30 de janeiro de 2013

Arte Militar - C-130 Hercules

C-130 Hércules
Quadro da autoria de Carlos De Vasconcelos Tavares

29 de janeiro de 2013

Marinha conquista prémio de melhor gestão de risco

Realizou-se em 24 de Janeiro, no hotel Sana de Lisboa, o Bright Challenge 2013, competição nacional de gestão de projectos, na qual a Marinha concorreu com duas equipas multidisciplinares, com elementos do Estado-Maior da Armada e dos Sectores do Material e das Tecnologias da Informação, tendo conquistado o prémio de melhor gestão de risco.

No total participaram 26 equipas e mais de 100 concorrentes, oriundos das maiores empresas nacionais, como é o caso da PT, EDP, SONAE, Jerónimo Martins, IMPRESA, SIBS, Montepio, entre outras.

Num ambiente de grande competição, jogado durante mais de 6 horas no SIMULTRAIN - considerado um dos simuladores de gestão de projetos mais sofisticados do mundo -, uma das equipas da Marinha esteve na liderança até 15 segundos do fim, tendo apenas sido ultrapassada, nesse período, pela IMPRESA, que foi a vencedora final.

Ainda assim, e entre as cinco categorias principais em jogo – custo, prazo, qualidade, risco e motivação – coube à Marinha o prémio de melhor gestão de risco.

Para além do 2º lugar geral, a Marinha assegurou ainda um 5º lugar, acabando por colocar as suas duas equipas no Top 5 desta competição nacional.

Mais importante que as classificações, foi a experiência muito positiva para a Marinha, que permitiu uma partilha de experiências na área da gestão de projetos com empresas de referência, incrementando os conhecimentos nesta importante vertente da gestão, em prol duma Marinha cada vez mais moderna, eficiente e eficaz, ao serviço de Portugal.(MGP)

28 de janeiro de 2013

VISITA AO MUSEU MILITAR DE LISBOA

No passado dia 24 de Janeiro, o Museu Militar de Lisboa recebeu a visita de S.Exª o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Dr Paulo Braga Lino, e de S.Exª o Secretário de Estado da Cultura, Dr Jorge Barreto Xavier.

A visita dos dois membros do Governo centrou-se na Sala da 1ª Grande Guerra, espaço nobre do Museu Militar de Lisboa, designadamente na observação das telas do Mestre Adriano Sousa Lopes, tendo por objectivo fazer um levantamento, inicial, das acções a realizar para o lançamento dos trabalhos de conservação e restauro das obras expostas. (Exército)

27 de janeiro de 2013

MINISTRO DA DEFESA ENALTECE CORAGEM, EXEMPLO E CAMARADAGEM DE JAIME NEVES


O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, enalteceu os valores de coragem, exemplo e camaradagem transmitidos pelo militar Jaime Neves - falecido em Lisboa, devido a problemas respiratórios -, salientando que a sua memória merece «o maior respeito» dos portugueses.

«É uma figura que marca decididamente períodos importantes da nossa história, antes e depois do 25 de Abril», afirmou o Ministro da Defesa Nacional, em declarações a uma agência de informação, acrescentando que o nome de Jaime Neves está associado a valores próprios de um comando militar, «de que aliás era uma referência».

Aguiar-Branco lembrou ainda que Jaime Neves marcou importantes períodos da história do País, quer antes do 25 de Abril de 1974, com o seu desempenho como militar, quer depois da revolução dos cravos, no processo que levou à consagração da democracia em Portugal.(MDN)

Jaime Neves (28/05/1936 - 27/01/2013)


O Blogue "Defesa Nacional", não podia de deixar de prestar a sua sentida homenagem ao Major-General "Comando" Jaime Neves, e de enviar, desde já, sentidas condolências à família enlutada .

Que Descanse em Paz !

25 de janeiro de 2013

APOIO À POPULAÇÃO DE POMBAL

O Exército tem em curso uma operação militar de apoio de emergência a populações da região de Pombal, distrito de Leiria, designadamente com a disponibilização de 12 geradores eléctricos (8 de 100 KVa, 1 de 130 KVa e 3 de 250 KVa), tendo em vista colmatar as faltas de energia eléctrica existentes na região.
Estes equipamentos, com peso a rondar as 24 toneladas, possibilitam a alimentação de aproximadamente 800 habitações, em condições de consumo reduzido, fazendo parte dos meios existentes, em reserva, no Depósito Geral de Material do Exército.

O movimento dos referidos equipamentos ocorreu na madrugada do dia 23 de Janeiro pelas 01h15, chegando ao local solicitado às 04h15, começou a ser instalado às 10h00 do mesmo dia.

Esta operação envolve, neste momento, um total de 13 viaturas (4 motos, 3 viaturas ligeiras, 2 viaturas pesadas e 4 viaturas especiais) e 24 militares (1 oficial, 3 sargentos e 20 praças), do Regimento de Lanceiros 2 (escolta e segurança da coluna), Regimento de Transportes (viaturas de transporte e monta cargas), Centro Militar de Eletrónica (instalação e operação dos equipamentos).

Este apoio é a resposta do Exército à solicitação da Autoridade Nacional de Proteção Civil, a pedido da EDP, realizada em 22 de Janeiro pelas 21h30 através do Estado-Maior General das Forças Armadas, refletindo a capacidade de resposta e a disponibilidade permanente do Exército para apoio à população civil, colocando os seus meios humanos e materiais ao serviço dos Portugueses.

Em 231730JAN13 já estavam em operação 5 geradores estando a segurança do material a cargo do Regimento de Artilharia Nº 4, que deslocou para o local 42 militares (2 oficiais, 5 Sargentos e 35 praças). (Exército)

Visita do Chefe do Estado-Maior General de Timor-Leste à Marinha

O Chefe do Estado-Maior General das FALINTIL - Forças de Defesa de Timor-Leste, Major-general Lere Anan Timur, visitou hoje a Marinha Portuguesa no âmbito da sua deslocação a Portugal. Foi recebido na Base Naval de Lisboa – Alfeite pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante José Saldanha Lopes.

Do programa da visita constou um briefing sobre a Marinha Portuguesa a bordo da fragata D. Francisco de Almeida, seguindo-se a visita ao navio, finda esta parte dirigiram-se ao Comando do Corpo de Fuzileiros onde foi feita uma apresentação sobre os Fuzileiros e observação do Dispositivo Estático.

Anan Timur referiu ser esta visita uma oportunidade “para reforçar os laços de amizade e históricos já existentes”. Reforçando a importância do apoio das Forças Armadas Portuguesas a Timor-Leste.(M.G.P)

24 de janeiro de 2013

Regresso do Serviço Militar Obrigatório nas mãos de Passos Coelho

Pedro Passos Coelho tem nas mãos uma proposta insólita: o regresso do Serviço Militar Obrigatório (SMO).

