A importância e oportunidade desta iniciativa decorrem da percepção de que a Oceanografia Operacional é uma área de crescente relevância para uma melhor caracterização do oceano. Com efeito, os oceanos exercem uma grande influência no ambiente global, tornando a sua investigação fundamental para compreender os fenómenos que neles ocorrem. O seu conhecimento exige, entre outros, estudos das correntes, temperaturas e salinidades, tendencialmente em tempo real, constituindo objectivos da Oceanografia Operacional, com aplicações no âmbito científico, ambiental e económico.
De entre as iniciativas de Oceanografia Operacional desenvolvidas pelo Instituto Hidrográfico destaca-se o projecto de Monitorização da zona do canhão da Nazaré (MONICAN), com financiamento das EEA Grants. Com este projecto pretende-se estabelecer uma rede de monitorização e elaborar produtos oceanográficos para a zona centro do País, para apoio a diversas actividades económicas e à sociedade em geral, designadamente nas áreas da energia das ondas, turismo, prospecção offshore, navegação comercial e de recreio, pesca, aquacultura e preservação ambiental.
O Seminário “The Portuguese and Norwegian Cooperation on Operational Oceanography”, que abordará este e outros projectos de Oceanografia Operacional, contará na sessão de abertura com a presença de S. Exa. o Secretário de Estado para a Defesa e Assuntos do Mar, Dr. João Mira Gomes, da Secretária de Estado norueguesa para os Assuntos Europeus, Ms. Elisabeth Walaas, da Embaixadora da Noruega em Portugal, Mrs. Inga Magistad e do Chefe de Estado-maior da Armada, Almirante Melo Gomes.(Marinha Portuguesa)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.