26 de novembro de 2009

General Luís Araújo diz que F-16 virão quando for "necessário e adequado"

O Chefe-do-Estado-Maior da Força Aérea, general Luís de Araújo, disse hoje na ilha do Porto Santo que os aviões F-16 virão para a Madeira "quando for necessário e adequado". "Está nos nossos planos, quando for necessário e adequado, fazer destacamento de F-16, uma ou duas parelhas, para fazer vigilância e controlo do espaço aéreo desta parte integrante do território nacional quando o radar estiver pronto", disse o general Luís de Araújo à margem da cerimónia de constituição oficial do Aeródromo da Madeira n/o 3, sedeado na ilha do Porto Santo.

O destacamento da Força Aérea Portuguesa na ilha do Porto Santo, criado há 25 anos, passou a partir de hoje a designar-se Unidade AM3: "esta Unidade é da Força Aérea há muito tempo mas não tinha designação, é uma cerimónia simples que dá nome a um dos nossos "filhos", realçou Luís de Araújo. O general adiantou que está também nos projectos futuros instalar um quartel com parada, alojamentos para oficiais, sargentos e praças e cozinha naquela unidade que presentemente tem 15 militares e uma vintena de funcionários.

Luís Araújo adiantou ainda que se o seu mandato for prorrogado (termina a 18 de Dezembro) no próximo ano "em princípio" o Dia da Força Aérea será celebrado na Madeira. O comandante da Unidade, coronel Joaquim Ferreira, lembrou a "necessidade" de serem efectuadas "pequenos ajustes nos módulos de pessoal visto que passarão a ser executadas a nível local um conjunto de tarefas de âmbito logístico-administrativo que são, até à presente data, realizadas por outras Unidades da Força Aérea.

Pediu ainda solução para a "problemática do alojamento, da assistência sanitária, da alimentação e do transporte, de e para o continente, do pessoal colocado no AM3". A cerimónia, que reuniu várias personalidades do ramo da Força Aérea, Exército, Marinha, das Polícias e membros do Governo Regional, assinalou também o Dia da Unidade do Aeródromo de Manobra n.º 3 e a investidura do coronel Joaquim Ferreira como comandante do AM3.

JORNAL DA MADEIRA/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.