Esta é uma das sugestões que consta do relatório da conferência Pensar o Futuro, organizada por Sofia Galvão, e que hoje foi entregue ao primeiro-ministro, em S. Bento. A justificação para o regresso do SMO é clara: «por força da necessidade de contenção de custos, prioritária em conjunturas de crise, mas também como instrumento definidor de cidadania».

Por sinal, em Portugal o SMO acabou por pressão política da JSD, liderada por Passos Coelho, que fez desta questão uma das suas principais bandeiras políticas.

Este domingo, a Áustria pronunciou-se, em referendo, pela manutenção do SMO.

(SOL)

Exército disponibiliza geradores para fornecer energia eléctrica a Leiria e Pombal

O Exército disponibilizou 15 geradores para abastecer de energia eléctrica algumas localidades dos concelhos de Leiria e de Pombal, duas das zonas do país afectadas pelo mau tempo que se registou no último fim-de-semana, avançou a autarquia de Leiria em comunicado.

Num comunicado enviado nesta quarta-feira, a Câmara de Leiria afirma que o município foi afectado por cortes no abastecimento de energia eléctrica e de água nos últimos dias, provocados pela queda de postes de eletricidade e de árvores, depois do vento forte que se registou no fim-de-semana. Devido à falta de electricidade e de água, os agrupamentos de escolas Rainha Santa Isabel, de Colmeias e de Marrazes encerraram na terça-feira 17 estabelecimentos de ensino, tendo ainda ficado encerrado o Colégio Dr. Luís Pereira da Costa, na freguesia de Monte Redondo. Segundo a autarquia, perto de 2300 alunos foram afectados.

A Câmara de Leiria indica que as escolas do concelho “já estão a funcionar hoje [quarta-feira], com normalidade”, mas informou que “as freguesias de Monte Redondo e Coimbrão, bem como dois terços da povoação de Conqueiros, na freguesia de Souto da Carpalhosa”, continuavam nesta quarta-feira sem energia eléctrica. Citando António Vaz, gestor de área da EDP, a autarquia avança que a situação nestas freguesias deverá ficar resolvida até ao final do dia. O mesmo responsável admitiu que ainda há “casos pontuais de falta de luz” em habitações e empresas que estão a ser resolvidas.

Na terça-feira, o presidente da Câmara de Pombal, Narciso Ferreira Mota, criticou a “profunda impreparação” da EDP para “acudir a situações de emergência social” como a que se registou no fim-de-semana devido ao mau tempo. O autarca social-democrata considera que a EDP “perdeu a capacidade de resposta às necessidades de abastecimento em tempo de crise” e levanta a dúvida sobre “como corresponderá para providenciar o abastecimento energético em caso de crise mais grave”.

O comandante operacional distrital de operações de socorro de Leiria, Sérgio Gomes, disse nesta quarta-feira à Lusa que “Pombal é o concelho no distrito [de Leiria], ao nível do abastecimento de energia eléctrica, que causa maior preocupação” e que “os concelhos do Norte do distrito são os mais afectados pelos cortes no abastecimento de água”.

Sérgio Gomes indicou que é ainda “muito difícil avançar com uma previsão para o restabelecimento da energia eléctrica e de água no distrito, uma vez que ainda estão e ainda vão ser, com certeza, reportados casos relacionados com o mau tempo”. (Público)

Explosão de granada fere dois pára-quedistas em Tancos

Uma granada de mão deflagrou nesta quinta-feira durante uma acção de instrução na Escola de Tropas Pára-Quedistas no Polígono de Tancos, em Vila Nova da Barquinha, causando ferimentos a dois militares, um deles com maior gravidade.

Em declarações à agência Lusa, o porta-voz do Exército, tenente-coronel Jorge Pedro, referiu que a explosão ocorreu às 14h30 naquele concelho do distrito de Santarém, durante uma acção de instrução, tendo o ferido mais grave ficado com ferimentos num dos dedos de uma mão.

"O comandante de pelotão, um alferes de 24 anos, foi o militar que ficou com maiores sequelas após a deflagração de uma granada de mão de instrução que estava a manusear. Os ferimentos são numa das mãos, nomeadamente num dos dedos, e está em observações no Hospital de Abrantes, não inspirando cuidados de maior", informou.

O porta-voz do Exército disse ainda que também um soldado instruendo foi transportado para aquela unidade hospitalar, com uma "pequena escoriação na face", tendo tido alta médica imediata.

Os feridos foram transportados para o Hospital de Abrantes pelos Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha. (Público)

23 de janeiro de 2013

F-16 sofre acidente na aterragem em Monte Real

Um F-16 da Força Aérea Portuguesa sofreu nesta quarta-feira um acidente quando aterrava na base de Monte Real.

O trem de aterragem principal do avião bi-lugar cedeu parcialmente, como confirmou a Força Aérea ao TVI24.pt, informando também que não houve qualquer ferimento a registar.

O F-16 ficou com danos no trem de aterragem e num dos depósitos e vão agora ser investigadas as causas do incidente, bem como eventuais outras consequências para um avião que inclui muita tecnologia.(TVI)

22 de janeiro de 2013

Frota C-130 alcança as 70 501 horas de voo


A Esquadra 501 "Bisontes" assinalou, no dia 21 de Janeiro, na Base Aérea Nº 6 (BA6) - Montijo - a passagem das 70 501 horas de voo com uma pintura alusiva à marca alcançada.

Militares da BA6, elementos desta esquadra de voo e convidados, marcaram presença no evento, que contou com uma apresentação sobre a Esquadra 501 e sobre a aeronave C-130, proferida pelo Comandante da Esquadra 501, Major Jorge Gonçalves. Na sua alocução, fez uma breve passagem pela história, com referência às missões efectuadas ao longo de mais de 30 anos de actividade.

A Esquadra 501 foi criada em 23 de Setembro de 1977, com a missão de transporte aéreo e busca e salvamento. O primeiro C-130 aterrou no Montijo em 15 de Setembro de 1977, tendo a frota ficado completa com a chegada, em 1991, do último de seis C-130 que equipam a Esquadra 501.

Ao longo das 70 501 horas de voo, pela sua natureza e pela excepcional capacidade da aeronave C-130, a Esquadra 501 tem levado o nome da Força Aérea e de Portugal pelos quatro cantos do mundo, no cumprimento das mais variadas missões, honrando o seu lema "Onde Necessário, Quando Necessário". Das mais variadas missões, destacam-se as de combate a incêndios florestais, as de apoio humanitário em Moçambique, na Turquia, no Haiti e, mais recentemente no Egipto e Líbia. A Esquadra 501 teve ainda um papel preponderante nas operações militares no âmbito dos compromissos de Portugal com a ONU, NATO e União Europeia, bem como no apoio às Forças Nacionais Destacadas. A Esquadra 501 efectuou ainda destacamentos aéreos em vários teatros de operações, integrando missões da EUROFOR, NATO - NRF e ISAF, culminando recentemente com o apoio às missões Ocean Shield e Iceland Air Policing, efectuadas pelas aeronaves P-3 e F-16, respectivamente.

