português, o Batalhão de Artífices Engenheiros, do qual o Regimento de Engenharia Nº1 (RE1) é legítimo herdeiro.

A cerimónia foi presidida pelo Exmo Major-General Martins Ribeiro, Adjunto do Comandante das Forças Terrestres, tendo contado com a presença de várias entidades, militares e civis, que muito dignificaram este dia festivo para o RE1.

Após a receção dos convidados, no Salão Nobre do RE1, decorreu a cerimónia de homenagem aos mortos em defesa da Pátria, à qual se seguiram a cerimónia militar na Parada dos Sapadores Mineiros e a visita à exposição de atividades desenvolvidas pelo RE1.

No decorrer da cerimónia militar foi entregue a condecoração atribuída ao RE1, pelo Município de Setúbal, como reconhecimento pelo contributo deste Regimento para o desenvolvimento do concelho. (Exército)

RG2 VENCE O II TRIATLO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO “PORTAS DO MAR”

Realizou-se no passado dia 06 de Novembro, o II Triatlo Internacional da Associação “Portas do Mar”, em Ponta Delgada, evento que contou com a presença de atletas de renome internacional, tais como o Vice-Campeão de Espanha, Antón Ruanova, o Vice-Campeão de Espanha de Sub-23, André Carnevali e seis atletas do Top Ten nacional.

A prova que foi apadrinhada por Venceslau Fernandes, antigo Campeão Nacional de Ciclismo, e decorreu na zona da baixa de Ponta Delgada, tendo sido ganha na modalidade de equipas, pela equipa do Regimento de Guarnição Nº 2 (RG2).

Esta foi uma demonstração inequívoca das capacidades dos militares deste Regimento, não só em termos físicos mas principalmente no espírito de equipa demonstrados e serviu para, mais uma vez, elevar o nome do Exército e do RG2 no seio da população civil, que acorreu em grande número para assistir ao evento.

A equipa vencedora foi composta pelos seguintes militares

- 2Sar Art André Lima, na modalidade de ciclismo;

- 2Cab RC Brian Medeiros, na modalidade de corrida;

- Daniel Viegas na modalidade de natação. (Exército)

IESM - Cerimónia de abertura solene do ano lectivo 2011/2012

“O Instituto de Estudos Superiores Militares vai realizar no dia 23 de novembro de 2011, pelas 09h00, a cerimónia de abertura solene do ano lectivo 2011/2012. A cerimónia será presidida por Sua Excelência o Primeiro-Ministro, Dr. Pedro Passos Coelho.

A cerimónia contará com uma lição inaugural subordinada ao tema “Guerra Subversiva e Contra-Subversão. O saber Português.” proferida pelo Major António Menezes, assim como a intervenção do Exmo. TGEN Diretor, António Carlos Mimoso e Carvalho, de Sua Excelência o General Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Luís Esteves de Araújo e de Sua Excelência o Primeiro-Ministro, Dr. Pedro Passos Coelho.

No átrio do Anfiteatro constará uma exposição das obras que o IESM publicou, individualmente ou em parceria.

A cerimónia contará ainda com a assinatura do Livro de Honra por Sua Excelência o Primeiro-Ministro, na Sala do Conselho Escolar deste Instituto.” (IESM)

MDN preside às Cerimónias de 93º Aniversário do Dia do Armistício,88º Aniversário da Liga dos Combatentes e 37º Aniversário do Fim da Guerra Ultramar

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, presidiu às Cerimónias de Aniversário do Dia do Armistício, da Liga dos Combatentes e do Fim da Guerra do Ultramar, que se realizaram hoje, dia 11 de Novembro, junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Belém.

Do programa, onde também estiveram presentes o Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Luís Araújo, o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Paulo Braga Lino, e outras entidades civis e militares, portuguesas e estrangeiras, foram proferidas alocuções alusivas ao acto pelo Tenente General Chito Rodrigues, Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente General Newton Parreira, Comandante Geral da GNR e pelo Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco.


No prosseguimento da cerimónia, em honra aos mortos em campanha, iniciado por uma invocação religiosa, seguido de deposição de coroas de flores e dos toques alusivos.
A cerimónia terminou com o desfile da Força constituída por pelotões dos três ramos das Forças Armadas. (MDN)

Grupo de Intervenção Cinotecnico da Guarda Nacional Republicana

O Grupo de Intervenção Cinotecnico, da Unidade de Intervenção, tem como missão colocar ao serviço de Portugal e dos portugueses binómios (homem/cão) para o cumprimento de diversas missões.

Neste sentido, os binómios estão preparados para actuar em acções de Manutenção da Ordem e Intervenção Táctica; detectar de odores químicos, papel-moeda, explosivos e armas; detecção de policarbonato (CD e DVD), estupefacientes e agentes incendiários, e no caso de binómios pisteiros detectar o odor Humano, actuar em busca e salvamento, detectar vestígios biológicos e de cadáveres. Por abranger áreas tão distintas como o uso da força, o apoio à investigação criminal, o salvamento de vidas humanas ou o combate à imigração ilegal, nas fronteiras da UE (Espanha, Grécia e Hungria), o Grupo de Intervenção Cinotecnico foi abordado numa reportagem exclusiva para o Jornal Expresso e que pode ser visualizada através do link: http://www.expresso.pt/gic-k9 (GNR)

11 de novembro de 2011

Museu do Combatente - Novo espaço dedicado às missões nacionais e internacionais da GNR

Abre hoje ao público um espaço dedicado às missões nacionais e internacionais de cooperação e paz em que participaram militares da Guarda Nacional Republicana.

