18 de março de 2010

Marinha Portuguesa - "Exercício Galeota 2010"



A Marinha/Autoridade Marítima Nacional realizou, nos dias 10 e 11 de Março de 2010, na Ria de Aveiro, um exercício de combate à poluição do mar por hidrocarbonetos, denominado GALEOTA 2010, no qual se simulou a contenção e recolha de combustível derramado após a colisão de um navio mercante (simulado por um navio da empresa Tinita) com o molhe Sul da barra do Porto de Aveiro, a limpeza das praias da barra e da Ria e a evacuação e salvamento marítimo de um ferido grave.

O exercício GALEOTA 2010 visa treinar os meios da Marinha/Autoridade Marítima Nacional em espaços marítimos restritos, e a mobilização e actuação em terra em coordenação com voluntários e entidades locais com interesses ou atribuições no combate à poluição do meio marinho.

Enquadrado no Plano Mar Limpo plano nacional de contingência em caso de incidente de poluição em espaços marítimos sob jurisdição de Portugal , o exercício GALEOTA 2010 desenvolve-se no 3º grau de prontidão deste Plano, e foi dirigido pelo Capitão de Porto de Aveiro, Capitão-de-fragata Coelho Gil, com os meios humanos e materiais da sua capitania, e com o apoio em pessoal e em material do Departamento Marítimo do Norte e do Serviço de Combate à Poluição do Mar por Hidrocarbonetos, da Direcção-Geral da Autoridade Marítima.

Participaram na acção do exercício GALEOTA 2010 a Administração do Porto de Aveiro, a Câmara Municipal de Ílhavo, o Comando Distrital de Operações de Socorro do Distrito de Aveiro, a empresa Tinita, a Universidade de Aveiro e a Universidade Lusófona do Porto. Associaram-se a este exercício a Força Aérea Portuguesa e o Centro Internacional de Luta Contra a Poluição do Atlântico Nordeste (CILPAN). ( Marinha Portuguesa )

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.