Por todos estes serviços relevantes e extraordinários, a Esquadra 501 foi condecorada com a Medalha de Ouro de Serviços Distintos e com a Medalha de Mérito de Protecção e Socorro, Grau Ouro. (FAP)

Escola Naval organiza o II Colóquio “Arqueólogos e Arqueologia do Mar”

Amanhã, dia 23 de Janeiro, realiza-se na Escola Naval o II Colóquio “Arqueólogos e Arqueologia do Mar”, que contará com a presença do Secretário do Mar, Dr. Manuel Pinto de Abreu, e do Comandante Naval, Vice-almirante José Monteiro Montenegro.

Este colóquio pretende dar a conhecer o enquadramento e as acções desenvolvidas pelo Estado ao Património Cultural Marítimo, em particular o subaquático assim como as linhas de investigação e actividades desenvolvidas pelos diversos centros de investigação universitários e privados. Através da participação de diversas entidades e centros de investigação pretende-se abordar de uma forma prospectiva o quadro nacional de colaboração e cooperação nesta matéria. (MGP)

CERIMÓNIA COMEMORATIVA DOS 354 ANOS DA BATALHA DAS LINHAS DE ELVAS


No passado dia 14 de Janeiro, tiveram lugar na cidade de Elvas, as cerimónias comemorativas dos 354 anos do cerco e batalha das Linhas de Elvas, presididas pelo Exmo MGen José Alberto Martins Ferreira, em representação de S. Exª o General Chefe do Estado-Maior do Exército.

Com inicio pelas 10H00 as cerimónias incluíram a homenagem, no padrão comemorativo no lugar dos Murtais, a todos os caídos durante o cerco de 82 dias e na batalha do dia 14 de Janeiro de 1659, na Igreja de S. Francisco a homenagem ao General André de Albuquerque de Riba Fria, Comandante do Exército de socorro à Praça de Elvas e que tombou no campo da glória e na Praça da República a parada militar, com a presença de todas as forças vivas do concelho de Elvas e da população em geral.

As cerimónias militares tiveram a participação das forças/elementos do Regimento de Cavalaria nº 3, da Escola Prática de Artilharia, do Museu Militar de Elvas, do Centro de Saúde de Évora, do Centro de Audiovisuais do Exército, do Jornal do Exército, da Guarda Nacional Republicana, dos Bombeiros Voluntários de Elvas e da Cruz Vermelha Portuguesa.

«Por fim, a actuação da Orquestra Ligeira do Exército, presenciada por várias centenas de pessoas, encerrou o programa das comemorações.(Exército)

20 de janeiro de 2013

Centro de Treino Cinotécnico da Força Aérea na EXPOZOO


A Força Aérea Portuguesa, através do Centro de Treino Cinotécnico da Força Aérea, vai participar no 7º Salão Internacional de Zootecnia de 26 a 27 de Janeiro de 2013.
 
Demonstrações com cães militares e elementos do Centro de Recrutamento da Força Aérea marcam a presença do nosso ramo nesta Feira. (FAP)

19 de janeiro de 2013

Celebração de entronização de Nossa Srª do Ar na ER3


Celebração de entronização de Nossa Srª do Ar na ER3 - Celebração de entronização de Nossa Srª do Ar na ER3 - Celebração de entronização de Nossa Srª do Ar na ER3 - Celebração de entronização de Nossa Srª do Ar na ER3 - Celebração de entronização de Nossa Srª do Ar na ER3 - Celebração de entronização de Nossa Srª do Ar na ER3 - Celebração de entronização de Nossa Srª do Ar na ER3 -
No passado dia 18 de Janeiro realizou-se em Montejunto a celebração de entronização de Nossa Senhora do Ar, a padroeira da aviação portuguesa, na Estação de Radar Nº3 (ER3).


Esta celebração iniciou-se, pelas 11H00, com uma eucaristia presidida pelo Capelão Adjunto da Força Aérea, Coronel Joaquim Martins, na Capela de Nossa Senhora das Neves, 1º Convento Dominicano em Portugal.

Na eucaristia, concelebrada pelos Major Manuel Silva, capelão da ER3; Capitão Leonel Castro, capelão do Complexo de Sintra; e Padre Yovanny Frias, pároco local, estiveram presentes todos os militares e civis daquela Unidade que assistiram à bênção da imagem de Nossa Senhora do Ar e sua consagração.

Terminada a missa, a imagem de Nossa Senhora do Ar seguiu em procissão até à ER3 e já no local a ela destinado foi oferecida pelo Capelão Adjunto ao Comandante da Unidade, Capitão Fernando Santos.(FAP)

Previsão de agravamento das condições meteorológicas

De acordo com a previsão meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que antevê agravamento do estado do mar com ondulação de Noroeste a aumentar até aos 8 metros de altura, que afectarão em especial a costa Oeste de Portugal Continental e o Arquipélago dos Açores entre sábado (19 de Janeiro) e quarta-feira (23 de Janeiro), a Marinha alerta toda a comunidade marítima, em particular a comunidade piscatória e náutica de recreio, para redobrar a atenção no cumprimento de todos os procedimentos e regras de segurança no mar.

Os Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) e de Ponta Delgada (MRCC Delgada) estão permanentemente a acompanhar a actividade no mar e prontos para dar resposta a qualquer situação de emergência.

Qualquer informação relativa a uma eventual situação de perigo deverá ser comunicada de imediato para o MRCC Lisboa/MRCC Delgada (em média sempre que os MRCC recebem um alerta em tempo, 98 em cada 100 pessoas são salvas). (MGP)

Concursos para ingresso na Marinha de Guerra

Estão abertos concursos para ingresso na Marinha em regime de contrato nas seguintes categorias:

Praças das Classes de Marinha (até 31 de Janeiro de 2013)

Praças Classe Fuzileiros (até 31 de Janeiro de 2013)

Praças Classe Mergulhadores (até 31 de Janeiro de 2013)

Oficiais Classe Fuzileiros (até 05 de Fevereiro 2013)

Mais pormenores em: Marinha Guerra Portuguesa

18 de janeiro de 2013

COMEMORAÇÕES DO DIA DA ACADEMIA MILITAR

No passado dia 14 de Janeiro de 2013, na Sede da Academia Militar (AM) em Lisboa, comemorou-se o 176º Aniversário da Escola do Exército, fundada pelo Marquês de Sá da Bandeira, a 12 de Janeiro de 1837.

As actividades relacionadas com as comemorações iniciaram-se pelas 8h00, com o hastear da Bandeira Nacional na Sede da AM e no Aquartelamento da AM na Amadora (AAMA), com as devidas honras militares, seguindo-se, pelas 11h00 a celebração da Missa de Sufrágio pelos Antigos Alunos e servidores da AM já falecidos, na Capela da AM, no Paço da Rainha.

