20 de setembro de 2009

Inauguração de Monumento em Winnipeg, Canadá

No passado dia 12 de Setembro decorreu na Capital da Província de Manitoba a cerimónia de inauguração de um Monumento de Homenagem aos Combatentes por Portugal.

O Memorial, tornando realidade uma iniciativa da Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra de Manitoba e Núcleo da Liga dos Combatentes de Portugal em Winnipeg, homenageia os Combatentes do passado, presente e futuro.

Com um projecto do arquitecto português Varandas dos Santos, desenvolvendo um conceito de universalidade da cultura Portuguesa e invocando a presença do Combatente Português nos vários continentes, foi concretizado com o apoio da Província de Manitoba, da Liga dos Combatentes, da Comunidade Canadiana e Portuguesa, da Associação Portuguesa de Manitoba e da Chapel Lawn Memorial Gardens.

O evento, desenvolveu-se de acordo com um programa cuidadosamente elaborado, que começou por evidenciar a atitude de Cidadania de todos os presentes, com o toque dos Hinos Nacionais do Canadá e de Portugal, a cargo da Banda Lira de Fátima, de Winnipeg.

Após o acto de Meditação e Consagração religiosa, a cargo do Reverendo José Eduardo Medeiros – capelão da Liga dos Combatentes em Winnipeg, o Cônsul de Portugal - Paulo Cabral, o Major-general Dennis Tabbernor - distinto Oficial do Exercito Canadiano no activo e o Coronel Lucas Hilário - da Direcção Central da Liga dos Combatentes, procederam à inauguração do Monumento. O Coronel Lucas Hilário, com o apoio do mais novo Combatente residente em Winnipeg - Paulo Gomes, fizeram entrega da Bandeira de Portugal, usada no acto, ao Cônsul de Portugal, para que o Consulado se tornasse fiel depositário da mesma, por estar associada a um acto histórico para a Comunidade, para os Combatentes e para Portugal.

O programa considerou uma Homenagem aos Mortos, segundo o ritual tradicional a que se seguiu a deposição de flores por parte de todas as Entidades e Representações presentes.

Na sequência, usaram da palavra o Cônsul de Portugal, a Senhora Bonnie Korzenowsky (MLA for St James) – Special Envoy Military Affairs of Manitoba Governmant e o Coronel Lucas Hilario, em intervenções alusivas ao significado e importância do momento.

Pedro Correia, Presidente da Associação de Veteranos de Guerra e do Núcleo da Liga dos Combatentes, nesta Cidade, salientou o desejo e o empenhamento patente na Comunidade em homenagear os Heróis da Pátria, evidenciando, também, todos os apoios recebidos e que permitiram que um sonho se viesse a tornar uma realidade de que todos se sentem orgulhosos e que prestigia os Portugueses, a Liga dos Combatentes e Portugal.

A Cerimónia contou com a presença de elementos dos três Ramos das Forcas Armadas - Coronel RR Porier do Exército, Tenente-coronel Wayne Watson da Força Aérea, Comandante Margaret Morlok da Marinha, Coronel Gary Solar - Military Adviser to Envoy, Coue Rickl Nordman - Vereador da Cidade de Winnipeg, Mc Caskil - Chefe da Polícia da Cidade e José Mário Coelho – Presidente da Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra e do Núcleo da Liga dos Combatentes de Portugal em Toronto.

Estiveram, como convidados especiais, Hon Steve Ashton, MLA Thompson - Ministro dos Assuntos Governamentais de Manitoba, Andrew Swan, MLA Minto - Ministro de Manitoba, um Representante do Royal Military Institute, um Representante de “Commissionairs of Manitoba”, Paul Welechko - Branch Manager Chapel Lawn Gardens, Luis Dias – Presidente da Banda Lira de Fatima, Luis Vicente – Director da Portuguese Association of Manitoba, Paulo Gomes - Wreath Carrier, Capt Ian Aastrom, CO No 553 Sgt Tommy Prince, MM DCACC e Francisco dos Reis da Casa dos Açores.

Associaram-se, com a presença de Delegações, a “Nursing Siters Association of Canadá”, do “Winnipeg White Ensigne Naval Club”, da “Canadian Jewish Veterans Association”, da “Canadian Asse of United Nation Peace Keepers”, da “Canadian Vietnam Veterans Association”, do Manitoba e “Nothwestern Ontario Royal Canadian Legion Comand”, do “Joint Veterans Committee”, da “Charleswood RCL Br No 100”, da “Belgian Canadian Veterans RCL Br No 107”, da “General Monash RCL Br No 115”, da “Hendersen Hwy RCL Br No 215”, da “Polish Canadian Veterans RCL Br No 246” e da “Canadian War Amputee”.

Importa referir a presença da “Família Boneca” (Luso Canadiana) cujo filho faleceu, há cerca de dois anos e meio, no Afeganistão. com uniforme Canadiano e que desde essa data encontra, junto do Núcleo de Winnipeg, apoio e amizade reconfortantes.

A campa do Combatente Francisco Barão, recentemente falecido e situada a poucos metros do monumento, apresentava-se muito bem cuidada e foi objecto da visita dos demais Combatentes que estiveram no local.

Ao longo de todo o evento foi evidente, de forma inequívoca, uma atitude de reconhecimento e de extraordinário apoio, mesmo muito emotivo, à edificação do “Memorial de Homenagem aos Combatentes por Portugal”.

O Major-General Dennis Tabbernor manifestou esse estado de espírito, pelo lado Canadiano e por si próprio, saudando, prolongada e efusivamente, com um abraço, o Coronel Lucas Hilário, no momento em que a “Obra de Arte” acabara de ser patenteada ao público.

A Comunicação Social fez-se representar através de Paulo Raulinho da “RTP Contacto”, de João Cardoso e Paulo Cardoso da “CKJS 810 AM” e, ainda, de Manuel Guerra do “Mundial”.

No final das Cerimónias decorreu, nas instalações da “Chapel Lawn Memorial Gardens”, com o apoio do Gerente Local desta instituição e a cooperação de elevado número de Esposas dos Combatentes, uma recepção oferecida a todos os presentes, sendo visível a expressão de regozijo de todos.(Liga dos Combatentes)

2 comentários:

  1. Parabens à comunidade portuguesa de Manitoba por
    mais esta obra que tanto dignifica a nossa Pátria. Bem hajam.
    Um saudoso abraço do
    Arménio Mendes Mesquita

    ResponderEliminar
  2. jose borges24/09/23, 00:57

    ola senhor Mesquita tudo bem consigo
    nao nos falamos a muito tempo. o senhor esta em portugal?
    lembro-me de si e do comeco da Associacao pt de mb
    o meu email e borgesjoepdl@gmail.com

    ResponderEliminar

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.