13 de dezembro de 2009

Ilhas Selvagens “reveladas”

“Para mim, o aspecto mais significativo do protocolo (…) é a instalação de uma antena GPS (Sistema de Posicionamento Global) nas Selvagens, que permitirá que aquele território fique georeferenciado, de forma rigorosa, a nível internacional, como fazendo parte da Região Autónoma da Madeira e, portanto, de Portugal”.


O sublinhado foi feito, ontem, pelo secretário regional do Equipamento Social, a bordo do NRP Almirante Gago Coutinho, onde decorreu a cerimónia de assinatura de um protocolo de cooperação entre o Instituto Hidrográfico da Marinha Portuguesa (IH) e a Direcção Regional de Informação Geográfica e Ordenamento do Território (DRIGOT).

Na oportunidade, Santos Costa fez ainda questão de salientar para a importância de que se reveste para a Madeira a colaboração que tem vindo a ter lugar entre as entidades envolvidas na assinatura do protocolo, tendo em conta os resultados até agora obtidos, pelo que defendeu o aprofundamento dessa mesma cooperação.

Já o comandante do NRP Almirante Gago Coutinho aproveitou a ocasião para se referir aos primeiros resultados de 11 dias de trabalhos no âmbito do levantamento hidrogáfico efectuado no mar das Ilhas Selvagens, concretizado com o envolvimento de meios humanos e materias da Marinha e da Região, o qual permite ter-se agora um conhecimento preciso da orografia do leito marinho daquele território.

“O que nós podemos ver agora e que não víamos na cartografia existente, porque ela tinha sido produzida com base em dados que foram adquiridos usando técnicas de 1938, é que, na zona norte da ilha, não estão lá dois ou três baixos, como aparentemente estariam cartografados, mas estão uma série deles”, frisou Bessa Pacheco. (Jornal da Madeira)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.