As comemorações continuaram no período da tarde, pelas 15h25, com a Cerimónia de Homenagem aos Militares Antigos Alunos Mortos ao Serviço da Pátria, no Átrio do Palácio da Bemposta, a que se seguiu a Cerimónia Militar, na Parada “Capitão Simões de Sousa”, presidida por S. Exª o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Artur Pina Monteiro.

No final da cerimónia, todos os presentes tiveram a oportunidade de visitar a Exposição “Viver Academia Militar”, patente na Sala de Alunos, e pelas 17h30 decorreu a cerimónia do arriar da Bandeira Nacional na Sede e no AAMA, com as respectivas honras militares.

Finalmente, pelas 19h30, decorreu a homenagem à dedicação e trabalho desempenhado ao longo de 50 anos de serviço, pelo Sr. José Manuel Madeira, com a colocação de uma placa na entrada da Sala de Alunos na Sede da AM, a que se seguiu o Jantar de Confraternização dos antigos alunos da AM.(Exército)

17 de janeiro de 2013

168º Comité Militar de Chefes de Defesa da NATO

O CEMGFA, General Luís Araújo, encontra-se em Bruxelas a participar no primeiro Comité Militar de Chefes de Defesa (CHOD) da NATO (168Th NATO Chiefes of Defence Meeting) de 2013.

A reunião presidida pelo Presidente do Comité Militar da NATO, General Knud Bartels, conta com a participação do Supreme Allied Commander Europe (SACEUR), o Almirante James Stavridis, e doSupreme Allied Commander Transformation (SACT), o General Jean-Paul Paloméros,.

Os principais temas a serem abordados são os seguintes:
Transformação da NATO após 2014;
O Afeganistão
Parcerias.


O inicio do evento contou com o encontro com os parceiros dos Países de Diálogo do Mediterrâneo. Na segunda sessão, será abordado o Afeganistão, onde o Comandante da Força Internacional de Assistência à Segurança Afegã (ISAF), o General John Allen, dará a conhecer à NATO e aos seus parceiros, a atual situação vivida no Afeganistão e o progresso da transição para a liderança da segurança Afegã. Posteriormente, o Comité Militar será actualizado no desenvolvimento do planeamento das missões de treino, aconselhamento e auxílio às forças de segurança afegãs, para 2014.

Os Chefes Militares de Defesa da NATO discutirão ainda, com os Chefes de Defesa da Rússia e dos parceiros Europeus do Atlântico, a cooperação e os desafios emergentes de segurança.

Amanhã, quinta-feira, será a vez do Comité Militar rever o progresso da missão da NATO no Kosovo e outras operações atuais da organização, incluindo o combate à pirataria.

Estão agendadas outras sessões com vista ao estabelecimento de um roteiro coerente para a transformação militar com o "Smart Defence" e a iniciativa do uso de "Connected Forces" como instrumento principal.

O objectivo do evento, com a duração de dois dias, consiste em garantir que as estruturas militares e as capacidades da NATO, permanecem adequadas à finalidade primariamente definida e combinadas para as tarefas essenciais de defesa colectiva, gestão de crises e segurança cooperativa.(EMGFA)

16 de janeiro de 2013

PORTUGAL REAFIRMA «INSATISFAÇÃO E PREOCUPAÇÃO» COM REDUÇÃO DA PRESENÇA MILITAR DOS EUA NAS LAJES


O Ministro da Defesa Nacional reafirmou a posição de «insatisfação e preocupação» do Governo português pela redução da presença militar dos Estados Unidos nas Lajes, na Terceira, numa reunião com o Secretário da Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, em Oeiras: «Sensibilizei o Senhor Leon Panetta para a delicadeza e importância que tem o desenvolvimento de um trabalho conjunto para mitigar as consequências dessa redução e minorar o impacto do ponto de vista económico e social nos Açores», afirmou Aguiar-Branco, que considerou a visita do dirigente político norte-americano como «uma etapa muito importante».

O Secretário da Defesa dos Estados Unidos afirmou o seu «total empenho» em reduzir as consequências da redução da presença militar dos EUA na ilha Terceira. Numa conferência de imprensa conjunta com o Ministro da Defesa Nacional português, Leon Panetta afirmou que «os militares americanos continuam ligados às Lajes, é uma base muito importante para nós e continuará a ser uma parte vital da nossa rede global, continuaremos a utilizar esta base, faremos todo o possível para que o impacto económico desta redução seja o mais reduzido possível, continuaremos a dar apoio e a manter uma forte relação que construímos ao longo dos anos».

O Secretário da Defesa dos Estados Unidos referiu que as dificuldades orçamentais - que muitos países enfrentam» -, obrigam a cortes substanciais na Defesa e, consequentemente, na Base das Lajes. «Quero que saibam, disse-o diretamente ao Ministro e digo-o ao povo português e particularmente ao dos Açores, que faremos tudo o que pudermos para minimizar as dificuldades e o impacto na comunidade e utilizaremos isto como uma oportunidade para construir uma relação talvez ainda mais forte entre os Estados Unidos e Portugal», disse, acrescentando que os EUA estão em dívida para com os terceirenses que «foram sempre leais, trabalhadores e de confiança». «Venho a Portugal numa das minhas últimas visitas ao estrangeiro como secretário da Defesa para agradecer ao povo português pelo seu apoio e parceria ao longo das últimas décadas, no Afeganistão, no Iraque e noutras áreas importantes e de interesse mútuo», afirmou Leon Panetta.

A administração norte-americana concordou em «atrasar a redução [da presença nas Lajes] até outubro de 2014», garantindo que «manteremos os serviços de bombeiros durante sete dias por semana, 24 horas por dia, e um rácio de contratação de trabalhadores de três para um, por cada norte-americano contratado nós contrataremos três da comunidade local. Em fevereiro, um grupo de empresários norte-americanos visitará as Lajes para «procurar oportunidades para uma relação económica», acrescentou.

O Secretário da Defesa norte-americano, reuniu-se com os Ministros dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, e da Defesa Nacional, e visitou as instalações da NATO em Oeiras.(MDN)

PORTUGAL REDUZIRÁ PRESENÇA MILITAR NO AFEGANISTÃO EM OUTUBRO PRÓXIMO


Portugal reduzirá a sua presença no Afeganistão de cerca de 230 para 158 militares em outubro próximo, afirmou o Ministro da Defesa Nacional numa conferência de imprensa conjunta com o Secretário da Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, em Oeiras. Para 2014, o Governo português ainda não tem previsões sobre a presença portuguesa. «Dentro da calendarização estabelecida de forma gradual e coordenada, Portugal começará a reduzir o seu efectivo no Afeganistão a partir de outubro, data em que está previsto deixarmos de participar na missão de apoio à segurança do aeroporto de Cabul», afirmou José Pedro Aguiar-Branco.

«Portugal permanece fiel ao princípio que foi estabelecido em Lisboa [na cimeira da NATO em 2010] e que se resume à expressão juntos na entrada, juntos na saída», afirmou o Ministro que acrescentou que Portugal «acompanhará de perto» a evolução dos países da NATO em relação à missão no Afeganistão, «que poderá ter desenvolvimentos já na próxima reunião de Ministros da Defesa» da Aliança, em fevereiro.

