5 de abril de 2012

Marinha participa nas Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

A Marinha participa nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, assinalado a 18 de abril com a temática “Do Património Mundial ao Património Local – proteger e gerir a mudança”, através da realização de várias atividades de índole cultural e da abertura gratuita ao público dos seus organismos culturais.

O tema proposto para este ano – “Do Património Mundial ao Património Local: proteger e gerir a mudança” - assinala o 40º aniversário da Convenção para a Proteção do Património Mundial, Cultural e Natural da UNESCO. Para assinalar a efeméride, a Marinha, para além de facultar, no dia 18 de abril, várias visitas guiadas e/ou entradas gratuitas no Museu de Marinha, na Sala Museu do Fuzileiro, na Fragata D. Fernando II e Glória, no Aquário Vasco da Gama, na Biblioteca Central de Marinha e no seu Arquivo Histórico, disponibiliza ao público visitas guiadas a faróis.

O Museu de Marinha, no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, estará aberto gratuitamente ao público das 09h30 às 17h00 e proporcionará uma visita guiada aos seus visitantes que terá início às 14h00. Após a visita guiada, por volta das 15h30, será palco o Pavilhão das Galeotas para um Concerto do Quinteto de Sopros da Banda da Armada, também de entrada livre.

No dia 18 de abril, a Sala Museu do Fuzileiro, localizada na Escola de Fuzileiros em Vale do Zebro, também terá entrada livre para quem a quiser visitar. O horário de abertura é das 09h30 às 12h00 e das 13h30 às 16h00.

A Fragata D. Fernando II e Glória que se encontra em Cacilhas, para além de abrir gratuitamente ao público das 10h00 às 16h30 no dia 18 de abril, realizará duas visitas guiadas seguidas de uma palestra onde se abordará a vida a bordo dos navios nos séculos XVIII e XIX. Para as visitas guiadas é necessário efetuar inscrição prévia (Comandante Rocha e Abreu tlm. 919 985 190 ou rocha.abreu@marinha.pt).

O Aquário Vasco da Gama também se associa à efeméride e realiza nesse dia uma visita guiada com entrada gratuita que terá início às 10h30 e que terminará às 12h00. É necessária inscrição prévia através do número 214 196 336 ou do email aquariovgama@mail.telepac.pt (Dra. Paula Leandro).

Em Belém, a Biblioteca Central de Marinha apresentará uma exposição bibliográfica e documental que terá visitas guiadas, com início às 10h00, às 11h00, às 14h00 e às 15h00, no dia 18 de abril. Na Cordoaria Nacional, na Junqueira, o Arquivo Histórico da Marinha também proporcionará, nesse dia, visitas guiadas à exposição documental, que terão início às 10h30 e às 14h30.

Quanto aos Faróis de Portugal Continental, Açores e Madeira que nesse dia disponibilizam visitas guiadas, com início às 14h00, às 15h00 e às 16h00 (sem necessidade de marcação prévia), conforme lista que se segue: Farol de Montedor, Farol de Leça da Palmeira, Farol de Aveiro, Farol do Cabo Mondego (Quiaios), Farol do Penedo da Saudade (São Pedro de Moel), Farol do Cabo Carvoeiro (Peniche), Farol do Cabo da Roca (Cascais), Farol do Cabo Espichel (Azóia), Farol do Cabo de São Vicente (Vila do Bispo), Farol da Alfanzina (Carvoeiro), Farol do Cabo de Santa Maria (Ilha Culatra), Farol de Vila Real de Santo António, Farol da Ferraria (Açores - São Miguel), Farol do Arnel (Açores - São Miguel), Farol de Gonçalo Velho (Açores - Santa Maria), Farol das Contendas (Açores – Terceira), Farol da Ponta da Barca (Açores – Graciosa), Farol da Ponta da Ilha (Açores – Pico), Farol da Ponta do Topo (Açores - São Jorge) e Farol do Albarnaz (Açores – Flores). (M.G.P)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.