30 de setembro de 2009

Render Solene extraordinário ao Palácio Nacional de Belém

A Guarda Nacional Republicana vai realizar um Render Solene extraordinário ao Palácio Nacional de Belém, no dia 5 de Outubro, pelas 11:00 horas, assinalando desta forma o dia da Implementação da República.

A cerimónia, que decorre no mesmo local onde habitualmente se realiza (Praça Afonso de Albuquerque), tem como significado a rendição simbólica do efectivo da Guarda responsável pela segurança do Palácio e, pela já longa tradição, entrou no roteiro turístico da cidade de Lisboa.
Da sequência de acções da cerimónia destacam-se momentos como o cumprimento das duas Forças (a Guarda rendida passa em frente à que assume o serviço e cumprimenta com olhar à direita), a saudação entre comandantes de ambas as forças (simbólica passagem de testemunho), a escolta ao "Santo e Senha" e o "Brinco da Banda", momento em que a Banda de Música executa trechos musicais enquanto evolui, desenhando figuras em marcha pelo recinto.

Após este cerimonial pode assistir-se a uma exibição da Charanga a Cavalo da USHE, no Jardim Vieira Portuense. Esta Charanga é a única no mundo que executa peças musicais em evoluções a galope. (GNR)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.