14 de março de 2010

Condecoração da Esquadrilha de Helicópteros da Marinha

No próximo dia 15 de Março, pelas 15h15, o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Fernando Melo Gomes, vai condecorar a Esquadrilha de Helicópteros, com a Medalha Militar de Serviços Distintos – Grau Ouro, pelas acções desenvolvidas no âmbito das missões da Marinha. A cerimónia realiza-se na Esquadrilha de Helicópteros, que se situa na Base Aérea Nº 6, no Montijo.

A Esquadrilha de Helicópteros tem por missão assegurar o aprontamento das aeronaves e respectivas tripulações, com vista à constituição dos destacamentos de helicópteros a atribuir aos navios das classes “Vasco da Gama” e “Bartolomeu Dias”.

Nesse intuito, a Esquadrilha efectua a manutenção dos helicópteros e garante as qualificações do pessoal das tripulações de voo e das equipas de manutenção, bem como de todo o restante pessoal pertencente às guarnições dos navios necessário à operação dos helicópteros embarcados.

Compete à unidade apoiar a Flotilha, as unidades navais e os destacamentos a estas atribuídos em todos os aspectos relacionados com a operação de helicópteros, garantindo a aplicação de medidas que visem a sua segurança e eficiência.São ainda suas atribuições assegurar a ligação ao Joint Executive Committee do simulador de voo e à comunidade de operadores do helicóptero Lynx, nas suas diversas áreas.

A Esquadrilha de Helicópteros é comandada pelo Comandante Jorge Manuel da Costa e Sousa e é composta por 131 militares e 1 Civil. Durante os 17 anos da sua existência, voaram mais de 18.000 horas, das quais cerca de 6.500 a partir de unidades navais.(M.G.P)

3 comentários:

  1. Era bom que transmitissem na televisão porque eu acho que as cerimónias militares são importantes.

    ResponderEliminar
  2. Cara Isilda,
    Infelizmente,os orgãos de comunicação social,normalmente só se lembram das forças armadas pelas piores motivos.

    ResponderEliminar
  3. A Marinha está de parabéns !
    Muito Bem!

    ResponderEliminar

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.