Apoteótica! Esta será provavelmente a melhor palavra para descrever a recepção dada à "Barca" pelos navios e pelos milhares de pessoas que se encontravam no porto de Mar del Plata, Argentina, ao anoitecer do dia 23 de Fevereiro. Uma recepção que conseguiu emocionar todos os homens deste navio, desde os que navegam na "Sagres" pela primeira vez, aos que já participaram em dezenas de eventos deste tipo.
Até ao dia 25 de Fevereiro foi visitado por um total de 21 845 visitantes. A beleza do navio foi uma constante nos elogios endereçados pelos visitantes aos militares da "Barca", assim como um especial agradecimento pela nossa presença na regata. Este agradecimento deveu-se ao facto de sermos o único navio de fora da América Latina presente naquele porto.
Como em todos os festivais de grandes veleiros, os dias foram preenchidos com diversas actividades, sendo de realçar a Crew Parade, onde as guarnições desfilam perante os aplausos da multidão.
A saída de Mar del Plata, em 26 de Março, foi coroada com uma Sail Parade, onde todos os veleiros desfilaram prestando honras às presidentes da Argentina e do Chile que assistiam ao espectáculo juntamente com milhões de espectadores em terra.
Fundeou-se na noite seguinte em Punta del Este, no Uruguai, havendo oportunidade para uma curta visita à principal estância turística do país e à Casapueblo, a casa-museu de Carlos Paéz Vilaró, com visita guiada pelo próprio.
Atracou a 1 de Março em Montevideu, onde em apenas 34 horas foi visitado por 2000 pessoas, se realizou uma prova de vinhos portugueses para importadores, se ofereceu um almoço para as autoridades locais e uma recepção com 300 presenças. Neste porto fomos honrados com a visita do Senhor secretário de Estado das Comunidades Portuguesas que representou o Governo Português na tomada de posse do novo presidente do Uruguai.
Largou na madrugada de 3 de Março para atracar em Buenos Aires já noite dentro. Mais uma vez várias foram as actividades planeadas pela organização da "Velas Sudamérica 2010", com o objectivo de atrair visitantes e bem receber as guarnições dos veleiros - verdadeiros heróis do festival.
Realiza-se esta noite a recepção a bordo e, à semelhança das anteriores, não se espera outra coisa senão um sucesso.
A "Sagres" larga esta terça-feira rumo a Ushuaia, a cidade mais setentrional do mundo. O frio vai apertar.
Comandante Pedro Proença Mendes (Fonte:C.M)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.