Teve lugar no dia 3 de Outubro, na Base Aérea Nº11 (BA11), em Beja, a Festa dos Helicópteros. Esta iniciativa, da responsabilidade da Esquadra 552 “Zangões” visou essencialmente a confraternização entre todos os militares que trabalham ou trabalharam com o helicóptero ALOUETTE III (ALIII).
Esta manhã de Sábado iniciou-se com uma Missa de Sufrágio pelos Mortos na Capela da Base. De seguida, foi tempo de homenagear a Esquadra 703 “Vampiros”, que operou o ALIII no Aeródromo Base Nº 7, em Tete, Noroeste de Moçambique, entre 1970 e 1974. De salientar ainda que esta foi a única Esquadra no Ultramar que operou também o helicóptero SA 330 PUMA.
Esta homenagem teve lugar no átrio da Esquadra, onde o actual Comandante dos “Zangões”, Major António Graça e o último Comandante dos “Vampiros”, Coronel Félix Rafael, descerraram uma placa alusiva à Esquadra 703. Por sua vez, o Coronel Félix Rafael, retribuindo a homenagem prestada, ofereceu à Esquadra 552, enquanto fiel depositária de todos os valores e tradições das outras Esquadras que operaram ALIII, a placa com o símbolo dos “Vampiros”, usada no Aeródromo Base Nº 7, na Esquadra 703.
Por volta das 12H00, os presentes puderam assistir à demonstração dos Rotores de Portugal. Uma vez mais, ficaram bem visíveis as raras capacidades de manobra do ALIII voando em formação e evoluindo a baixa altitude. Finalmente, a encerrar a festa, teve lugar um almoço-convívio, no Hangar da Manutenção da Esquadra 552. (FAP)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.