19 de março de 2015

Força Aérea participa em exercícios no continente africano

Um destacamento da Esquadra 601 - "Lobos" partiu em Março de 2015 rumo ao continente africano, para participar nos exercício Obangame 2015 e Saharan Express 2015, da Marinha norte-americana.

Os exercícios, de âmbito conjunto e combinado, envolvem militares da Força Aérea e da Marinha, que participam com a aeronave P-3C CUP+ da Esquadra 601 e com uma fragata da Armada Portuguesa.

O Obangame decorre de 19 a 27 de Março no Golfo da Guiné e o Saharan Express de 20 a 27 de Abril noutra área da costa ocidental de África, sob a alçada da Componente Naval do Comando norte-americano em África (U.S. AFRICOM 1), que faz parte de um total de seis Comandos Estratégicos do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América.

O U.S. AFRICOM é responsável por várias iniciativas envolvendo operações reais, bem como por exercícios combinados e acções de cooperação com outras nações relacionadas com a segurança.


Este exercício é o quinto da sua série e, tal como outros do género (Saharan Express e Phoenix Express), tem como objectivo mobilizar as nações do oeste africano, Europa e América. Permite desta forma criar sinergias através das acções que envolvem interoperabilidade de meios das várias nações. A finalidade será a de prevenir e/ou impedir acções criminosas, de pirataria, narcotráfico e armas, entre outras, nas águas do Golfo da Guiné.

O empenhamento envolve várias nações do continente africano, incluindo as insulares (como Cabo Verde) e as suas águas costeiras.

Durante os exercícios, os militares vão treinar embarques e a sua monitorização, abordagens a navios suspeitos, operações aéreas de patrulhamento e ainda acções de fiscalização a meios de superfície. Vão também realizar exercícios de comunicações, culminando com a partilha de informação relativamente a lições aprendidas. Dada a experiência da Esquadra 601 em operações de ambiente marítimo (e os sensores de que dispõe), o seu empenhamento vai centrar-se no patrulhamento, monitorização e recolha de informações para compilação do panorama de superfície.

A presença da Força Aérea e da Marinha de Portugal no continente africano será maximizada com a participação em iniciativas bilaterais de Cooperação Técnico-Militar com países da CPLP e do Gana, no âmbito da fiscalização, vigilância conjunta e segurança marítima..(FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.