«Será com base nesse acompanhamento e na análise conjunta que definiremos a nossa posição. Neste momento ainda não temos nenhuma situação prevista para lá do financiamento na ordem de um milhão de euros» para as forças armadas afegãs. Aguiar-Branco recordou que «os motivos da intervenção no Afeganistão residem no combate ao terrorismo» e que «é bom relembrar esses motivos para que não se deixe nunca de considerar a sua importância».(MDN)

Curso de Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho


Após a conclusão do 1º curso de "Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho" de nível IV, ministrado e efectuado pela Força Aérea, enquanto entidade certificada pela Autoridade para as Condições do Trabalho, decorreu no passado dia 7 de janeiro a cerimónia de encerramento e entrega de diplomas, presidida pelo Coronel Henrique Ferreira Lopes, chefe do Gabinete de Prevenção de Acidentes (GPA) da Inspecção-Geral da Força Aérea.

Terminaram o curso 13 militares de diversas Unidades da Força Aérea, (5 oficiais e 8 sargentos) e 1 oficial superior do Exército que, com esta qualificação, estão habilitados a desempenhar funções nos GPA das Unidades, quer seja como Oficiais de Segurança em Terra ou como Delegados de Segurança em Terra, com as seguintes competências:

- Aplicar os métodos e técnicas de avaliação dos factores psicossociais;
- Identificar situações que exigem a elaboração de planos específicos de prevenção;
- Aplicar as técnicas adequadas à avaliação dos riscos profissionais associados às condições de segurança e higiene do trabalho;
- Aplicar métodos e técnicas de avaliação e controlo da exposição aos agentes físicos, químicos e biológicos;
- Planificar um projecto de Segurança e Higiene do trabalho;
- Implementar um projecto na área de Segurança e Higiene do trabalho;
- Executar avaliações de risco e implementar as medidas preventivas.(FAP)

Fragata Bartolomeu Dias " 4º aniversário da transferência para a Marinha Portuguesa"

No dia 16 de Janeiro de 2009 - Realizava-se a cerimónia de transferência para a Marinha Portuguesa da Fragata Bartolomeu Dias.

Comandante Operacional Conjunto visita o KOSOVO

O Comandante Operacional Conjunto, Tenente-general João Nuno Vaz Antunes, em representação do Ministro da Defesa Nacional e do Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, visitou a Força Nacional Destacada (FND) no Teatro de Operações (TO) do Kosovo, entre os dias 28 e 30 de dezembro.

Durante a manhã, e após a apresentação das honras regulamentares, a comitiva recebeu um briefing sobre o TO e a FND. Seguiu-se uma courtesy call com o Deputy Commander da Kosovo Force (DCOM KFOR), BGen Bojan Pograjc (SLO A), onde foram abordados vários assuntos, nomeadamente a atual situação vivida no TO, e a perspetiva do comando da KFOR.

Na parte da tarde foi realizado um reconhecimento aéreo ao Norte do Kosovo, com especial destaque para o Gate 1 e Dog 31, bem como para os PRDSS de DECANI e PEC. O Comandante Operacional Conjunto teve ainda oportunidade de integrar uma patrulha de militares do AGR I na região de MITROVICA, a bordo de uma Viatura Blindada Ligeira M11, Panhard.

No final da visita, o TGEN Vaz Antunes agradeceu a forma franca e aberta como foi recebido, tendo referido a sua satisfação e orgulho pelo trabalho desenvolvido pelo AGR I. Salientou ainda, a admiração e elevada consideração que o Comando da KFOR demonstra pelos militares portugueses e pela KTM, fruto do seu profissionalismo e dedicação, evidenciados na forma exemplar como têm cumprido a missão de reserva tática do COMKFOR e as tarefas que lhes têm sido cometidas.

( texto da KTM/KFOR, editadas pelo GAB CEMGFA)

11 de janeiro de 2013

Apresentação do livro “Os dias do Barracuda”

No ano em que se assinalam os 100 anos da existência de submarinos em Portugal, irá realizar-se no próximo dia 12 de Janeiro, pelas 11h00, na Esquadrilha de Submarinos, na Base Naval de Lisboa, no Alfeite, a apresentação da obra “Os dias do Barracuda” de autoria de Victor Sousa Lopes.



Segundo o autor “OS DIAS DO BARRACUDA a última das ‘armas secretas’ classe Albacora da Marinha Portuguesa”, pretende dar a conhecer as características desta arma, que em 1968 foi integrada na 4ª Esquadrilha de Submarinos da Marinha Portuguesa.

Para Victor Sousa Lopes “este livro não conta a história de um submarino. Em “Os Dias do Barracuda” cruzam-se a ciência e a técnica militar, a resistência física e mental, permitindo ultrapassar os limites e suportar os desafios que a arma submarina obriga. Aqui traçamos o perfil mais preciso deste navio de que tanto ouvimos falar e pouco sabemos. Este livro é um contributo para emprestar carácter histórico à imortal figura de um navio de guerra português”.

O livro é ilustrado por mais de 100 imagens, e tem prefácio do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante José Carlos Saldanha Lopes, e apresentação assinada pelo último Comandante do submarino Barracuda, o Capitão-Tenente Baptista Pereira, atual comandante do NRP Arpão. (Marinha)

10 de janeiro de 2013

Defesa corta efectivos

O Conceito Estratégico de Defesa Nacional (CEDN), aprovado em Conselho de Ministros e já enviado à Assembleia da República, propõe a «racionalização e redimensionamento dos efectivos» e uma «concentração máxima» de comandos e unidades».

Num momento em que o Governo quer cortar quatro mil milhões na despesa do Estado, o documento é claro ao defender uma redução das despesas de pessoal para poder haver aumento das despesas de operações e investimento. «Considera-se prioritária a transformação das Forças Armadas Portuguesas numa organização flexível e moderna», lê-se.

O CEDN, que será discutido no Parlamento no final deste mês, elimina as propostas mais polémicas do documento feito pela Comissão de Revisão do Conceito Estratégico, nomeada por Passos Coelho. Desaparecem, por exemplo, a maior parte das referências às polícias e a sugestão de renegociação da dívida por parte de Portugal.

O aviso é feito logo na introdução: «Quando se utiliza a expressão ‘Segurança e Defesa’, a palavra ‘Segurança’ deve ser entendida na acepção do conceito de ‘Segurança Nacional’, pelo que em nenhuma circunstância deverá confundir-se com o de ‘Segurança Interna’». O novo modelo de competências da PSP e GNR, sugerida pelo grupo de sábios, tinha motivado reuniões de emergência do ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, com as chefias da PSP, que ameaçaram demitir-se.

