21 de novembro de 2012

PORTUGAL MANTÉM PARTICIPAÇÃO NO COMBATE À PIRATARIA NO ÍNDICO EM 2013

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, confirmou, em Bruxelas, durante uma reunião com Ministros da Defesa da União Europeia que Portugal deverá manter, em 2013, a sua participação na operação Atalanta de combate à pirataria ao largo da Somália, por se tratar de uma missão «muito importante».
Aguiar-Branco relembrou que depois de se ter verificado um corte na participação portuguesa em missões internacionais - entre 2011 e 2012, em cerca de 30% - para 2013 não está prevista qualquer redução, antes «um ligeiro ajuste para cima, de cerca de dois milhões de euros».
Esta decisão serve para «salvaguardar uma eventual participação portuguesa no quadro das Nações Unidas», já que, actualmente, as Forças Armadas portuguesas participam em missões da NATO e da UE, mas deixaram de estar envolvidas em missões da ONU, designadamente, em Timor-Leste.
O Ministro da Defesa Nacional afirmou ainda que o País «deve estar presente nas três plataformas nas quais as missões internacionais se devem desenvolver».(MDN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.