27 de novembro de 2009

Navio-Escola "Sagres" - Volta ao mundo 2010

A Marinha está a ultimar os detalhes de uma viagem de circum-navegação a realizar pelo Navio-Escola "SAGRES" em 2010, com largada de Lisboa em 17 de Janeiro e a duração de cerca de doze meses.

Esta viagem visa satisfazer interesses políticos, diplomáticos, culturais e económicos de Portugal, proporcionando o treino de mar para os cadetes do 2º ano da Escola Naval e a participação em diversos eventos: Encontro e Regata Internacional de Grandes Veleiros - Velas Sudamérica 2010; Comemorações do Dia de Portugal em S. Diego, Cerimónias Comemorativas do Tratado de Paz, Amizade e Comércio entre Portugal e o Japão; EXPO Xangai 2010 e outros.

O prestígio internacional do Navio-Escola "SAGRES", a importância dos países que estão previstos visitar: Brasil; Uruguai; Argentina; Chile; Peru; Equador; México; EUA; Japão; China (incluindo Macau); Indonésia; Timor-Leste; Singapura; Tailândia; Malásia; União Indiana e Egipto, e o alcance dos eventos que lhes estão associados são, só por si, a garantia do sucesso desta missão.

A Marinha procura apoios que garantam o financiamento parcial desta missão, podendo as Instituições que o fizerem ser enquadradas em sede dos benefícios fiscais relativos ao mecenato.
(Marinha)

68 comentários:

  1. SOU MAE DE UM SARGENTO K VAI NESTA VIAGENS, K DEUS OS ACOMPANHE,E OS TRAGA BEM DE VOLTA A TODOS BEIJINHOS E ATÉ NOVEMBRO

    ResponderEliminar
  2. O orgulho da minha vida segue nesta viagem.
    Filho, espero que honres a nossa BANDEIRA.
    DEUS que te acompanhe e os restantes
    Esperamos por ti.

    CD;MB.JF

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. È orgulho nacional e uma honrra ir a uma viajem destas,,por um lado!mas é lamentavel a marinha obrigar a ir quem não quer ir,mas isso muita gente não sabe..o navio so tens condiçoes de habitabilidade para os maiores``os que têm passadeiras amarelas´´todos os outros vivem em condiçoes precárias,bonito é agora tudo pintadinho e a brilhar,mas depois de alguns dias de mar,desaparece isso tudo..dias antes de um porto voltas a pintar,mas so por fora..
    O mas grave é ser um navio de bandeira azul,mas o que nao sabem é que é uma farça,depois de 5 dias de mar já não dá mais para acumolar mais lixo,depois so á uma solução:durante a noite joga-lo ao mar,isso é a realidade nua e crua..mas tb á mais:100 homens têem uma casa de banho com meia dúzia de choveiros,de sanitas,e pouco mais,camas muito pequenas e muita gente junta em locais reduzidos que nao mostram,enquanto os maiores têem tudo do bom..
    AtÈ com muitos metos de ondas são servidos á mesa,porque têem lá os escravos a trabalhar para eles..desejo tudo de bom e que corra tudo bem...jf ,vb.mr

    ResponderEliminar
  5. Também eu gostava de ir; pena é que só tivesse conhecimento há pouco tempo através da publicidade exposta em Lisboa nos paineis espalhados pela cidade. Sou pintor e gostava de pintar esta grande aventura, tal como já o fez o grande Roger Chapelet. Além disso, o percurso desta viagem é muito semelhante a uma outra, à de FERNÃO DE MAGALHÃES, e isso era importantíssimo para recolher informação e tirar dados para um futuro trabalho - agora que caminhamos a passos largos para os 500 anos sobre essa data. Boa viagem...

    ResponderEliminar
  6. Gostei do comentário e da franqueza expostas em FORÇA 1. Pena é que o texto, carregado provavelmente, pelo saber e experiência de quem já viveu esta ou semelhante aventura a bordo do SAGRES, nos tenha presenteado também alguns quantos erros... A credibilidade conquista-se em todos os campos e, por mais verdade que possamos ter naquilo que dissermos, se não o fizermos de acordo com as normas vigentes (neste caso concreto pelo respeito da Língua Portuguesa), também muito dificilmente nos vão levar a sério. Obrigado pelo seu texto que é suficientemente esclarecedor mas como conselho amigo: tente, através de inúmeros livros que existem no mercado (dicionários, prontuários...), melhorar o seu Português.

    ResponderEliminar
  7. Será que se pode visitar o navio? Desculpem mas não tive tempo de me informar, mas gostava tanto de o visitar.... Obrigada

    ResponderEliminar
  8. Caro Anónimo,
    O Navio-escola Sagres está aberto ao público no cais avançado de Alcântara :

    Domingo, 17 de Janeiro

    20h00 às 22h00

    ResponderEliminar
  9. por mais keixas k tenham da maneira como vivem nas viagens, seja k navio for,respeitem os familiares k ficam anciosos para voltarem a ver os seus marinheiros,lembrem-se k ,mães,pais,irmas/os,,sofrem ao ve-los partir,
    Como mãe dum marinheiro k vai nesta viagen,dou um beij a todos os familiares e a todos os k acompanham o meu filhos k tomem conta todos uns dos outros ,DEUS vos acompanhe e k vos traga com um grande sorriso boa viagen ate dezembro se DEUS kizer.