Situado no Museu do Combatente – Forte do Bom Sucesso, junto à Torre de Belém, coordenado pela Liga dos Combatentes, está integrado no espaço dedicado a todos os portugueses que combateram durante as duas guerras mundiais e na guerra colonial. Aqui retrata-se a história das missões nacionais e internacionais da GNR, e está patente uma exposição com diversos elementos identificativos da história da GNR, como por exemplo, fotografias, guiões dos Subagrupamentos Alfa (Iraque) e Bravo (Timor), uma boina da ONU e outra da EUROGENDFOR.

Também, neste local são homenageados dois militares da GNR que perderam a vida em duas missões das Nações Unidas: o capitão Álvaro Costa (1998), na missão MONUA, Costa do Marfim; o sargento-ajudante Hermenegildo Marques (2010) na missão da UNMIT, Timor-Leste. Até à data a Guarda Nacional Republicana já participou em diversas missões internacionais sendo, no entanto, a sua presença no Iraque e a de Timor-Leste, onde ainda se mantém, aquelas onde a sua participação teve maior impacto. Este local poderá ser visitado de segunda a sexta-feira das 10:00 às 18:00 horas; para visitas guiadas ao monumento e acervo museológico, que decorrem das 10:00 às 17:00 horas, deverá ser efectuada uma marcação prévia. (GNR)

10 de novembro de 2011

INEM é a instituição em que os portugueses mais confiam

Os portugueses demonstram um elevado nível de confiança nas instituições de emergência e socorro e proteção civil, com os bombeiros, INEM e Cruz Vermelha a liderarem a lista, segundo um estudo da Universidade de Coimbra.

Os portugueses demonstram um elevado nível de confiança nas instituições de emergência e socorro e proteção civil, com os bombeiros, INEM e Cruz Vermelha a liderarem a lista, segundo um estudo da Universidade de Coimbra.

Numa escala de 1 a 5, todas as instituições ultrapassam o nível médio de confiança da população portuguesa, com destaque para os bombeiros (4,19), Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) (4,11) e Cruz Vermelha (3,96), refere o estudo efectuado pelo Observatório do Risco do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, a que a Lusa teve acesso.

Segundo o estudo realizado no âmbito de um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, as forças policiais, GNR e PSP, surgem logo a seguir (3,66), seguidas da proteção civil (3,65) e das autoridades locais, juntas de freguesia (3,32) e câmaras municipais (3,22).

Segundo o mesmo documento, a população portuguesa demonstra ter conhecimento dos avisos meteorológicos e dos alertas da proteção civil, "dois indicadores sólidos de uma preocupação geral quanto aos perigos e às suas consequências".

Alertas do IM e da Protecção Civil



Os resultados da investigação mostram igualmente que 69.6% dos inquiridos conhecem os avisos do Instituto de Meteorologia, 40.5% consultam os alertas da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e apenas 20.1% têm conhecimento dos alertas do Serviço Municipal de Protecção Civil.

Entre os que garantem conhecer os avisos meteorológicos e os alertas da proteção civil, 63,4% ativam estratégias de autoproteção após os alertas da ANPC e 50% fazem-no para os avisos do IM.

"Os mais jovens, os com maior nível de instrução e os que habitam em habitações com melhores condições são os que declaram maiores níveis de conhecimento dos alertas", refere o documento.

Como resposta a eventuais situações de emergência, a maioria dos portugueses tem em casa um estojo de primeiros socorros, 65,8 por
cento, enquanto que 41,4% admitem ter comida de reserva e 35,2% água de reserva em casa.

87,6% dos portugueses conhecem 112



Relativamente às medidas preventivas adotadas para enfrentar uma situação de emergência, 87,6% dos portugueses revelam ter conhecimento telefone nacional de emergência, 63,9% têm conhecimento do telefone dos bombeiros e 58,6% sabem qual é o número de telefone das forças policiais.

Pelo contrário, apenas 19,3% conhecem o telefone da polícia municipal, 9,4% admitem ter um curso de socorrismo e 8,2% estabeleceram um ponto de encontro da família no caso de ocorrer uma catástrofe.

O mesmo estudo indica que 14,4% dos inquiridos, 180 pessoas, já foram afetadas por acontecimentos extremos que causaram danos ou perdas.

Entre estes 180 indivíduos, 24,3% (44 pessoas) apontaram as cheias e inundações como o acidente que mais as afetou, seguindo-se os acidentes de viação, com 22,3% (40), as tempestades, trovoadas e chuvas intensas, com 18,1% (33) e os incêndios florestais, com 11% (20).

Mais de metade das pessoas garantiu não ter recebido qualquer tipo de ajuda após os acidentes, 66%, mas dos 23,4% que garantem ter sido ajudados, 63% apontam os bombeiros como o recurso mais fiel, seguidos dos vizinhos (47,4%).

Numa escala de 1 a 5, a maioria dos inquiridos entende que as entidades competentes devem impedir as pessoas de construírem habitações em sítios perigosos mesmo que os terrenos sejam delas (4,20) e que cabe ao Estado tomar medidas preventivas das catástrofes, ainda que isso implique um aumento dos impostos (3,22).

Este inquérito foi realizado entre setembro e outubro de 2008 num universo de 1.200 inquiridos e apresenta uma margem de erro de três por cento. (Expresso)