19 de setembro de 2009

Aumento médio de 6% no salário militar

O novo regime remuneratório das Forças Armadas, aprovado pelo Governo em Agosto passado e já enviado para promulgação do Presidente da República, vai implicar, em 2010, um aumento médio de 6,23% nos salários dos militares.

Ao que o CM apurou, com esta actualização, resultante da subida média nas remunerações base por agrupamento de postos, o novo sistema retributivo dos militares das Forças Armadas vai traduzir-se num acréscimo de custos de cerca de 48 milhões de euros por ano. Ao ordenado base acresce ainda o Suplemento da Condição Militar (SCM), que a partir do mês de Janeiro de 2010 aumentará dos actuais 14,5% para 20% da remuneração base.

A comparação entre a tabela retributiva aprovada em conselho de ministros no início de Agosto e as remunerações base actuais, a cujo documento o CM teve acesso, revela que os militares das Forças Armadas vão ter, por agrupamentos de postos, aumentos médios diferenciados entre 1,45% para os oficiais superiores e 12,09% para os cabos e soldados.

A entrada em vigor do novo regime remuneratório, prevista para 1 de Janeiro de 2010, não provoca um aumento imediato nos salários, "mas sempre que um militar for promovido, como nenhum ‘moderno’ pode estar à frente de um ‘antigo’, há um arrastamento de todos os restantes militares", diz fonte conhecedora do processo. Por isso, garante, "o reposicionamento remuneratório reflecte-se, na prática, em aumentos salariais".

A despesa com salários não é a única a crescer: com o alargamento das despesas de representação de 31 para 138 cargos, aumentando o número de abrangidos de cerca de 50 para quase 180, os gastos com as despesas de representação vão disparar de 200 mil euros para 1,3 milhões de euros por ano.

As associações de militares têm dirigido fortes críticas ao novo regime remuneratório, alegando que há uma "continuada degradação dos direitos que constituem contrapartida ao leque vastíssimo de restrições e deveres a que estão sujeitos". Só que o acréscimo das despesas com pessoal resultante da actualização do SCM, das posições remuneratórias e das despesas de representação indica que os militares, mesmo enfrentando o País uma grave crise económica, vão beneficiar de condições mais atractivas a partir de 2010.

Para já, o novo regime remuneratório está em Belém para promulgação de Cavaco Silva.(C.M)

Em altura de eleições, lá vem o governo anunciar o aumento dos salários dos militares e dos polícias.Quem parece que foi esquecido e desprezado, uma vez mais por estes políticos,foram os nossos ex.combatentes que tanto deram á nossa nação .

10 comentários:

  1. Os salarios das Forças Armadas estão defasados e n condizem com a importancia que representam para o nosso pais.

    ResponderEliminar
  2. uma boa maneira de cortar no defice era acabar com as forças armadas como fez a costa rica e gastar melhor esse dinheiro pois assim poderiamos viver melhor todos nos

    ResponderEliminar
  3. Sou militar e me sinto um funcionário da petrobras, faço inspeções mentirosas na bacia de campos que não levam a nada, todos sabemos que os Estados Unidos tem satélites espiões e que estão vendo, que a patrulha de nossos mares do sudeste é feira por um único navio de patrulha que está caindo aos pedaços, os militares não medem esforços pra cumprirem as missões que lhes são atribuidas com o suor arduo de seus corpos e com sacrificio de seus familiares, que ficam em casa com uma vida indiguina de dependentes de militar, passando muitas das vezes dificuldades, resumindo concordo com o fim das forças armadas e sim com a criação de uma guarda costeira e deixar nosso páis ser (protegido) por quem tem competencia para tal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como assim? A bacia de Campos fica no Brasil, não cá em Portugal...

      Eliminar
  4. aqui se vê a importancia que os nossos militares tem para o nosso país. o governo ainda não percebeu que anda a criar homens com treino militar, para depois enfiar com eles no desemprego..

    ResponderEliminar
  5. O problema não somos nós militares,e o que merecemos ou não receber, porque todos nós ou quase todos pennsamos que recebemos pouco pelo trabalho que fazemos. O problema é a maneira de muita gente ver o exército como um desperdício de verba, que poderia ser gasta em rendimento mínimo de qualquer um que prefira ver TV todo o dia, a trabalhar. Como qualquer outro trabalho,este é um trabalho em que se tem de ter gosto pello que se faz, e afinal de contas orgulho por usar a farda que se veste todos os dias.Portanto, o que vejo é que só nos vão dar valor quando precisarem realmente de nós.é um pouco deprimente, mas é a verdade.

    ResponderEliminar
  6. sou militar...,e unestamente existe muita gente que tem razão quando falam que se está a gastar muito dinheiro com as forças armadas,principalmente com os oficiais superiopres e oficiais generais,existe gente a mais com esses postos nas nossas forças forças armadas,se reduziram os nº de homens dos quadros de sargentos e praças...quem mais trabalha menos é recunhecido,quem menos trabalhas mais louvores recebe,sinto que alguma coisa tem que ser feita.
    Mas independentemente de tudo sinto orgulho de ser militar,e gostaria que os portugueses nos reconhececem melhor...!obrigado

    ResponderEliminar
  7. Acho que sim! Acabem com as Forças Armadas!! Coloquem os comuns cidadãos a ajudar nas catástrofes naturais, a cumprir os compromissos internacionais nas comunidades onde estamos inseridos, a marchar nas cerimónias relativas aos feriados em que os demais descansam (ou nomeadamente celebram o fim da Ditadura). No entanto, no fim não se esqueçam de lhes pagar as horas extraordinárias e os honorários que os militares NÃO recebem por cumprirem o seu trabalho. Sinceramente... Tenham um pouco de respeito por quem já perdeu a vida a definir e a defender a Nação Portuguesa e por aqueles que sacrificam os interesses pessoais pela integridade de Portugal.

    ResponderEliminar
  8. Vamos bater palmas para as medidas do governo, pois as forças armadas andam a recrutar pessoal para depois passado 6 anos os mandar para o desemprego, alguem ja pensou nisto??????????
    Andam a enganar as pessoas que vão pois quando realmente estão prontos para a missão são enviados para o banco do centro de emprego.

    ResponderEliminar
  9. as forças armadas angolanas e a nossa unica defesa e da africa austral mas os salarios sao tao baixos em relaçao aos nossos vizinhos a europa asia americas mas contudo estamos sempre firmes no cumprimento do dever.

    ResponderEliminar

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.