    ResponderEliminar
  10. Tenho um sobrinho, do qual me orgulho muito, que também vai seguir nesta viagem.
    Há oportunidades que só se têm uma vez na vida, agarra-a com toda a tua força e vive cada momento ....
    Que façam uma boa viagem, e que Deus vos abençoe a todos ...
    Cá estaremos todos á tua espera ...
    Bjs.


    MP

    ResponderEliminar
  11. FORÇA N.R.P. SAGRES18/01/10, 14:19

    Ao comentador "FARÇA 1" tenho a dizer o seguinte:
    1º)- Também é uma honra e orgulho Nacional defender os princícios de Camões e Fernando Pessoa e de tantos outros que esses HOMENS da "SAGRES" vão levar ao MUNDO (A LÍNGUA PORTUGUESA TAL COMO SE FALA E ESCREVE)
    2º)- Nos nossos dias (infelizmente) só serve as FORÇAS ARMADAS quem quer ou quem assumiu esse querer (por isso a MARINHA não obriga ninguem a nada)
    3º)-Quanto ao alojamento, o N.R.P. SAGRES, não é um hotel flutuante (nem para os de "passadeiras amarelas" pois alguns,quando calha, também dormem no chão)tudo isto faz parte da vida de marinheiro.
    4º)- Em relação ao serviço da Taifa (os a que chama de "escravos"-foi muito infeliz nesta sua comparação-decerto que não conhece as missões dos Electricistas (E) Condutores de Máquinas (CM) ou Radiotelegrafistas (C)a navegar que,na sua forma de ver,são todos "escravos uns dos outros")
    VIVA O N.R.P. SAGRES E A SUA GUARNIÇÃO, VIVA A MARINHA DE GUERRA PORTUGUESA, VIVA PORTUGAL E A SUA LÍNGUA (sem erros)

    ResponderEliminar
  12. A todos os amigos e camaradas uma boa viagem que os bons ventos os acompanhem.
    È com imensa pena que nao os acompanho nesta grandiosa missao pois apesar de estar num navio com condicoes bastante superiores e com um salario muito mais elevado de boamente trocava tudo isto pela oportunidade de navegar novamente na velha barca especialmente numa viagem desta envergadura.
    Boa sorte para todos voces e vossas familias
    M41 Sacramento

    ResponderEliminar
  13. Alguém me pode indicar um sitio da net que tenha o NAVPLAN da Sagres (actualizado) para esta 3ª Circum-navegação? Obrigado.

    ResponderEliminar
  14. Não está prevista uma paragem na Ilha Formosa?

    ResponderEliminar
  15. E de ficar a pensar...
    Em 2002 esteve programada uma viagem muito identica a esta que acabou por nao se realizar devido a falta de verbas.
    Quem la esteve nesta altura e teve a ousadia de sonhar em dar a volta ao mundo e representar o nosso pais a bordo de um navio deste calibre, acaba por voltar a sonhar...
    Desejo a todos os que estiveram comigo e aos que desconheco uma boa viagem.Que bons ventos vos levem e tragam de volta saos e salvos.

    Aos comentarios mais negativos:

    Uma grande falta de respeito pelo pais e pelas pessoas que ajudaram a levar a cabo as missoes propostas.

    Sacramento, concordo ctg

    2M/M Silva M53

    ResponderEliminar
  16. Amigo "Farça1", uma passagem pelas Novas Oportunidades talvez o ajudassem no seu português! Tantos erros em tão poucas linhas! Deixe-me perguntar-lhe, pensa que os navios escola do tipo da nossa Sagres, têm melhores condições do que este?
    E já agora para aquela mãe (?) de marinheiro da Sagres que usa "k´s" como fazem os miúdos!!! Francamente!
    Essa letra nem existe no alfabeto português!

    O alfabeto português, de acordo com o Acordo Ortográfico de 1945 (válido em Portugal, nos PALOPs e demais ex-possessões ultramarinas portuguesas) e o Formulário Ortográfico de 1943 (válido somente no Brasil), consiste no alfabeto latino original, com 23 letras, sem as letras K, W e Y:

