4 de janeiro de 2010

NPO vão poder desempenhar missões NATO e da ONU

O navio-patrulha oceânico (NPO) Viana do Castelo, cuja entrega à Marinha pelos ENVC está prevista para as próximas semanas, vai poder desempenhar, tal como os restantes sete, missões da NATO ou da ONU, além do objectivo de vigilância militar do Espaço Estratégico de Interesse Nacional (EEIN), anunciou ao DN fonte daquele ramo militar.

Trata-se do primeiro de uma nova frota de oito (dois dos quais com capacidade de combate à poluição marítima) em construção em Viana do Castelo desde 2004, "destinados a promover a progressiva substituição dos patrulhas da classe Cacine e das corvetas das classes João Coutinho e Baptista de Andrade e do navio-balizador Schultz Xavier", acrescentou a mesma fonte.

Estes novos meios, além de substituir navios com quase quatro décadas de serviço, permitirão "reforçar o exercício das missões de salvaguarda da vida humana no mar, de vigilância e de fiscalização no quadro do paradigma operacional da Marinha de Duplo Uso". Ou seja, "que realiza em simultâneo, e com os mesmos meios, acções de natureza militar e não militar, o que se traduz numa inequívoca poupança de recursos".

Os novos NPO, segundo a estratégia agora delineada, servirão como elemento de defesa militar e apoio à política externa, além da segurança e autoridade do Estado, e o desenvolvimento económico, científico e cultural. Segundo fonte da Marinha, estes navios destacam-se por terem uma autonomia de combustível para 5000 milhas em 14 dias (à velocidade de 15 nós), de víveres para 67 pessoas durante 30 dias: "Prevê-se uma guarnição reduzida, havendo ainda capacidade de alojamento adicional."

Assim, no âmbito da defesa militar, os NPO "cumprirão tarefas de vigilância militar do Espaço Estratégico de Interesse Nacional e integrarão tanto a Força de Reacção Imediata, destinada a assegurar a evacuação de cidadãos nacionais em áreas de tensão ou de crise, como a Força-tarefa da Marinha, que tem por missão projectar e manter forças anfíbias no EEIN". Já no quadro do apoio à política externa, estes navios "serão disponibilizados à NATO, à UE e à ONU".

A entrega do NRP Viana do Castelo, o primeiro da classe a que dá nome, estava prevista para 22 de Janeiro, segundo a calendarização dos ENVC e após o ministério da Defesa ter anunciado o primeiro mês de 2010 para concretizar essa entrega.

No entanto, apesar dos contactos do DN, a assessoria do Ministério da Defesa Nacional limitou- -se a explicar que "a construção do NRP Viana do Castelo está na sua fase final, realizando-se os vários testes tecnicamente necessários", acrescentando: "O Ministério da Defesa Nacional conta que a entrega do navio ocorra ainda este Inverno."(DN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.