15 de janeiro de 2010

Entrega da Fragata "D. Francisco de Almeida" à Marinha

No dia 15 de Janeiro, em Den Helder, na Holanda, realiza-se a cerimónia de transferência para a Marinha Portuguesa da Fragata "D. Francisco de Almeida", a segunda de duas fragatas adquiridas ao Estado Holandês.

A cerimónia contará com a presença do Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Dr. Marcos Perestrello e do Chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante Fernando Melo Gomes, e durante a qual a Bandeira Nacional será arvorada pela primeira vez no navio

O NRP “D. Francisco de Almeida” é o segundo navio da Classe “Bartolomeu Dias”. A entrada ao serviço das duas fragatas da classe "Bartolomeu Dias" constituirá uma importante etapa no reforço da Esquadra para prossecução da missão da Marinha nas funções de defesa militar, apoio à política externa e de autoridade do Estado no mar, numa altura em que se desenvolvem novos desafios à segurança marítima.

Estes navios vêm substituir as quatro fragatas da classe "João Belo", que integraram a Esquadra Portuguesa cerca de 40 anos.

A Fragata "D. Francisco de Almeida” é comandada pelo Comandante José Rafael Salvado de Figueiredo e a guarnição do navio é composta por 176 militares, dos quais, 20 oficiais, 40 sargentos e 98 praças, 13 militares dos destacamentos de Helicópteros e 5 militares da equipa de abordagem, que estiveram em formação e treino, primeiro em Portugal e depois na Holanda, de forma a estarem preparados para operar o navio.(Marinha Portuguesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.