23 de fevereiro de 2016

General José Pinheiro despede-se enquanto CEMFA

O General José Pinheiro cessou funções enquanto Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, cargo que ocupava desde Fevereiro de 2011. A cerimónia de despedida teve lugar no Complexo de Alfragide, no dia 22 de Fevereiro, e contou com a presença de militares e civis da instituição.

Ingressou no Curso de Aeronáutica da Academia Militar em 1973, tendo sido brevetado, nos EUA, em Dezembro de 1977. Entre os inúmeros cargos de relevo que ocupou ao longo da carreira, o General José Pinheiro foi Comandante da Base Aérea N.º5, em Monte Real, e da Academia da Força Aérea, em Sintra. Como Piloto-Aviador, despede-se com mais de 3000 horas de voo, a maioria em aviões de caça.

Apesar do vasto currículo, ao usar da palavra durante a cerimónia, o agora ex-CEMFA não teve dúvidas e manifestou “a grande honra e o orgulho em comandar pessoas cujo mérito, disponibilidade e competência fizeram desta a missão mais gratificante” da sua carreira militar.

“Parto com a certeza de que os valores, princípios e referências que nos orientam, e enformam a cultura institucional que nos distingue, são a garantia da perenidade da Força Aérea”, afirmou o General José Pinheiro nas últimas declarações aos militares e civis presentes.

Na sua folha de serviço, constam várias condecorações, em que se destacam a Ordem Militar de Avis, no grau de Grã-Cruz, as Medalhas de Serviços Distintos, quatro de Ouro e duas de Prata, as Medalhas de Mérito Militar de 1ª e 2ª Classe e a Medalha de Mérito Aeronáutico de 1ª Classe. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.