Lisboa vai acolher na próxima semana o primeiro seminário sobre Política Europeia de Segurança e Defesa (PESD) no âmbito de um "Erasmus Militar" a nível europeu.
O primeiro curso-piloto no contexto de um "Erasmus Militar" vai trazer à capital portuguesa quase 40 alunos e docentes oriundos de academias militares de 19 países-membros da União Europeia e terá sessão de abertura na segunda-feira na Academia Militar, onde discursará o ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, adiantou fonte do ministério da Defesa.
A lição inaugural do seminário vai estar a cargo de Hans-Bernhard Weisserth, representante do Colégio Europeu de Segurança e Defesa, e será subordinada ao tema "A PESD e o Erasmus".
Do painel de convidados para esta iniciativa, cujas sessões se vão distribuir pelas academias dos três ramos das Forças Armadas, fazem parte nomes como o ex-chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), general Espírito Santo, o tenente-coronel Francisco Proença Garcia, que actualmente integra a delegação portuguesa na NATO, e o subchefe do Estado-Maior da Armada, contra-almirante Silva Ribeiro.
O projecto de estabelecer um programa de intercâmbio de estudantes das academias militares europeias foi desencadeado pela França, que durante a sua última presidência da União Europeia, no segundo semestre de 2008, lançou este desafio aos outros 26 estados-membros.
Já no início deste ano, Portugal disponibilizou-se para ser a 'lead-nation' do primeiro curso-piloto no âmbito do "Erasmus Militar". ( JN )
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.