6 de abril de 2012

EXERCÍCIO “PRIOLO 121” DA ZONA MILITAR DOS AÇORES

No âmbito do programa de Treino Operacional para o ano de 2012, o Regimento de Guarnição Nº 2 (RG2) da Zona Militar dos Açores (ZMA) realizou durante o período de 26 a 30 de Março de 2012, o Exercício “PRIOLO 121”, com a finalidade de praticar o planeamento e execução de tarefas no âmbito de uma Operação de Estabilização, tendo em conta o conceito de Three Block War.

Para o efeito, foi criado um cenário, em que, decorrente de um conflito entre a comunidade internacional e um país radical, este infiltrou um grupo de 20 elementos na ilha de São Miguel, com a intenção de realizar acções de desestabilização e dificultar a passagem de forças pela Zona de Comunicações do Teatro de Guerra.

Com base neste cenário, foram criados incidentes que visaram o aumento gradual da escalada da violência, permitindo o treino dos elementos de reconhecimento e mais tarde das restantes forças, culminando em acções com a população.

O 2º Batalhão de Infantaria (2BI/RG2) recebeu a missão de garantir uma passagem segura às forças multinacionais que passassem no Arquipélago dos Açores, tendo o Comandante da Força, definido como tarefas chave “identificar a localização do In, influenciar as suas actividades e garantir um ambiente seguro e estável, bem como liberdade de movimentos às forças da comunidade internacional”.

Por sua vez, a Bateria de Artilharia Antiaérea (BtrAAA/RG2) elaborou o planeamento da defesa antiaérea da Ilha de São Miguel, de forma a proteger as forças contra aeronaves voando a baixa e muita baixa altitude.

O exercício contou com participação de 185 militares, do 2BI e BtrAAA do RG2/ZMA.(Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.