26 de fevereiro de 2010

Exposição "Portugal nas Trincheiras - a I Guerra da República"

O Museu da Presidência promove, de 23 de Fevereiro a 23 de Abril, a Exposição "Portugal nas Trincheiras - a I Guerra da República, nos Museus da Politécnica, em Lisboa.

Dedicada ao primeiro grande acontecimento internacional em que participou o regime instaurado em 1910. A I Guerra da República reúne mais de 200 peças e documentos em homenagem aos combatentes portugueses da I Guerra Mundial.

Desde a partida das tropas para a Flandres em Fevereiro de 1917, até à evocação da memória da Guerra através da Arte, a exposição mostrará a preparação das tropas; a forma de fazer a guerra; o quotidiano dos soldados; a Saúde em contexto de guerra; o que foi a Batalha de La Lys; o papel dos Presidentes da República Portuguesa no conflito; o fim da guerra em Novembro de 1918 e como se chegou ao Tratado de paz de Versalhes de 1919.
Entre os objectos em exposição no Antigo Picadeiro do Colégio dos Nobres, destaque para um canhão Schneider-Canet de 75mm -peça de artilharia pesada utilizada pelo Corpo Expedicionário Portugués (CEP) - um diário de guerra de um soldado portugués, peças do quotidiano, instrumentos cirúrgicos utilizados pelos médicos do CEP, entre outros.
Esta "viagem no tempo" será acompanhada, a par e passo, pela imagem - fotografia e filme -, permitindo evocar o Combatente "anónimo", mas também as memórias da Grande Guerra de Jaime Cortesão, Anastácio Gonçalves e Hernâni Cidade.
A Liga dos Combatentes colaborou com o Museu da Presidência da República, tendo disponibilizado cerca de uma centena de peças e documentos históricos, do seu Museu e Arquivo. (L.C.P)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.