23 de dezembro de 2009

EH 101 Merlin ajuda a vigiar costa portuguesa

O helicóptero “EH 101”, que veio substituir o aviocar, é a mais recente aquisição nacional para a vigilância costeira, que agora tem base no Montijo em vez de Sintra.

Munido com o SIFICAP - Sistema Integrado de Vigilância, Fiscalização e Controle da Pesca - o helicóptero está agora em condições de retomar as missões, ou seja, vigiar as embarcações que pescam junto à zona costeira de Portugal.

A tripulação táctica da esquadra 401 tem o serviço SFICAP desde 1991 e desde Julho deste ano está integrada na esquadra 751, na base Aérea do Montijo.

Com um novo aparelho, mais moderno, foi preciso receber formação. O “EH 101” tem um super-sensor, com infra-vermelhos para visão nocturna. Além disso, permite parar no ar, para recolher provas. “ O radar dá a posição da embarcação o sistema permite ver a localização numa carta - no computador - e imediatamente permite verificar se está o não em infracção”, explica o tenente navegador Mauro Dias, um dos seis tripulantes numa equipa do SIFICAP.

O helicóptero tem uma base de dados, com a identificação de todas as embarcações nacionais e estrangeiras.

Com o apoio do operador auxiliar, que, se for preciso, recolhe provas fotográficas da embarcação, a Força Aérea realiza as missões a pedido do Ministério da Agricultura e Pescas.

As coimas são aplicadas pelas capitanias de porto.

O tenente Mauro Dias reconhece que são agora menos os infractores, contudo há quem insista em passar a linha – “a área mais problemática é em Vila Real de Santo António, com algumas embarcações espanholas, que vêm pescar sem autorização”.

Este serviço de vigilância é uma parceria da Força Aérea, Marinha, Inspecção-Geral de Pescas e Brigada Fiscal da GNR. (RR)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.