    ResponderEliminar
  17. meu caro "farça1" queria apenas dizer-lhe algumas coisas. Após ter lido tudo o que comentou, em primeiro lugar tenho de lhe dar os meus sentimento pela forma lastimável que escreve, é de lamentar que sendo um cidadão portugûes e militar das forças armadas,não saiba honrar este país na totalidade. Sendo professora e irmã de um dos marinheiros que nesta viagem partiu, posso indicar-lhe alguns livros de bom português.Em segundo, deixe me dizer-lhe que nenhum elemento da guarnição naquele navio está lá obrigado, se vossa excelência, destacou para a NRP Sagres, pode ter sido por dois motivos apenas, deu-se como voluntário, ou então tinham boas referências suas e foi convidado para destacar, é verdade que quem para lá vai, tem um contrato de 2 anos, contudo caso não saiba existe uma situação à qual se dá o nome de permuta, significando que pode trocar com algum camarada e destacar para outro sitio dentro da marinha. Caso não quisesse destacar para lado nenhum, de acordo com um velho ditado português "a porta da rua é serventia da casa", ou seja podia rescindir o seu contrato com a marinha portuguesa.Em terceiro lugar,relativemente às pinturas, veja e pense que todas as casas no mundo necessitam de manutenção, imagine um navio que enfrenta tempestades, água salgada,fora tudo o resto. Em quarto lugar, a marinha é um emprego como outro qualquer, certamente mais árduo, mas as pessoas trabalham para ter um ordenado no final do mês, não me diga que no seu entender,ser marinheiro e viajar num navio como a NRP Sagres era para si como fazer uma viajem num cruzeiro.Por último, quero dizer-lhe que deveria respeitar a dor de todos os familiares que ficaram em terra e que viram os seus entes queridos partirem, numa viajem tão longa. Mais uma vez a palavra respeito não deve constar no seu dicionário, pois nem tão pouco conseguiu respeiter a lingua portuguesa.Seja mais humano, não provoque ainda mais angústia nas pessoas, pois se de facto fala da Sagres como falou, significa que lá esteve, logo os seus pais também sofreram com as suas partidas para o mar. Se nunca lá esteve então deveria estar muito caladinho. Pois veja bem que aquele navio não é um hotel, e só vai para lá quem quer. Foram várias as vezes que estive lá dentro e vi tudo e posso dizer-lhe que é verdade que poderiam ter ainda melhores condições, mas não podemos dizer que a guarnição vive em condições precárias, pois precária é a situação de muitos pais que foram abalados por desastre naturais e que seus povos vivem na rua sem qualquer meio de sobrevivência. Na NRP Sagres, todos são uma família e todos têm as condições possiveis para naquele tipo de navio viver. Se metade da população do mundo tivesses uma cama daquelas para dormir, uma cozinha daquelas para cozinhar, uma casa de banho como no navio para sua higiene fazer.... as tais condições "precárias" não existiriam.Respeite as pessoas para que possa no futuro ser respeitado também, mas acima de tudo respeite a dor de todos os familiares.

    ResponderEliminar
  18. Ao navio escola SAGRES desejo bons ventos, mares calmos e muita sorte... pois até o TITANIC sofreu com a falta dela.

    Uma viagem por mar é sempre uma aventura ainda que as tecnologias hoje tirem o "sal" ao "ir à ventura".

    AVENTURA, com letra maiúscula, foi a minha que, em 1975, saí de Angola numa traineira e com uma bússola e uma corda com um ferro na extremidade, a imitar uma sonda, consegui "descobrir" Portugal, após 24 dias de mar sem antes aportar.

    Confira em... www.narotadediogocao.pt.vu/

    ResponderEliminar
  19. queo fazer uma pequena correcção ao meu comentário, em vez de ter escrito país escrevi pais.

    ResponderEliminar
  20. Se de alguma forma, houver alguém que possa informar de como está a decorrer a viagem .... só para aliviar corações ... a anciedade é grandeee ...era bom ....

    ResponderEliminar
  21. Nesta viagem vai o meu orgulho,a minha força: O meu namorado!
    É uma viagem longa, mas é uma experiencia unica na vida!
    O sofrimento é enorme... mas o dia 23 de Dezembro vai chegar e tanto eu como toda a tua familia vamos estar à tua espera!
    Força amor, diverte-te e aproveita para conhecer tudo o que tiveres oportunidade!
    Que Deus vos acompanhe ao longo de toda esta viagem!

    Boa Viagem para Todos!
    Bjs.

    IM

    ResponderEliminar
  22. Venho informar qur ontem o Navio Escola Sagres esteve afundado perto da Madeira. Havia ventos, porque houve alturas quando falava com o meu marido por telemovil, que nao da para percebe-lo muito bem, mas estava tudo bem. Hoje, ja iam de seguida para o Brasil, mas ja e possivel que nao vao para Salvador, mas para o Rio de Janeiro, so quando eles estiverem mais procimos vamos saber. (Para a queles que andao a falar sober o mal portugues, venho so informar que no meu trabalho, nao tenho possiblidades de por acentos, devido a escrever outra ligua estrangeira no trablho, que nao tem assentos)

    ResponderEliminar
  23. Em resposta a senhora que diz que ninguém esta a ser obrigado, infelizmente isso não e bem verdade. Agora em Janeiro houve entre 20 a 30 marinheiros, que provavelmente sabiam que estavam na altura de destacamento, mas ate sair a ordem não sabiam para onde. Estes marinheiros só foram informados pouco antes do fim do ano ou só na 1a semana de Janeiro, não dando muito oportunidade em poder encontrarem quem pode-se fazer troca.

