15 de setembro de 2009

Render Solene da Guarda ao Palácio de Belém

A Guarda Nacional Republicana através do Esquadrão Presidencial da Unidade de Segurança e Honras de Estado (USHE) promove, ao terceiro Domingo de cada mês, pelas 11:00 horas, no exterior do Palácio Nacional de Belém (Praça Afonso de Albuquerque) a tradicional cerimónia de Rendição Solene da Guarda.

Tem como significado a rendição simbólica do efectivo da Guarda responsável pela segurança do Palácio e, pela já longa tradição, entrou no roteiro turístico da cidade de Lisboa.

Da sequência de acções da cerimónia destacam-se momentos como o cumprimento das duas Forças (a Guarda rendida passa em frente à que assume o serviço e cumprimenta com olhar à direita), a saudação entre comandantes de ambas as forças (simbólica passagem de testemunho), a escolta ao "Santo e Senha" e o "Brinco da Banda", momento em que a Banda de Música executa trechos musicais enquanto evolui, desenhando figuras em marcha pelo recinto.

Após este cerimonial pode assistir-se a uma exibição da Charanga a Cavalo da USHE, no Jardim Vieira Portuense. Esta Charanga é a única no mundo que executa peças musicais em evoluções a galope.

A Guarda Nacional Republicana convida-o a assistir à próxima rendição que se realizará no dia 20 de Setembro de 2009. (GNR)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.