27 de setembro de 2009

“ESPADARTE 2009” - Exercício de combate à poluição do mar

A Marinha/Autoridade Marítima Nacional vai realizar, nos dias 07 e 08 de Outubro de 2009, no mar (na costa Oeste ao largo de Sines), no porto de Sines e em três praias situadas entre Tróia e Sines, um exercício de combate à poluição do mar por hidrocarbonetos, denominado “ESPADARTE 2009”, no qual se vai simular a contenção e a recolha de crude (Arabian Light) derramado após a colisão de um navio-tanque com outro navio, no esquema de separação de tráfego do Cabo da Roca, e o acolhimento do navio-tanque sinistrado no porto de Sines.


O exercício “ESPADARTE 2009” enquadra-se no Plano Mar Limpo – plano nacional de contingência em caso de incidente de poluição em espaços marítimos sob jurisdição de Portugal –, desenvolve-se no 1º grau de prontidão deste Plano, e será dirigido a partir do Centro de Operações Marítimas (COMAR), em Oeiras, pelo director-geral da Autoridade Marítima, Vice-almirante Silva Carreira, apoiado pelo Comandante Naval, Vice-almirante Saldanha Lopes. O 1º grau de prontidão é o mais alto grau do Plano Mar Limpo e será a primeira vez que é activado.

O exercício “ESPADARTE 2009” visa treinar os meios da Marinha/Autoridade Marítima Nacional e de outras entidades com responsabilidade ou interesse no combate à poluição do mar por hidrocarbonetos, e testar a coordenação da sua acção num cenário concreto.

Participam no “ESPADARTE 2009” a Shell, como armador do navio-tanque sinistrado (N/T “Enfraquecido”), que será simulado pelo reabastecedor NRP “Bérrio”, o N/T “Galp Marine”, sob contrato da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), e o NRP “Bacamarte”, nas acções de combate à poluição do mar, o Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), e ainda a Administração do Porto de Sines, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, a Autoridade Nacional de Protecção Civil, as Câmaras Municipais de Grândola, de Santiago do Cacém e de Sines, a Ocean-Mergulhadores Profissionais, a Reboport, e o Troiaresort. Associa-se a este evento o Centro Internacional de Luta contra a Poluição do Atlântico Nordeste (CILPAN).

Associado ao exercício, realiza-se na tarde de 07 de Outubro, no Aqualuz Suite Hotel Apartamentos, no Troiaresort, um colóquio dedicado ao tema da poluição marinha e da monitorização ambiental, cujo programa provisório é o seguinte:
15:00 – Apresentação do colóquio “Combate à Poluição do Mar e Ambiente”, presidido pelo Director-Geral da Autoridade Marítima.15:15 – “Combate à Poluição do Mar e Ambiente”, João Joanaz de Melo, Universidade Nova de Lisboa.
15:40 – “La lucha contra la pollucción despues del accidente con el PRESTIGE”, Jesus Uribe, SASEMAR, Espanha.
16:05 – “Monitorização Ambiental no Porto de Sines”, João Castro, Universidade de Évora.
16:30 – “Monitorização Ambiental no Troiaresort”, Célia Ferreira, Sonae Turismo.
16:55 – Intervalo para café.
17:15 – “O exercício ESPADARTE 2009”, Jorge Silva Paulo, Direcção-Geral da Autoridade Marítima.17:30 – Discussão.
18:00 – Encerramento do colóquio e Início do exercício ESPADARTE 2009, com a comunicação da colisão para o MRCC-Lisboa. Está ainda prevista a realização de uma conferência de imprensa na Administração do Porto de Sines, pelas 15 horas do dia 08 de Outubro.(Marinha Portuguesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.