4 de janeiro de 2019

Forças Armadas portuguesas participaram em 40 missões no estrangeiro em 2018

No ano de 2018, as Forças Armadas portuguesas estiveram presentes em 40 missões fora do território nacional, sob controlo operacional do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, nas quais foram empenhados 2.260 militares dos três ramos das Forças Armadas, 42 viaturas tácticas, 9 navios e 9 aeronaves.

Neste momento estão em curso missões na República Centro-Africana, Iraque, Afeganistão, Kosovo, Somália, Mali, Roménia, Colômbia e São Tomé e Príncipe, missões essas que decorrem sob égide da NATO, da ONU, da União Europeia, mas também missões de natureza bilateral e multilateral, representando o contributo de Portugal para a paz, para a segurança de populações indefesas e para a estabilidade internacional.

Em território nacional, as Forças Armadas realizaram 7.920 missões com empenhamento de 41.810 militares, em apoio directo às populações e protecção dos seus bens, bem como em situações de emergência civil, apoio que permitiu salvar 671 vidas humanas.

Foram igualmente realizadas 6.048 missões de apoio à Autoridade Nacional de Protecção Civil, ao Instituto da Conservação da Natureza e Florestas e no âmbito de protocolos de cooperação municipais, das quais, 920 foram apoios de engenharia, na sua maioria materializados pelo Exército, nos distritos de Aveiro, Leiria, Setúbal e Faro e 5.128 patrulhas de vigilância nas matas nacionais e perímetros florestais em 15 distritos do território, com empenhamento de militares da Marinha e do Exército. (Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.