    Quem esteve na terça a despedir da família e repararam, houve quem fosse nesta viagem revoltadíssimo, porque por trás da multidão, havia um marinheiro que não se estava fardado devido a sua revolta, a chora, agarradíssimo a sue única filha de poucos meses, que vieram-me dizer que na altura do parto também não esteve presente devido a estar a navegar.

    Tudo bem que quem e militar sujeita-se e também quem se casa com um militar, mas as vezes há situações que podem ser consideradas. Nos não estamos em tempo de guerra.

    ResponderEliminar
  24. Sou esposa de um marinheiro, que já tinha ido na viagem de 93/94. Essa viagem nunca foi bem uma volta ao mundo porque foi ida e volta a China. O meu marido, não sou deixa para trás a mim, mas três filhos de 12 anos, 10 anos e 14 meses. Mas isso não e sou, e que também estou grávida do nosso 4o, em que esta previsto nascer em Junho, então só vai poder segurar na sua filha com 6 meses. Eu sei que ao casarem como um marinheiro, tinha que me sujeitar as viagens e ao ausências, mas custa, estando a ter uma gravidez de alto risco, ter que ficar sozinha durante 11 meses, não são 3/4 ou 5 como são muitas outras missões e ter de cuidar de três filhos.

    Todos temos saudades, não sabendo como vamos poder comunicar quando estão em mar, que e muito mais tempo, do que quando estão em terra, do os 11 meses, só por volta de 95 dias, que e um pouco mais de 3 meses e que estão em terra.

    Que bons ventos os levam depressa de volta.

    ResponderEliminar
  25. mãe com corração apertado22/01/10, 16:21

    Acho que invés de estamos a perder tempo em escrever coisas sem sentido que devíamos de escrever coisas positivas para nos dar animo uns os outros. Pois todos nos temos alguém querido dento da SAGRES. Sabemos que as saudades são imensas que o tempo passa devagar. Devíamos ser unidos como lá fora pois são como uma família, e apoiam-se.
    Para todos os familiares dos que lá estão só posso dizer “forca, animo, tudo vai correr bem pois Deus não os vai abandonar”

    ResponderEliminar
  26. Queria dar os parabéns á "mãe com o coração apertado ... " pelas suas palavras sábias, temos mais é que nos unir uns aos outros e fazer força para que tudo corra bem e pedir a Deus com muita força que façam uma viagem explendorosa, cheia de momento bons, que depois nos vão contar, e nós vamos ficar ruidinhos, porque também gostariamos de lá ter estado .... o que é preciso é eles estarem bem e que o tempo ajude á viagem ...
    E claro, hoje já fiquei mais tranquila depois de falar com quem lá tenho e que me é muito querido ....
    Desejo muita força e coragem para eles e todos os familiares e que Deus os abençoe ....

    MP

    ResponderEliminar
  27. Boa noite ao forum e a todos os elementos da guarniçao da barca um bom vento sobre o pano e que as vagas pela proa,bonbordo e astibordo sejam bem calmas.
    Estive na barca em 1992 e foi uma experiencia unica o pano é sem duvida a nossa referecia força escolas grande abraço do 4140 do gurupés

    ResponderEliminar
  28. Eu sei que custa deixar familias,mas estes militares ja sabem com o que contao,eu estive na F.A.P.e nao tentei la ficar.Hoje,todos os anos deixo familia em Portugal,e deixo o meu pais para vir para a Alemanha,so eu sei qual e a dor,quando chega a partida.Boa viagem para todos na Sagres.Tambem gosto da marinha porque o meu pai e aposentado de la.Escola de 1950.

    ResponderEliminar
  29. Boa tarde.
    Venho informar que a RTP dedicou um site onde o comandante escreve o que tem acontecido: www.rtp.pt/sagres
    Aproveito também para informar, que ontem recebi um telefonema do meu namorado, que também se encontra nesta viagem, estavam a passar ao lado das Canárias... Apesar da saudade, a viagem está a correr bem!

    Continuação de uma Boa Viagem!

    Bjs
    IM

    ResponderEliminar
  30. IM. Obrigada por infomação sobre o site da RTP. Eu tambem ontem falei com o meu marido, enquanto els passavam ao lado das Canárias. Acho que agora eles não vão passar por perto de terra, para nos podermos falar por telemovel. Mas é so umas duas semanas e chegam ao Brasil, para falarmos de novo.

    Deus que de força as famílias que ficaram á espera e Deus que os protege nesta viagam.

    Esposa de Cabo (Família Numerosa)

    ResponderEliminar
  31. Que bons ventos vos leve e traga de regesso..
    boa viagem...
    Mestre Nascimento

    ResponderEliminar
  32. forca e boa viagem. servi o nrp save em 1978 e para mim e uma honra quando falo na sagres. o termo e forte boa viagem filhos da escola. AG.

