24 de novembro de 2012

CEMGFA Visita o SHAPE

O CEMGFA, General Luis Araújo, deslocou-se a MONS - Bélgica, entre os dias 15 e 17 de novembro, para visitar o SHAPE (Supreme Headquarters Allied Powers Europe).


Durante a sua visita, o General CEMGFA encontrou-se com o SACEUR (Supreme Allied Commander Europe), o Almirante James Stavridis.

Teve oportunidade de realizar ainda uma visita ao Comprehensive Crisis & Operations Management Centre e de participar numa mesa redonda onde foram abordados vários assuntos relacionados com a visita.

O SHAPE foi criado em abril de 1951 em Rocquencourt - França, como parte de um esforço para estabelecer um sistema integrado e eficaz das forças militares da OTAN. Em 1967, após a retirada da França da estrutura integrada da OTAN, o SHAPE foi transferida para Casteau, Mons na Bélgica.

Em 1990 com a Declaração de Londres, foi criado um ponto decisivo de viragem na história da Aliança que levou, em novembro de 1991, à adoção de um novo conceito estratégico. Como resultado, a estrutura da OTAN foi reduzida de 78 para 20 sedes com dois Comandos Estratégicos, um para o Atlântico e um para a Europa, com três Comandantes Regionais sob o comando do Comandante Supremo Aliado do Atlântico (SACLANT) e dois sob o comando do Comandante Supremo Aliado na Europa (SACEUR).

Durante a Cimeira de Praga em 2002, a estrutura de comando da OTAN foi novamente reorganizada com o principal objetivo de a tornar mais reduzida e mais eficiente. O ex-Comando Aliado na Europa (ACE) tornou-se o Comando Aliado para as Operações (ACO).

O Supreme Headquarters Allied Powers Europe (SHAPE), tornou-se responsável por todas as operações da Aliança. (EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.