O texto de 50 páginas faz ainda um diagnóstico mais abrangente sobre o país e traça objectivos ambiciosos. As principais vulnerabilidades de Portugal são «os desequilíbrios económico-financeiros e os níveis de competitividade da economia; o envelhecimento da população; a dependência energética e alimentar; as insuficiências do sistema de justiça; os constrangimentos de ordenamento do território».
Um dos objectivos da política de segurança e defesa é restaurar «a reputação e da credibilidade externas de Portugal», sendo que, entre os objectivos nacionais conjunturais, está ainda a redução do desemprego e «a correcção de dependências externas prejudiciais para a coesão nacional».(SOL)

9 de janeiro de 2013

Aviões e helicópteros para formação de pilotos da Força Aérea sustentáveis até 2018


O chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), José Pinheiro, afirmou hoje que os aviões Alpha Jet e os helicópteros Alouette só são "sustentáveis" até 2018 devido aos anos de operação e terão de ser substituídos.
"É um avião e um helicóptero que já tem muitos anos de serviço, o Alouette 3 vai comemorar este ano os 50 anos de operação na Força Aérea Portuguesa, são dois meios que só poderemos sustentar até 2018 e portanto julgo que será adequado equacionar em sede própria e no momento próprio a sua eventual substituição", afirmou o chefe militar.
O general José Pinheiro falava aos jornalistas no final de uma audição de mais de duas horas na comissão parlamentar de Defesa, que decorreu à porta fechada.
Já sobre os aviões Hércules C-130, o CEMFA referiu que  "já têm muitos anos de operação", mas "vão ser sujeitos a um programa de modernização que lhes vai garantir capacidade para operar por mais algum tempo".
Sobre a situação do ramo, o CEMFA disse que "as dificuldades são conhecidas, existem", mas que a Força Aérea "vai ter de se acomodar na medida das possibilidades à realidade com que está confrontada, na certeza de que vai continuar a cumprir a sua missão".
O general referiu que os pilotos da Força Aérea têm "a expectativa de voar ligeiramente mais" em 2013 (em 2012 foram realizadas 15.500 horas de voo) devido "a um ligeiro acréscimo" nas verbas para operação e manutenção e que existe preocupação com "a regeneração e a capacidade de sustentar a capacidade".
"Gostaríamos de voar mais? Com certeza, porque isso permitia-nos ter mais pilotos e mais pilotos qualificados", afirmou, no entanto.
Questionado sobre o interesse da Bulgária na compra de caças F-16 da Força Aérea Portuguesa, o CEMFA sublinhou que esse é um assunto que "decorre na alçada do Ministério da Defesa", remetendo "os detalhes do programa" para a tutela. (I)

EXPOSIÇÃO DE HERÁLDICA | JOSÉ COLAÇO - ILUMINADOR DO EXÉRCITO

O Museu Militar de Lisboa apresenta ao público uma invulgar exposição sobre heráldica militar, onde se mostram mais de 50 iluminuras originais da autoria do artista heráldico José Colaço, Iluminador do Exército.

O mestre José Colaço, nasceu em 1957, em Brinches, no Alentejo, e há mais de 30 anos que pinta brasões para o exército. Feitos sobretudo a guache, cada exemplar iluminado à mão pode demorar mais de 35 horas, em média, a ser executado.

Esta exposição apresenta maioritariamente brasões de diversas instituições militares, embora também consagre instituições militarizadas, organismos públicos e outras forças de segurança civis.(DN)

A exposição estará patente ao público, na sala de exposições temporárias do Museu Militar de Lisboa, até dia 3 de Fevereiro de 
2013.

Militares portugueses solidários em Natal Kosovar


No passado dia 20 de Dezembro, os militares do Agr I/KTM/KFOR, deslocaram-se a 3 escolas primárias com o objetivo de, durante a época natalícia, fazer chegar às mesmas o resultado da generosidade dos militares portugueses no Kosovo, bem como de algumas instituições que a estes se associaram. Estas escolas situadas na vila de ALABAK/HALABAK,ShefkiKuleta, URUCICA/TURUCICE, Zahir Pajaziti e BARAINA/BARAINE Zahir Pajaziti, foram escolhidas em primeiro lugar pelo facto de estarem na área de ação dos militares portugueses, e em segundo lugar por se encontrarem fora dos grandes aglomerados urbanos, por isso bastante isoladas da população e com as mais variadas carências, quer ao nível do material de apoio, quer ao nível estrutural.

Assim sendo, nas últimas semanas foram diversas as iniciativas para as quais os militares portugueses puderam contribuir, proporcionando um natal diferente a todos os que das mesmas beneficiaram.

Com o dinheiro angariado, foi adquirido diverso material escolar, bem como algumas guloseimas que conseguiram pôr os olhos daquelas crianças a brilhar. Tudo isto foi incluído num pack individual oferecido a cada uma delas, bem como num outro oferecido aos professores. Foram também oferecidos quadros brancos a todas as escolas, e diverso material escolar de apoio às mesmas.

Com esta acção pretendeu-se em primeiro lugar apoiar a educação destas crianças nas suas necessidades mais básicas, bem como o dia-a-dia dos seus professores. Reconhecemos que a educação e o crescimento cultural são essenciais à paz, bem como à construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Esta acção contou também com a generosidade das paróquias de Amorim e Laúndos na Póvoa de Varzim, bem como do Grande Colégio de Amorim na mesma cidade. No total foram quase 230 quilos de material escolar que foram enviados para Slim Lines, 556 cadernos, 844 lápis, 303 esferográficas, 93 conjuntos de lápis de cor, marcadores, e lápis de cera, 239 borrachas, 152 afias, tubos de cola e rolos de fita-cola, esquadros, réguas, compassos, 299 capas de arquivo, 72 porta lápis e mochilas.

De referir que esta ida às escolas teve um grande impacto na comunidade local, estando presente nas mesmas o responsável pela cultura no concelho que teceu rasgados elogios a esta iniciativa, agradecendo o facto de termos escolhido estas escolas que por norma ficam esquecidas nas ações humanitárias. Esta nossa ida às escolas, foi olhada por isso como um acontecimento cultural muito importante, sendo acompanhada por uma reportagem em áudio e fotografia do gabinete de imprensa do município.

Uma curiosidade nesta visita foi o termos visto numa sala um mapa e, olhando para ele, não podíamos deixar de perguntar se sabiam onde ficava Portugal. Logo uma criança se dirigiu ao mesmo e apontou para a Península Ibérica, não estava longe da verdade, até porque no mesmo o nome que aparecia era Grande Ibéria. Mas o mais importante é que sabia onde ficava Portugal.

Foram também oferecidos, num total de 31 packs de material escolar, aos filhos dos funcionários civis que prestam serviço no Campo de Slim Lines onde nos encontramos, bem como uma oferta a cada um dos funcionários.