    ResponderEliminar
  33. A todos os militares da briosa que seguem a bordo da barca, que Poseidon vos conceda a sua graça e que Neptuno vos confira toda a sua deferência. Que Zeus vos seja benevolente, seja qual for o oceano que naveguem não permitindo que Eurus vos incomode.
    Não será necessário frisar a honra que é navegar com as cores nacionais a adejar à popa, nem tão pouco o pundonor que é levar a cruz nascida da Ordem Suprema e Militar dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão que matizam em todo o seu esplendor o pano da "Sagres", tal como à séculos atrás diferenciavam as caravelas lusitanas pelo mundo.
    Ao Sr. Comandante, cai-lhe sobre os ombros a boa fortuna da guarnição e do navio, pesado fardo bravo Sr. e que seguramente o fará com boa ventura. Jamais se esqueça insigne comandante, o Navio Escola é o melhor navio da Marinha de Guerra Portuguesa, o melhor veleiro do mundo.
    Usei o alcaixe com orgulho e como todo o marujo que navegou neste sempiterno emblema nacional que é a “Sagres”, não vos posso desejar com todo o coração e grandeza de alma uma boa jornada pois parte desse órgão torácico que me late no peito e essa que é a representação da consciência, caráter e sentimento ficou de maneira perenal por entre as anteparas da barca.
    Camaradas, espero com toda a lhaneza, que a Pátria vos volte a ver a todos intácteis e que o saudoso abraço dos vossos entes queridos vos receba como os verdadeiros embaixadores que são deste Portugal cujos montes Viriato calcorreou, fronteiras que São Nuno de Santa Maria defendeu e feitos que Luis Vaz cantou.
    “A PÁTRIA HONRAE………”
    Ex 2ºMar “L”
    9325593
    Armando Moreno
    (L5)

    ResponderEliminar
  34. nao a que ter medo temos que ter coragem de voltar

    ResponderEliminar
  35. Anonimo disse:

    Para o meu meu irmao que adoro muito aqui fica um enorme beijo e muita força e coragem e que tudo corra bem. Estamos ah tua espera mano, muitos beijinhos de nos todos até breve.
    AP

    ResponderEliminar
  36. Como filha de um antigo mestre do navio, presente nas duas voltas ao mundo já realizadas pela Sagres, desejo a todos a bordo uma viagem segura e cheia de sucesso e mando um abraço de solidariedade para os familiares.
    I. Capucho

    ResponderEliminar
  37. NOS BONS VELHOS TEMPOS, também passei por esse maravilhoso navio,era seu Comandante o CMG Ferreira da Costa,finais dos Anos 60 e anos 70,que saudades meu DEUS desse tempo,nesse navio fiz o ITE,e o 1ºGrau de MANOBRA,e fiz a unica viagem que foi ao BRAZIL,como era bom nesse tempo,em que tinha-mos apenas 5 litos de agua por dia para a higiene pessoal,que mal dava para tirar o sabão,a nossa camarata era á proa,e a casa de banho era tambem á proa,a meia-nau onde hoje é a coberta dos Sargentos ,era a camarata da guarnição (cabos marinheiros e grumetes)a coberta dos Sargentos era,onde é hoje a coberta dos cabos e marinheiros,o ambiente a bordo era do melhor,havia respeito e brio profissional,não era preciso nenhum mestre nos mandar fazer fosse o que fosse,pois já sabia-mos a nossa obrigação,apesar da nossa tenra idade era-mos bastante aprumadinhos (16 & 17 anos).Hoje passados estes anos todos em que já não exite o serviço Militar Obrigatório (só vai para MILITAR quem quer)como é possivel haver pessoas que contestam aquilo que têm de bom.Quem me dera a mim poder voltar a ser Militar HOJE que já não existe GUERRA COLONIAL.Voltava certamente para a nossa QUERIDA BRIOSA,e seria o meu maior SONHO voltar a navegar NA NOSSA QUERIDA SAGRES.
    Quero pois desejar a toda a GUARNIÇÃO UMA OPTIMA VIAGEM COM VENTOS DE FEIÇÃO,QUE TENHAM SEMPRE BOAS NOTICIAS DA FAMILIA E AMIGOS,E QUE AO REGRESSAR OS ENCONTREM TODOS BEM.
    São os votos SINCEROS deste velho FILHO DA ESCOLA 201/71 M/M Peralta Mares

    ResponderEliminar
  38. DESEJO A TODOS UMA BOA VIAGEM PARA O NOSSO GRANDE BARCA PORTUGUESA DE ALBERTO MOIZAO

    ResponderEliminar
  39. Nao se preocupem com erros,k,y etc,mas sim como esta a decorrer a viag,sou mae dum homem k lá vai e kero dar um beij a todos os familiares e principalmente tirar o chapeu aos navegadores desta barca te amo filho beijinhos

    ResponderEliminar
  40. A todo o pessoal que vai na sagres desejo muita força e animo em especial ao meu irmao que tambem vai ai. Maniho aqui te deixo um enorme beijao e que tudo corra muito bem, diver te e aproveita ao maximo desta viagem. Da mana que te adora
    AP

    ResponderEliminar
  41. E com muito orgulho que eu como emigrante na Alemanha vejo mais uma vez o esplendor de Portugal a navegar pelo mundo fora um muito obrigado em nome de todos aqueles que se sentem verdadeiramente PORTUGUESES forca marinheiros que Deus esteja convosco

    ResponderEliminar
  42. ola alg me pode explicar que é um marinheiro BT bg

    ResponderEliminar
  43. Boa noite!

