Os exercícios militares das forças armadas dos Estados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vão realizar-se na província de Maputo, no sul de Moçambique, na próxima semana, anunciou o Estado Maior General das Forças Armadas Moçambicanas.
Segundo a nota de imprensa da Comissão Organizadora do Estado Maior General das Forças Armadas de Moçambique (FADM) vão participar na acção elementos dos exércitos de Moçambique, Portugal, Angola, Brasil, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Timor-Leste e Guiné-Bissau.
O exercício (Felina 2009) vai decorrer na Escola de Sargentos General Alberto Chipande, no distrito de Boane, Província do Maputo, sul do país, de 24 a 29 deste mês.
"Estes exercícios, que se realizam anualmente desde o ano de 2000, em regime rotativo, têm por objectivo treinar as Forças Armadas da CPLP, o planeamento, a conduta e o controlo de operações de apoio à paz e de ajuda humanitária, dando uma resposta eficaz a uma situação específica de crise", refere a nota de imprensa da Comissão Organizadora do Estado-Maior General das FADM.
Esta é a segunda vez que Moçambique acolhe os exercícios militares da CPLP.
Em 2008, a acção teve lugar em Portugal e no próximo ano será a vez de Angola, seguindo-se Guiné-Bissau em 2011.(DN)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.