22 de fevereiro de 2010

Fragata Corte-Real chega à Ilha da Madeira para prestar ajuda à população

A fragata “Corte-Real” chegou hoje à cidade do Funchal, com a missão de reforçar a capacidade de busca e salvamento marítimo em apoio ao MSRC Funchal e Autoridade Marítima Nacional, em resposta à recente calamidade que assolou a Ilha da Madeira.

O objectivo da “Corte-Real” é salvar vidas, apoiar as populações sinistradas e prestar auxílio na recuperação de infra-estruturas básicas. Para isso, o navio reforçou a sua guarnição de 183 militares com 40 fuzileiros e 7 mergulhadores. Embarcou, também, o seu helicóptero orgânico.

A “Corte-Real” encontra-se preparada e certificada internacionalmente (no Reino Unido) para intervenção em operações de assistência humanitária em terra. Para o efeito, o navio conta com 120 militares da guarnição treinados e preparados para apoio a populações sinistradas, capacidade em fornecer assistência médica e emprego especializado das equipas de Fuzileiros e de Mergulhadores. Conta, também, com a utilização do seu helicóptero para reconhecimento, evacuação aérea e transporte logístico.

O Comandante Gonçalves Alexandre diz: “A participação nesta operação de apoio humanitário representa para mim e para todos os elementos da minha guarnição um factor acrescido de motivação. Esperamos poder contribuir nesta nobre missão de auxílio a populações em dificuldade, a quem queremos restituir a dignidade e tranquilidade devidas.”

A fragata "Corte-Real" é comandada pelo Capitão-de-mar-e-guerra António Manuel Gonçalves Alexandre.(Marinha)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.