    Como poderei acompanhar a viagem da Sagres?

    Boa viagem...
    João Ribeiro
    jcribeiro1950@hotmail.com

    ResponderEliminar
  44. Caro João Ribeiro,
    pode acompanhar a viagem da N.R.P Sagres,pelo seguinte link..

    http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/sagres/

    ResponderEliminar
  45. sorte a todos e o meu deseijo. gostava de poder entrar em contacto com filhos da escola do NRP ACOR em OLHAO NO ANO 84/85 POR FAVOR sou Abilio Rodrigues abiliorr@gmail.com.
    obg.

    ResponderEliminar
  46. um abraço boa sorte

    ResponderEliminar
  47. Boa viagem filhos da escola!! Que Deus vos acompanhe e vos traga de volta. Cumprimentos do vosso camarada da escola de 1990.

    C.Antunes

    ResponderEliminar
  48. Bravos marinheiros!

    Também aqueles que não estão ligados à Marinha tem orgulho (e muito) em vós, no nosso NRP "Sagres" e no vosso (tão jovem) Comandante Proença Mendes. Representam a nossa História de descobridores e são os nossos actuais embaixadores em cada cais onde atracam. Espero que o ilustre Fernão de Magalhães continue a bordo!
    Coragem, boa sorte e bons ventos vos guiem :)
    Obrigada e bem hajam.
    AL

    ResponderEliminar
  49. Obrigada, Marinha Portuguesa!
    Sois o Orgulho Nacional, pela vossa coragem, disciplina, camaradagem, para levar o bom nome de Portugal ao Mundo.

    ResponderEliminar
  50. Barca bela,barca bela.Que te vais deitar ao Mar.Nossa senhora vai nela e os anjos vão a remar,São Vicente é o piloto Jesus Cristo o general que linda bandeira levam, bandeira de Portugal.

    ResponderEliminar
  51. BOA TARDE COMPANHEIROS DE ARMAS: SÃO 15:30 EM PORTUGAL CONTINENTAL. DESEJO-LHES AS MAIORES FELICIDADES NA VOSSA MISSÃO, QUER DE TREINO QUER DE REPRESENTAÇÃO NACIONAL,LEMBRAI-VOS SEMPRE QUE A NAÇÃO ESTÁ DE OLHOS POSTOS EM VÓS; QUE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA VOS ABENÇÔE, VOS PROTEJA E ESTEJA SEMPRE NA VOSSA COMPANHIA. UM GRANDE ABRAÇO PARA TODOS VÓS. COLEGA DE ARMAS EMBORA DE OUTRO RAMO PARA VÓS CORDIAIS SAUDAÇÕES.

    ResponderEliminar
  52. Boas tardes camaradas:

    Quero desejar a todos os marinheiros do navio Sagres uma boa viagem, que Deus os proteja e que aproveitem também o lado bom desta experiência. Lembrem-se da responsabilidade que têm e orgulhem todo um povo que igualmente se orgulha de vós.
    Mais uma vez boa viagem e boa sorte.

    ResponderEliminar
  53. O meu pai ja fez parte da tripulação do SAGRES e devo dizer que foi um grande orgulho para mim... ele não pode ir numa viagem de volta ao mundo porque foi na altura que eu nasci, agora passado 15 anos vejo que ele queria muito ir... mas digo-vos, o primeiro percurso era de lisboa para o Brasil e isso foram 22 dias sem ver terra... eles só merecem elogios e se têm que por lixo ao mar é poque é uma extrema nessecidade e as poucas condições, no final tudo é recompenssado... Muitos parabéns SAGRES, continuem o vosso caminho, vocês são um grande orgulho para Portugal.

    ResponderEliminar
  54. Amigo João (XITA). Bom trabalho nessa viagem longínqua e até Dezembro. Um abraço do António Carvalho.

    ResponderEliminar
  55. Parabéns!!! Para toda a guarnição da nossa embaixadora Sagres, por terem passado o Cabo Horn com muita distinção e valentia!!!
    Agora vale a pena começarem a fazer o colar, para usarem em torno do pescoço, feito de fio fino, com nós marinheiros, os mais trabalhosos, complicados e bonitos que sabem fazer!!!
    Para medalha usam o brinco ou então uma réplica da Sagres, feita de fibra nobre, anti-alérgica. Dum lado gravado Sagres, do outro o Cabo Horn e a data da passagem pelo mesmo.
    FELIZES PASCOAS PARA TODOS OS NOSSOS GRANDES CONTERRÂNEOS!!!


