30 de dezembro de 2017

NAVIO PATRULHA DA MARINHA ‘VIANA DO CASTELO’ EM MISSÃO NOS AÇORES

O Navio da República Portuguesa (NRP) Viana do Castelo chegou no dia 29 de Dezembro, a Ponta Delgada a fim de iniciar uma missão na Região Autónoma dos Açores com a duração de 3 meses substituindo, o seu irmão mais novo, o Patrulha Oceânico Figueira da Foz.

​O navio no ano que finda esteve envolvido em missões na Região Autónoma dos Açores, no Canadá nas áreas da NAFO (Northwest Atlantic Fisheries Ornanization), no Continente em apoio aos Destacamentos de Mergulhadores Sapadores da Marinha na certificação de mergulho profundo, em França (Toulon) num exercício de terrorismo marítimo no mediterrâneo, em Itália na operação TRITON no âmbito da Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira – FRONTEX, para o controlo e vigilância das fronteiras marítimas e combate ao crime transfronteiriço e está actualmente em comissão na Zona Marítima dos Açores até ao próximo dia 31 de Março.

Comprovando a sua qualidade e utilidade no emprego no mar, recebeu a Menção Honrosa do Prémio Defesa Nacional e Ambiente em 2014, assim como os últimos salvamentos realizados no mar mediterrâneo, no passado mês de Outubro, de 182 migrantes irregulares que se encontravam a bordo de embarcações de madeira em condições de navegabilidade deficiente.

A missão que se inicia, devido às suas responsabilidades, irá ser repleta de intensa actividade operacional no extenso Mar dos Açores. (MGP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.