O N.R.P. “Sagres”, integrado na Viagem de Instrução dos cadetes do 2º ano da Escola Naval, participou na Regata Tall Ships Atlantic Challenge 2009 e conquistou o troféu “Boston Teapot Trophy”, atribuído pela Sail Training International, ao navio que anualmente percorre a maior distância à vela, num período de 124 horas. Este prémio será atribuído no dia 21 de Novembro de 2009, em Istambul, numa conferência organizada pela Sail Training Internacional.A Viagem de Instrução dos cadetes do 2º ano da Escola Naval, no N.R.P. Sagres, decorreu no período de 30 de Maio a 22 Agosto, e teve como primeiro destino o porto de Hamilton, capital das Bermudas (20 a 24 de Junho), seguindo-se os portos de Nova Iorque (29 de Junho a 5 de Julho) e Boston (7 a 13 de Julho) nos Estados Unidos.
Em Boston, o Navio integrou o evento Tall Ships Atlantic Challenge 2009, em que, conjuntamente com outros grandes veleiros, participou num leque de actividades culturais, lúdicas e desportivas destinadas ao público em geral e às guarnições dos navios participantes, que estiveram abertos ao público. O N.R.P. “Sagres”, juntamente com os restantes navios, visitou ainda o porto de Halifax – Canadá (15 a 20 de Julho), navegando em regata até Belfast (Reino Unido), onde esteve presente entre os dias 10 e 16 de Agosto.
O ponto alto desta viagem foi a regata de grandes veleiros de travessia do Atlântico Norte, que terminou com cinco dias de muito mau tempo, embora de direcção favorável, em que o vento ultrapassou os 40 nós e com ondas superiores a 8 metros. Foi nesta altura que, tendo percorrido uma distância de 1230 milhas marítimas à vela, entre as 20h00 de dia 31 de Julho e as 24h00 de dia 5 de Agosto, o Navio concorreu ao prestigiado “Boston Teapot Trophy”, tendo vencido a edição de 2009.
A “Sagres” é comandada pelo Capitão-de-Fragata Luís Pedro Pinto Proença Mendes e contou para esta missão com uma guarnição de 191 militares. A bordo encontravam-se ainda 10 cadetes e oficiais de marinhas estrangeiras (Alemanha, Canadá, África do Sul, Estados Unidos, França, Reino Unido, Moçambique, Tunísia, Brasil e Angola) que aceitaram o convite para participar nesta aventura.(Marinha)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.