18 de março de 2010

Força Aérea realiza Kanicross 2010

Decorre, desde o dia 16 e até ao dia 18 de Março, no Campo de Tiro da Força Aérea, em Alcochete, o Kanicross 2010, um exercício anual de avaliação de equipas cinotécnicas, este ano na sua 7ª edição.

Neste exercício, constituído por 21 obstáculos ao longo de 8 quilómetros, participam não só todas as Secções Cinotécnicas da Força Aérea (de todas as Unidades do Ramo), mas também equipas da PSP e do Exército.

A competição, organizada pelo Comando Aéreo e coordenada pelo Centro de Treino Cinotécnico da Força Aérea, é destinada a testar a capacidade física do cão e do seu treinador, a capacidade de controlo do cão por parte do tratador e as capacidades de tiro dos militares, que nestas equipas cinotécnicas, garantem a segurança de infra-estruturas e meios do Ramo. É também tida em conta a motivação do cão em acompanhar o seu treinador sob circunstâncias difíceis e exigentes.

O Kanicross não só avalia o grau de preparação das equipas Cinotécnicas para o cumprimento das missões que lhes são atribuídas, assim como suscita e desenvolve em todo o pessoal ligado aos cães militares uma saudável competição.

A utilização de equipas Cinotécnicas na Segurança Interna e Defesa Imediata das Unidades e Órgãos da Força Aérea, como meios activos do dispositivo implementado, implica um treino continuado, abrangendo variadas vertentes, com destaque para a componente técnica a que é necessário aliar a destreza física e o conhecimento mútuo dos componentes da equipa. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.