    Ficou provado que Portugal tem Bons Embaixadores e ainda tem Homens de Barba Rija.

    ResponderEliminar
  56. para todos os flhos da escola que fazem parte da guarnicao da SAGRES nesta viagem aqui vai um abraco e desejos que a viagem lhes corra pelo melhor e que nao apanhem muito (malagueiro)e disfrutem o maximo.Se fosse possivel gostaria de saber as datas que vao estar em san diego california.Um agraco deste ex filho da escola marR2094/75(bucelas)email:marujo1@hotmail.com

    ResponderEliminar
  57. Paulo Amaral para amigalhaço Hugo Matos:

    Boa Viagem para ti e toda a tripulação!!

    ResponderEliminar
  58. Fui marinheiro nos anos 70 e nunca tive a honra de navegar no navio escola Sagres, só de visita, aquando do ITE, a conheço. Que bons ventos vos tragam todos de volta sãos, salvos e felizes por terem representado Portugal pelo mundo.
    850/70 Mar C Pinho

    ResponderEliminar
  59. Saudações para todos. António Costa-Viana do Castelo.

    ResponderEliminar
  60. Esta saudação, é em especial, para o meu AMIGO Cabo M Hugo Matos, com quem naveguei (Como convidado do Sr. Cmdt. Pedro Sasseti Carmona) no N.R.P. "Geba" P-1145, de Viana até à Doca do Marégrafo-Leixões, na já longinqua data de 13/05/99. Para ti, caro AMIGO, acima de tudo desejo-te:- SAÚDE-BOA DISPOSIÇÃO-REVESES (Poucos espero)-PRESERVERANÇA-ALTRUISMO-CORAGEM! É com este espirito, que eu espero abraçar-te, aquando da tua, (vossa chegada.)Até lá, felicidades para todos os elementos da Barca "Sagres". PS-Sei que não vou ter resposta a esta humilde e singela mensagem. Mas acima de tudo, fica o carinho, a amizade, com que foi dedicada. zemarinheiro1970@hotmail.com-Viana do Castelo.

    ResponderEliminar
  61. Pedro miguel valente10/06/10, 19:50

    A minha paixão pela marinha portuguesa é imensa, um dos meus sonhos éra pertencer a essa nobre classe mas sonhos esses foram desfeitos por um acidente de trabalho aos 16 anos que me impossibilitou de o concretizar esse mesmo desejo! Sigo com carinho e muito orgulho a viagem dos nossos grandiosos marinheiros. Boa viagem e bom regresso e que deus vos abençoe

    ResponderEliminar
  62. A Marinha Portuguesa no Navio Escola Sagres, está a fazer um trabalho digno dos nossos Antepassados.
    Com as informações que o Sr. Comandante Proença Mendes nos vai enviando através das suas crónicas,já podemos começar a fazer o jogo das diferenças, entre o século XVI e o Século XXI.
    Pôr todos os portugueses a estudar a História de Portugal, sobretudo Os Descobrimentos Marítimos e ver qual de todos nós, ainda tem vergonha de ser português.
    Acho que só tem vergonha de ser português, quem nunca fez, nem faz nada,de bom, pelo País onde vive.
    Boa Viagem e Bom Regresso, aos Nossos Grandes e Dignos Representantes, desta vez no Japão!!!

    ResponderEliminar
  63. Amigo Paulo Amaral, se não te importares, manda-me o teu email. Obrigado. Um abraço. Costa-Viana do Castelo. (zemarinheiro1970@hotmail.com)

    ResponderEliminar
  64. Para toda a guarnição do N.R.P. "Sagres", um abraço, e continuação de boa viagem. António Costa-Viana do Castelo.

    ResponderEliminar
  65. Desejo a toda a Guarnição do Navio Escola Sagres, uma boa passagem e estadia por Timor Leste. Visto que as notícias falam de mau tempo nessa zona. Parece que as tempestades vos perseguem, ainda bem que chegam antes ou depois delas. Deus queira que nunca cheguem na hora.
    Sr, Comandante Proença Mendes, por favor, dê por nós muitos cumprimentos, muitos beijos e abraços, apertados, a todos os nossos Irmãos Timorenses.
    Conte-nos em pormenor tudo o que ache que devemos saber, acerca das suas gentes e das dificuldades depois de tanto sofrimento.
    Para Todos, Boa Viagem e Bom Regresso a Portugal!!!

