19 de outubro de 2009

KOSOVO - EXERCÍCIO EM CAMP VRELO

Em 6 de Outubro de 2009, teve lugar em CAMP VRELO, no âmbito do treino operacional da KFOR Tactical Reserve Manoeuvre Battalion (KTM) com vista à Final Full Operational Capability (FOC), um exercício ao qual assistiu o Exmo Comandante da KFOR (COMKFOR) – Tenente-General Markus Bentler.


Este exercício foi enquadrado num hipotético cenário de activação de um Property with Designated Special Status (PrDSS), no qual foram utilizadas forças equipadas para Crowd Riot Control (CRC) de forma a restabelecer a liberdade de movimentos (FOM) e garantir um ambiente calmo e seguro (SASE) no local. O treino efectuado teve como objectivo rotinar os pelotões das duas companhias de manobra da KTM em tarefas de CRC tais como: transposição e remoção de uma barricada com apoio de viaturas blindadas M11 Panhard e Chaimite V200, bem como, estabelecer uma RED BOX e uma BLUE BOX. No decorrer do mesmo foram utilizados, de forma a dar maior realismo ao cenário, granadas de gás lacrimogéneo e o lançamento de cocktail’s molotov, assim como, a simulação de evacuação de feridos.

No final do treino o COMKFOR, Tenente-General Markus Bentler dirigiu-se aos militares que participaram no mesmo, sublinhando que a KTM é uma peça chave, com a qual conta para poder influenciar os acontecimentos no KOSOVO. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.