22 de janeiro de 2010

Navio Escola "Sagres" leva busto de Magalhães a Punta Arenas

O busto da autoria do escultor mexicano, Carlos Terres, foi colocado, no dia 15, num lugar privilegiado do Navio Escola "Sagres" , um acto que contou com a presença do cônsul do Chile em Portugal, Erwan Varas, do comandante da embarcação, Proença Mendes, do presidente da Câmara Municipal de Sabrosa , José Marques, e do vice-presidente da autarquia, Domingos Carvas.

O município acredita que a iniciativa constituirá um excelente meio de divulgação de Sabrosa, já que vai aproveitar a terceira viagem de circum-navegação da "Sagres" para levar a escultura até Punta Arenas , sabendo-se que o barco fará escala em alguns portos antes de chegar a cidade chilena. Aliás, na base do busto foi colocada uma placa em acrílico com alguma informação alusiva ao navegador e ao seu berço natal.

Este acto "serve para retribuir o gesto da embaixada chilena, de alguns anos atrás, que ofereceu um elemento escultórico referente a Fernão Magalhães. Tudo isto não é por acaso. Existe um projecto que envolve todos os países que estiveram na rota do navegador e está é uma forma de o homenagear nesta viagem", disse, ao Nosso Jornal , José Marques.

Salientando que a embarcação irá fazer igualmente a promoção dos vinhos do concelho, servindo-os nas cerimónias de recepção, a Câmara de Sabrosa explica que o navio "vai ser um verdadeiro embaixador da promoção da figura de Magalhães e do concelho de Sabrosa, no contexto de um projecto transnacional, na vertente cultural, científica e até económica".

Erwan Varas salientou a "relação especial" com Sabrosa, a terra de Magalhães e para o futuro deixou a vontade "de reforçar essa mesma relação", estando prevista para muito breve uma visita à vila do próprio embaixador do Chile.

O diplomata reconheceu que, para aquele país, "Magalhães é a primeira figura". "Foi o primeiro europeu que chegou ao Chile e deixou o seu nome ao estreito mais famoso do mundo", recordou.
Por sua vez, o comandante da "Sagres" deixou bem vincada a sua satisfação e o interesse em levar a escultura do navegador: "Durante dois meses e meio, irá acompanhar-nos e será mais um factor de interesse para esta viagem. As pessoas pensavam que íamos apenas transportar este busto num simples caixote, mas nós fizemos questão de o levar à vista, num lugar de destaque do navio, em que todas as pessoas que entram a bordo se deparam com ele. Ao mesmo tempo, vamos contar um pouco da história, do nome de Sabrosa e do facto de Magalhães ser português".
A viagem do "Sagres" será de 11 meses e meio, chegando a Portugal no dia 23 de Dezembro. Tem cerca de 150 homens e a principal missão será treinar futuros oficiais da Marinha. Apesar da embarcação alcançar uma velocidade máxima de 30 quilómetros, a viagem deverá cumprir uma média de 18 quilómetros por hora.

Refira-se que, com uma população de 115 mil habitantes, Punta Arenas é a capital da Região de Magalhães e a maior cidade do Chile austral, desempenhando o mais importante papel de toda a Patagónia chilena e argentina. Localizada junto ao Estreito de Magalhães, a três mil quilómetros de Santiago, Punta Arenas é a maior cidade e porto da região, constituindo-se como capital da região administrativa de Magalhães e Antárctica Chilena (Expresso).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.