29 de setembro de 2009

Sugestão de Leitura : ANÁBASE - A Expedição dos Dez Mil

Anábase é o relato real de um grupo de soldados gregos que, no ano 401 a.C., marcharam até ao interior do império persa governado pelo rei Artaxerxes, integrados no exército de Ciro, irmão de Artaxerxes, envolvidos numa guerra civil pela disputa do poder.


Os exércitos defrontaram-se em Setembro de 401 a.C. na planície de Cunaxa, perto de Babilónia, no actual Iraque, numa batalha em que, apesar de os gregos saírem vitoriosos, Ciro é morto.Isolados em território hostil, a milhares de quilómetros das suas casas, os gregos são enganados pelo persa Tissafernes, que captura os seus chefes à traição.


Cruzando rios, atravessando montanhas, lutando contra persas, tribos hostis, aqui encontrando quem os ajudasse, ali forçados a lutar pela sua sobrevivência, Anábase narra as peripécias dos gregos na sua subsequente retirada desde o campo de batalha de Cunaxa até às costas do mar Negro em Trapezunte e daqui até à Grécia, onde foram surpreendidos e envolvidos num conflito de interesses que opunha as duas potências da época, a Pérsia Aqueménida e Esparta, acabando por se aliarem à última contra a primeira.(Wook)



Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 264
Editor: Sementes de Mudança
ISBN: 9789899564831
19,95€

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.