19 de novembro de 2009

Ataque de pirataria impedido pela fragata "Álvares Cabral"

GOLFO DE ADEN: Durante uma patrulha no Golfo de Aden, o navio-almirante da força da NATO SNMG1 (Standing NATO Maritime Group 1), a fragata da Marinha NRP “Álvares Cabral”, recebeu uma chamada de emergência de uma dhow (embarcação) de carga regional.
Essa dhow reportou estar a ser perseguida por uma skiff (pequena embarcação) de piratas e requereu assistência imediata estando numa posição a 110 milhas náuticas (aproximadamente 220 quilómetros) a norte do porto de Bosaaso na Somália, 60 milhas náuticas (aproximadamente 120 quilómetros) a sul do IRTC (Internationally Recommended Traffic Corridor, corredor de tráfico internacional recomendado para a navegação nesta área) e a cerca de 50 milhas náuticas (aproximadamente 100 quilómetros) da posição onde a fragata navegava pelas 08:44 horas locais.

O NRP “Álvares Cabral” assumiu as tarefas de coordenador da acção, direccionando um avião de patrulha marítima espanhol para a posição das embarcações para confirmar o pedido de assistência.

Simultaneamente, o helicóptero orgânico da fragata descolou para a skiff enquanto a “Álvares Cabral” se aproximava para inserir uma equipa de abordagem para inspeccionar a embarcação e a tripulação.

Durante a aproximação da fragata, o armamento e material utilizado para a abordagem e o ataque a navios mercantes foi lançado à água pela tripulação da skiff.

Pelas 11:17, a skiff foi inspeccionada e os cinco suspeitos piratas identificados, sendo recolhida diversa informação, tendo de seguida a fragata continuado a patrulha na área do IRTC.

“Esta operação naval deve ser interpretada como um sinal para os piratas que a NATO e os seus parceiros estão coordenados e prontos para impedir os ataques piratas no Golfo de Aden.”, referiu o Contra-Almirante Pereira da Cunha comandante da força da NATO SNMG1.

“A acção da fragata da Marinha NRP “Álvares Cabral” demonstrou a prontidão e determinação das forças da NATO na imposição da segurança no IRTC e a capacidade de apoio à navegação local”, afirmou o Comandante do NRP “Álvares Cabral”, Capitão-de-Mar-e-Guerra Nobre de Sousa.

Com esta acção, coordenada entre meios da NATO e União Europeia, impediu-se mais um ataque de pirataria no Golfo de Aden.(Marinha)

2 comentários:

  1. ¡Menos mal que nos queda Portugal!

    ResponderEliminar
  2. FILHOS DA ESCOLA,Estão todos de parabens pelo excelente trabalho que mais uma vez ficou demonstrado ALEM-MAR,pela nossa Querida BRIOSA.
    Desejo a toda a Guarnição da Alvares Cabral uma optima viagem de REGRESSO e que seja BREVE.
    201/71 M/M Peralta Mares

    ResponderEliminar

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.