Foi por isso uma época que nos proporcionou a oportunidade de ajudar aqueles que mais necessitam. A oportunidade de deixar a marca do soldado português que, mesmo longe de casa, conserva a nobreza da alma, sempre aberto e atento a todos quantos o rodeiam, sempre pronto a ajudar quem mais precisa. Sentimos por isso que esta ação solidária foi um momento importante para aquelas crianças e professores, e enriquecedor para todos quantos nela participaram.

A Critical Materials lidera projecto que visa desenvolver ferramentas inovadoras para a Força Aérea


A Critical Materials, empresa pertencente ao Grupo Critical, de Coimbra, lidera projecto que visa desenvolver ferramentas inovadoras para testar e detectar eventuais danos ou degradações em asas rotativas de aeronaves.
O projecto SHERLOC, segundo refere a Critical Materials em comunicado, visa aumentar a competitividade das empresas que compõem o consórcio formado pelo Centro de Excelência e Inovação para a Indústria Automóvel e Força Aérea Portuguesa e que tem a OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal S.A. como parceiro.
Iniciado em Setembro, o projecto vai permitir desenvolver ferramentas avançadas para diagnóstico da integridade estrutural dos compósitos desta parte estrutural das aeronaves, desde a fase de manufactura até às operações de inspecção e manutenção.
O desenvolvimento de ferramentas de suporte a técnicas inovadoras de NDT (Non-DestructiveTesting) e SHM (StructuralHealthMonitoring) beneficiará “directamente a cadeia de valor da indústria aeronáutica”, o que constitui um factor diferenciador face à concorrência.
O projecto tem a particularidade de ser articulado com entidades de Sistema Científico e Tecnológico Nacional e a indústria.
Com efeito, o consórcio integra todos os actores da cadeia de valor de aeronaves de asa rotativa, desde a manufactura de componentes e os serviços de inspecção e manutenção (OGMA), a fornecedores de tecnologia e utilizadores finais (Força Aérea Portuguesa).
Financiado pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), o projecto é baseado na plataforma PRODDIA desenvolvida pela Critical Materials ao longo dos últimos dois anos, permitindo à empresa colocar-se como fornecedor de produtos de diagnóstico e prognóstico da integridade de estruturas para aeronaves da próxima geração e para o recondicionamento de aeronaves em serviço.(CP)

30º Nascimento a bordo "Força Aérea dá as boas vindas ao Simão"

Uma criança do sexo masculino nasceu no dia 5 de Janeiro a bordo de um helicóptero EH-101 MERLIN da Força Aérea, que se encontrava a efectuar uma evacuação médica entre a ilha Graciosa e a ilha Terceira, nos Açores.

O menino, de nome "Simão", foi a trigésima (30) criança e o primeiro bebé de 2013 a nascer numa aeronave da Força Aérea. Nasceu às 15H45 (hora nos Açores), quando esta sobrevoava o Monte Brasil, a poucos quilómetros do heliporto de Angra do Heroísmo.

O parto foi assistido por uma equipa médica da Unidade de Evacuações Aéreas do Hospital de Angra do Heroísmo que horas antes acompanhou outra missão idêntica. Por pouco uma grávida de gémeos não deu à luz a bordo do EH-101 MERLIN que a transportou do Faial para o mesmo heliporto. As crianças nasceram minutos depois já no hospital de Angra do Heroísmo.

As mães e as crianças encontram-se bem de saúde, num início de ano que fica marcado por mais um nascimento a bordo de uma aeronave da Força Aérea, nos Açores, tendo o primeiro ocorrido há cerca de 20 anos, em 13 de Julho de 1993 na aeronave C-212 AVIOCAR. (FAP)

Exercício de Combate à Poluição – Ria Formosa 2013

No dia 09 de Janeiro vai realizar-se, entre as 09h00 e as 14h00, um exercício de combate à Poluição por Hidrocarbonetos no mar no cais comercial de Faro.

 Este exercício, o primeiro de dois previstos para 2013, será conduzido pelo Departamento Marítimo do Sul, e tem como objectivo o treino e avaliação do desempenho das equipas de intervenção do Departamento Marítimo e da Capitania do Porto de Faro em resposta ao mais provável incidente de poluição, e agilizar a actuação conjunta com a Administração Portuária do Porto de Faro, no âmbito do plano de contingência local daquela administração, e ainda testar as comunicações com o Centro de Operações Móvel (COM) do Comando Operacional Distrital de Faro da Autoridade Nacional da Protecção Civil.

 A Universidade do Algarve também participará no exercício, no âmbito do projecto de investigação “ARGOMARINE”, com o objectivo de validar os resultados do modelo matemático desenvolvido sobre a deriva do hipotético derrame de hidrocarboneto, através do lançamento de duas bóias.

 O cenário consiste na simulação de um derrame acidental, como resultado de uma ruptura numa mangueira, durante uma operação de reabastecimento de combustível (gasóleo) por autotanque a um navio mercante. Como consequência do incidente foram derramados cerca de 8000 litros de combustível. No momento desta ocorrência, cerca das 08h00, com a baixa-mar, a urgência das acções de contenção e recolha são fundamentais para reter as manchas do hidrocarboneto na zona sinistrada, evitando a sua dispersão na Ria Formosa. De modo a minimizar os danos ambientais na Ria serão colocadas barreiras para contenção do derrame e instalados dois pontos de recolha, com um recuperador em cada ponto e todo o sistema de trasfega do hidrocarboneto recolhido.(MGP)

EMGFA - FOTO DA SEMANA

8 de janeiro de 2013

Mergulhadores da Armada identificam e recolhem engenho explosivo junto ao Clube Naval de Setúbal

Durante a tarde de Sábado, 05 de Janeiro de 2013, o Centro de Operações Marítimas (COMAR) em coordenação com a Capitania do Porto de Setúbal, procederam à identificação e recolha de um possível engenho explosivo encontrado por um pescador lúdico junto ao Clube Naval de Setúbal. O COMAR, após receber o alerta, de imediato contactou a equipa de prevenção de inactivação de engenhos explosivos pertencente ao Destacamento Mergulhadores Sapadores da Armada, para se dirigir para o local e avaliar a situação. Chegado ao local, o engenho foi identificado e recolhido segundo os procedimentos em vigor, para posterior destruição.(MGP)

4 de janeiro de 2013

Modernização dos F-16

Novo CEDN defende «linhas de acção estratégica»

O equilíbrio financeiro, o crescimento económico e o emprego, ou o reforço da autonomia alimentar e energética devem ser «linhas de acção estratégica» de Portugal no parecer do novo Conceito Estratégico de Defesa Nacional (CEDN).

As Grandes Opções do CEDN, a que a Lusa teve acesso, referem que «os desequilíbrios macroeconómicos» e as contas públicas «frequentemente deficitárias» são «uma vulnerabilidade nacional», «minam os alicerces da coesão nacional» e em «determinada dimensão» podem criar «conflitualidade e instabilidade social».

Torna-se, segundo o documento, necessário «assegurar a estabilidade macroeconómica e os principais equilíbrios financeiros da economia garantindo a sustentabilidade das contas públicas, aumentar o potencial produtivo e industrial» e «promover oportunidades de criação de emprego».

