23 de novembro de 2009

Ministro Defesa homenageia Marinha pela distinção à guarnição da fragata Corte-Real

O ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, homenageou a Marinha portuguesa pela distinção da Organização Marítima Internacional (IMO) à guarnição da fragata Corte-Real pela sua participação na repressão da pirataria ao largo da Somália.

A Organização Marítima Internacional, agência das Nações Unidas, atribuiu hoje, em Londres, um certificado especial à guarnição da fragata Côrte-Real, representada pelo seu comandante, Capitão-de-mar-e-guerra Gonçalves Alexandre, como reconhecimento pelo trabalho feito na operação da NATO de repressão da pirataria ao largo da Somália.

"Em nome do Governo de Portugal, não posso deixar de homenagear a Marinha portuguesa, na pessoa do comandante Gonçalves Alexandre, por esta distinção que muito nos honra a todos", afirma Santos Silva numa nota enviada à Lusa.

"Com esta distinção, a comunidade internacional reconhece mais uma vez o Portugal democrático e europeu que temos vindo a construir nas últimas décadas" adianta o ministro da Defesa reconhecendo que "as Forças Armadas portuguesas que, na sua vertente expedicionária, têm sido, simultaneamente, produtoras de segurança internacional e indutoras de processos de qualificação e modernização da própria comunidade nacional".

A Corte-Real tem uma guarnição de 192 militares - 22 oficiais, 45 sargentos e 125 praças, e operou no golfo de Adén e na costa da Somália no Verão passado, comandando a frota naval permanente da NATO (SNMG1).

Durante esse período, impediu vários ataques de piratas e auxiliou embarcações internacionais na navegação daquelas águas.

Gonçalves Alexandre irá estar presente na cerimónia de entrega de certificados especiais a comandantes de vários países.

A IMO é a agência das Nações Unidas responsável pela protecção e segurança dos transportes marítimos e a prevenção da poluição marítima. (DN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.