22 de setembro de 2015

Cerimónias comemorativas do Dia do Exército

Tradicionalmente o Dia do Exército é comemorado a 24 de Outubro, data em que se celebra a tomada de Lisboa, no ano de 1147, pelas tropas de D. Afonso Henriques, Patrono do Exército.

Este ano, as cerimónias comemorativas tiveram o seu apogeu na cidade de Vila Real, durante o período de 18 a 27 de Setembro, tendo sido estendidas também a diversos municípios do Continente e Regiões Autónomas onde foram desenvolvidas diversas actividades associadas à efeméride. Com a realização destas actividades, pretendeu-se divulgar os meios e capacidades do Exército junto da população local, disponibilizando-se iniciativas de natureza militar, cultural e recreativa, de forma a dar a conhecer um Exército ao serviço de Portugal e dos portugueses.

As comemorações, na cidade de Vila Real, culminaram com a cerimónia militar, presidida por Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar-Branco. Sua Excelência o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Carlos António Corbal Hernandez Jerónimo, na sua alocução, bastante aplaudida pela população Vila-Realense, reafirmou o orgulho do Comando do Exército pelo modo como os militares do Exército desempenham as missões que lhes são atribuídas bem como pela dedicação e abnegação permanentemente demonstradas. Prestando homenagem à memória de todos os militares que ao longo da História tombaram por Portugal e a todos os Deficientes das Forças Armadas, exaltou todos os militares do Exército a sentirem orgulho do serviço que prestam à Nação e ao Povo Português. Ressalvou ainda que, apesar das dificuldades que continuam a afectar-nos, a subordinação dos nossos interesses individuais aos interesses da colectividade não deve ser entendida como demonstração de fraqueza, mas sim como expressão da nobreza dos nossos valores e da fidelidade ao juramento que prestámos perante o Estandarte Nacional e do nosso compromisso para com a Nação.

A concretização e o êxito das comemorações muito se deveu à pronta disponibilidade e inestimável apoio por parte do município de Vila Real e às demais entidades locais e regionais, bem como ao elevado empenho, directo e indirecto, dos militares e civis participantes. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.