O CEDN considera ainda importante criar «reservas estratégicas de bens essenciais que garantam a autonomia necessária em períodos críticos» e «diversificar mecanismos susceptíveis de garantir abastecimentos vitais, de forma a melhorar a capacidade de resistência nacional em caso de conflito».

O novo documento propõe a diminuição «da dependência energética de Portugal do exterior e aproximá-la da média europeia», a diversificação de fontes de fornecimento ou a dinamização de «clusters» na área das energias renováveis.

A renovação demográfica é outro dos pontos do CEDN: «A tendência de envelhecimento demográfico reduz as possibilidades de crescimento económico a médio prazo e é insuficientemente compensada pela capacidade de atrair imigração, a qual, por sua vez, é um desafio no plano da integração e das políticas sociais.»

O CEDN, entregue nesta quinta-feira no Parlamento, defende ainda «melhoramentos na eficácia do sistema de justiça» ou no ordenamento do território, o investimento nos recursos marítimos e na língua portuguesa.

Forças Armadas devem maximizar duplo

O CEDN adverte para a necessidade de equilibrar os gastos das Forças Armadas entre pessoal e operações e defende que este sector deve «maximizar práticas de duplo uso e partilha de recursos».

É «prioritária a transformação das Forças Armadas Portuguesas numa organização flexível e moderna, adequada quer ao novo ambiente de segurança quer ao novo ambiente financeiro», diz o parecer.

«Nesse sentido, é necessário assegurar uma relação mais equilibrada entre os agregados de despesa do orçamento, designadamente entre as despesas de pessoal e de operação e manutenção e o investimento», refere o documento.

Na instituição militar, «o carácter predominantemente conjunto da [sua] actuação deve estender-se não só aos conceitos operacionais, à doutrina e aos procedimentos, mas também à cultura institucional e organizacional».

O CEDN considera prioritária a criação de sistemas de protecção de infraestruturas e informação «críticas», além de uma Estratégia de Cibersegurança e um Plano de Articulação Operacional entre militares e serviços de segurança.

O documento defende o aprofundamento da «cooperação entre Forças Armadas e Forças e Serviços de Segurança em missões no combate a agressões e às ameaças transnacionais, através de um Plano de Articulação Operacional» e este plano deve contemplar medidas de coordenação mas também de «interoperabilidade dos sistemas e equipamentos».

O CEDN foi discutido no Conselho de Ministros da semana passada e entregue nesta quinta-feira aos grupos parlamentares da Assembleia da República.

O presidente da comissão parlamentar de Defesa, José Matos Correia, criticou o agendamento para dia 25 da discussão do novo CEDN considerando que isso «retira qualquer possibilidade de discutir» o diploma do Governo.

O Governo já se mostrou disponível para alterar a data: «e for necessário mais tempo não haverá qualquer problema da nossa parte», disse à Lusa fonte do ministério da Defesa.(TVI)

Museu de Marinha comemora 150 anos

Durante este ano o Museu de Marinha irá comemorar 150 anos de existência, foi criado por decreto de 22 de julho de 1863. Começou por ser um museu didático, ligado à Escola Naval. Ao longo deste século e meio de existência viu a sua coleção crescer significativamente, facto que implicou a transferência do espólio para instalações com a dimensão adequada. Desde 1962 encontra-se em Belém, numa ampla área que inclui as alas norte e poente do Mosteiro dos Jerónimos.
 


Para assinalar o sesquicentenário do Museu de Marinha será concretizado um vasto conjunto de iniciativas, das quais se destacam as seguintes:

• Entre 02 de fevereiro e 24 de junho – atividade projeto “o Museu de Marinha faz anos”, destinada a crianças e jovens:
- Projeto dirigido à comunidade escolar, com realização de trabalhos pelos alunos das escolas aderentes. Os trabalhos serão expostos no Museu de Marinha, no final do ano letivo;
- Realização de concerto pela Banda da Armada, dirigido aos mais jovens, em 2 de fevereiro, no Pavilhão das Galeotas;
• 1 de fevereiro a 1 de abril – Concurso de fotografia;
- 1 de abril a 30 de maio– Exposição das fotografias a concurso;
• Junho – Lançamento da versão em língua inglesa do livro «Tesouros do Museu de Marinha» (Edições Culturais da Marinha);
• Data a definir – Inauguração do polo museológico naval constituído pela Fragata D. Fernando II e Glória e pelo submarino Barracuda, ambos em doca seca em Cacilhas;
• 20 de julho – Regata evocativa, organizada pela «Marinha do Tejo»;
• 22 de julho – Sessão Solene, descerramento de placa alusiva e inauguração da exposição «Museu de Marinha – 150 Anos» que estará patente até 30 de setembro, na Sala D. Luís do Museu;
• 15 de agosto a 1 de setembro – “Feira do Livro do Mar”, no Museu de Marinha;
• 8 a 15 de setembro – Realização do International Congress of Maritime Museums 2013, cujo programa específico inclui eventos no Museu de Marinha.(MGP)

Submarinos em Portugal – 100 anos


Em 2013 a Marinha irá celebrar o centenário dos submarinos em Portugal. Para assinalar tão importante data irão decorrer diversas atividades de natureza social e cultural ao longo do ano.


A 15 de abril de 1913, o submersível Espadarte é entregue, em La Spezia – Itália, à Marinha Portuguesa. A partir dessa data, o país tem contado sempre com submarinos ao serviço da Armada. Ao longo deste século, a existência de submarinos tem permitido garantir a Portugal uma utilização mais segura do mar e das vias de comunicação marítimas. Missão fundamental para as nações com vocação marítima, como é o caso de Portugal.

As celebrações do centenário dos Submarinos em Portugal incluem diversas iniciativas, das quais se destacam:

• 1 de março a 31 de maio – exposição «100 anos dos submarinos em Portugal», no Museu de Marinha (Sala D. Luís);
• 15 de abril – cerimónia militar, na Esquadrilha de Submarinos, na Base Naval do Alfeite;
• Data a definir – Inauguração do submarino Barracuda, docado e musealizado, em Cacilhas.
• Junho ou julho – Colóquio «Um Século a contribuir para a defesa e segurança nacional»;
• Outubro – Lançamento do livro (Edições Culturais da Marinha): Álbum de Memórias: «Os Submarinos em Portugal».(MGP)

1 de janeiro de 2013

Governo quer atribuir funções de polícia à Força Aérea

De acordo com o Diário de Notícias, em causa está a criação da Autoridade Aeronáutica de Defesa Nacional.

A medida consta da proposta de lei do Executivo enviada ao Parlamento e fala expressamente no policiamento do espaço aéreo de forma permanente e não apenas em situações de estado de sítio.
Legalmente a Força Aérea está apenas habilitada a fazer patrulhamento, vigilância e intercepção, mas as novas competências podem passar pela regulação, inspecção e supervisão do espaço aéreo.(Sic)