    ResponderEliminar
  66. Hoje fiquei muito feliz, quando vi na RTP1, uma reportagem da chegada dos nossos Bravos Marinheiros a DILI. Obrigada Sr. Comandante Proença Mendes, pela sua alegria ao dar a entrevista. Assim deixa-nos a todos mais descansados. É prova que está tudo a correr dentro do possível e que são uns verdadeiros Embaixadores de Portugal no Mundo.
    Só tenho pena, é que a RTP1, Televisão Pública, não tenha feito reportagens durante toda a viagem. A maioria não sabe, onde anda e o que anda a fazer a Nossa Querida Sagres, porque nem toda a gente tem computador e Internet para seguir a viagem.
    Hoje falando com algumas pessoas, vi que, estavam extremamente felizes pela notícia que tinham visto na televisão, acerca da chegada do Navio Escola Sagres a Timor Leste.
    Só comentavam: numa viagem destas, porque não foi uma equipa de repórteres a bordo, para que pudéssemos acompanhar todos os dias, a passagem por onde os nossos antepassados passaram à séculos??? Só diziam: a RTP1, apresenta sempre os/as mesmos/as, gente fútil e inútil com quem não se aprende nada, e esta viagem maravilhosa que, é do interesse de todos, nunca dizem nada!!!
    FELICIDADES PARA OS NOSSOS DIGNOS REPRESENTANTES!!! BOA ESTADIA JUNTO AOS NOSSOS IRMÃOS TIMORENSES E BOM REGRESSO A PORTUGAL!!!
    Coragem para todos, porque o dia da chegada já está próximo!!!

    ResponderEliminar
  67. Sr. Comandante Proença Mendes, gostei imenso das suas crónicas e das fotos, enviadas de Timor Leste, para todos nós!
    Agora peço a todos: Marinha Portuguesa, Força Aérea e Militar, Transportadores, ONG`s e ao povo português em geral, que nos juntemos para arranjar e enviar para Timor Leste, tudo em português,(digno) de Portugal. Todo o tipo de Livros, Revistas, Catálogos, Música, aparelhos, Programas para TV, Rádio, Computadores e tudo o que possa dar vontade para aprenderem a nossa língua, sem se cansarem de folhear e ler, ver, ouvir, aprender a fazer e provar, tudo o que diz respeito à nossa cultura.
    Para começarmos, peço à Comunicação Social que nos ajudem e divulguem a ideia, para ver se conseguimos ajudar os nossos irmãos timorenses, a falar o português de Portugal.
    Quem dá o primeiro passo para que tudo aconteça?
    Eu não posso, porque não tenho capacidade para levar a bom termo, mas posso ajudar nalguma coisa.
    Até já!!!Espero por vós, aqui!!

    ResponderEliminar
  68. MUITOS PARABÉNS, PARA TODA A GUARNIÇÃO DO NAVIO ESCOLA SAGRES, POR TEREM PASSADO DE TUDO, COM CORAGEM E VALENTIA, DURANTE TODOS ESTES MESES, ENTRE: TERRA, CÉU E MAR PROFUNDO !!!!!
    SINTO GRANDE ALEGRIA POR TEREM CHEGADO BEM A PORTUGAL!!!
    SINTO GRANDE TRISTEZA POR TER TERMINADO AS ILUSTRES CRÓNICAS DOS PORTUGUESES MAIS QUERIDOS DO MUNDO, COMANDANTE PROENÇA MENDES E SEUS COLABORADORES!!!
    AGORA FICAMOS À ESPERA: DO VÍDEO, DO LIVRO, DO DVD, DO FILME, DOS JOGOS, DA BANDA DESENHADA, DOS CROMOS, DE TUDO O QUE CONTE - AO PORMENOR - A HISTORIA VERDADEIRA, DOS DESCOBRIMENTOS DE PORTUGAL, NO MUNDO, NESTE SÉCULO XXI, LEVADA A CABO PELA GUARNIÇÃO DO NAVIO ESCOLA SAGRES, NO ANO 2010.
    DEVEM CONTAR TUDO, PARA QUE OS NOSSOS DESCENDENTES FIQUEM A SABER MAIS, DOS LUGARES POR ONDE PASSARAM, DO QUE AQUILO QUE OS NOSSOS ANTEPASSADOS NOS DEIXARAM ESCRITO.
    PEÇO A TODAS AS FORÇAS QUE NOS PROTEGEM, QUE FAÇAM E DIVULGUEM TUDO O QUE DE BOM APRENDEM, PARA GLÓRIA E ORGULHO DE TODOS OS PORTUGUESES, DENTRO E FORA DE PORTUGAL!!!
    COM MUITO ORGULHO POR TODA A GUARNIÇÃO DO NAVIO ESCOLA SAGRES, TER CUMPRIDO O SEU DEVER COM DISTINÇÃO, NO ANO DE 2010, OFEREÇO-VOS, TODA A MINHA GRATIDÃO, ETERNA, E ATÉ SEMPRE EM QUALQUER PARTE DO UNIVERSO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    A PARTIR DE AGORA, NAS VOSSAS VIDAS, CONTINUEM COMO EMBAIXADORES DE PORTUGAL NO MUNDO!!!

    ResponderEliminar

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.