13 de novembro de 2009

PSP sem munições para novas armas por falta de concurso

Mais uma peripécia na história da compra e uso das novas Glock na PSP. O Governo não lançou o concurso público para o compra de munições 9mm e a polícia está a ficar sem balas para a formação dos agentes, nomeadamente para uso nas sete carreira de tiro recém-inauguradas.

De acordo com o ‘Correio da Manhã’, esta limitação de ‘stock’ foi detectada durante o levantamento anual realizado pelo Departamento de Equipamentos da Direcção Nacional da PSP. A maior parte das balas é gasta nos treinos e cada agente recebe 25. Cada um cumpre pelo menos uma sessão de formação por ano e, durante a componente prática, são submetidos à avaliação que serve para receberem a certificação para uso de arma de serviço, adianta o mesmo jornal.

Esta não foi a primeira falha por parte do Ministério da Administração Interna (MAI) relativamente a esta arma. Em 200, o DN noticiou que o MAI se esqueceu de lançar o concurso público para aquisição dos coldres de cintura e só o fez dois anos depois de ter iniciado o concurso para aquisição das armas.

Outro dos problemas foi a patilha de segurança, que servia apenas para destros. As armas foram recolhidas e colocadas patilhas de segurança extra, para serem usadas também por esquerdinos. Mas esta patilha extra provocava a queda do carregador em situações de tiro, que obrigou a nova recolha.(DN)

2 comentários:

  1. João Fernandes14/11/09, 16:25

    A Glock 17 é uma arma extremamente segura e fiável.

    Custa-me perceber como é que uma boa compra do estado Português, torna-se numa má compra...

    Falta de organização?

    ResponderEliminar
  2. Boas...

    Isso das minuções é mentira, até porque 9 mm são carregadas / fabricadas em Portugal, ao contrário das 7,65 mm.

    Acerca das alterações feitas às armas... fdx... nem comento.... só mesmo neste país!

    ResponderEliminar

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.