11 de novembro de 2009

Secretário de Estado da Defesa, visita forças portuguesas na Bósnia na próxima semana

O secretário de Estado da Defesa e dos Assuntos do Mar, Marcos Perestrello, irá visitar na próxima semana as forças portuguesas que integram a missão militar da União Europeia (UE) na Bósnia-Herzegovina, adiantou hoje o ministro da Defesa.

Falando aos jornalistas no final de uma visita à Base Naval do Alfeite sobre as visitas já agendadas a Forças Nacionais Destacadas, o ministro Augusto Santos Silva referiu que isso acontecerá 'em particular no próximo mês de Dezembro'.

'Uma visita às tropas nacionais destacadas é uma obrigação indeclinável dos membros do Governo responsáveis pela Defesa Nacional', afirmou, acrescentando que o 'na próxima semana' terá lugar a primeira visita oficial do novo secretário de Estado, às forças portuguesas na Bósnia.

Segundo a página oficial do EMGFA, www.emgfa.pt, Portugal tem actualmente 49 homens - 35 da GNR e 14 do Exército - a integrar a 'Operação Althea', espalhados por várias cidades da Bósnia-Herzegovina.

Questionado sobre se já iniciou o processo de escolha do próximo chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) - o general Luís Valença Pinto termina o seu mandato em Dezembro e pode ou não ser reconduzido -, Santos Silva garantiu que 'o Governo cumprirá as disposições constantes na lei' mas assinalou que é preciso 'ter em conta o facto de o Governo se encontrar investido na plenitude das suas funções a partir apenas das 12:30 da passada sexta-feira'.

Já sobre as associações sócio-profissionais de militares, o ministro referiu que 'são organizações representativas dos seus associados, que têm uma existência consagrada legalmente e portanto merecem todo o respeito' e que 'certamente' receberá 'para apresentação de cumprimentos logo que seja solicitado'.

'Julgo aliás que [o pedido] já deve ter chegado ao meu gabinete e eu e o senhor secretário de Estado teremos todo o gosto em receber as associações sócio-profissionais e depois cada um deve cumprir as funções que tem', acrescentou.(Correio do Minho)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.