16 de janeiro de 2010

Portugal aluga 23 Humvee aos EUA

Portugal vai alugar 23 viaturas 'Humvee' aos Estados Unidos da América para a força de reacção rápida de 150 militares que começa a chegar ao Afeganistão no final de Janeiro, disseram à agência Lusa fontes militares.

«Temos no terreno [a operar no Afeganistão] 10 viaturas, vamos enviar mais 18 e vamos alugar 23 aos americanos», adiantou uma das fontes.

O processo para a aquisição de novas viaturas tácticas ligeiras ainda está em fase de concurso e por isso Portugal vai ter de recorrer aos 'Humvees' americanos.

A compra das novas viaturas já estava inscrita na Lei de Programação Militar (LPM) mas foi «acelerada» devido às necessidades das Forças Armadas portuguesas, referiu outra fonte.

Portugal tem actualmente uma dezena de 'Humvees' atribuídas às duas equipas de assessoria (OMLT, sigla em inglês) ao Exército afegão.

O contingente de 150 militares portugueses que começa a chegar ao Afeganistão no final deste mês tem uma missão com mandato de um ano mas que pode ser renovado.

Na quinta-feira, o ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, apontou as viaturas tácticas ligeiras como uma das prioridades da LPM, adiantando que as que vão ser usadas no Afeganistão «não são adquiridas pelo Estado português», mas sim disponibilizadas «pelo sistema de alianças» a que Portugal pertence.

«Lançamos já os trabalhos necessários para a aquisição de viaturas tácticas ligeiras que servirão as Forças Armadas portuguesas (...) este projecto não tem por objectivo apetrechar a companhia que parte em Janeiro com as viaturas que lhes são indispensáveis, essas estarão lá à sua espera, mas sim apetrechar as Forças Armadas portuguesas para o futuro», afirmou Augusto Santos Silva.

Na quinta-feira foi também publicada em Diário da República a renovação com a empresa UTE, TECNOVE, SL-UCALSA S.A. Portugal do contrato de fornecimento de alimentação ao efectivo militar português no Afeganistão, no valor de 1 132 740 euros.

Esta empresa já trabalha com o Exército português desde 1 de Agosto de 2005, refere o documento.(Lusa/Sol)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.