19 de abril de 2010

NRP Sagres "Subindo o Chile por mares do Pacífico"

Ultrapassado o extremo sul do continente Sul-americano, a elegância da ‘Sagres’ continua a impressionar o povo chileno em vários portos.

Após a estadia na capital Magallanica, Punta Arenas, embrenhámo-nos nos labirínticos canais chilenos em direcção à histórica cidade de Valparaíso. Durante esta navegação contámos com a preciosa ajuda de dois experientes oficiais chilenos. O seu auxílio garantiu uma segurança e tranquilidade adicional, o que permitiu desfrutar da beleza natural desta inóspita paisagem.

O fotógrafo chileno Roberto Santandreu, que reside em Portugal desde a Revolução dos Cravos, também realizou connosco esta tirada. O seu embarque na “barca” prendia-se com razões profissionais. Porém resolveu chamar a si, a responsabilidade de nos iniciar nas culturas e tradições chilenas. Por ter cumprido exemplarmente esta tarefa, estamos todos profundamente agradecidos.

A navegação pelos canais durou cinco dias, ao longo dos quais visitamos: comunidades índias isoladas, as proximidades do vulcão Chaitén e a Grande Ilha de Chiloé. Por fim, na Baía de Ancud, despedimo-nos dos pilotos chilenos e rumámos ao Pacifíco.

A largada para a Regata de La Solidaridad, que unia as cidades de Talcahuano e Valparaiso, foi sendo adiada pela ausência de vento. Iniciada na manhã de dia dez de Abril, permitiu um espectáculo de velas e manobra que durou até ao final da noite. A organização decidiu não atribuir classificações mas todos os navios se bateram da melhor forma e havia o sentimento geral de se ter tido uma boa prestação.

Ancorados na Baía de Cóncon, ao norte de Valparaiso, iniciámos as acções de manutenção, que sempre precedem a chegada a um porto. Na manhã do dia treze, a população da cidade construída na encosta da cordilheira acordou com a baía repleta de velas que saíam da bruma da madrugada. Era do desfile de entrada em que foram prestadas honras militares ao Chefe do Estado-Maior da Armada Chilena. Atracados no porto, terminámos os retoques e iniciámos o intenso programa protocolar. Uns retoques finais na pintura, “puxar o brilho aos dourados” e baldear o convés, antecederam a abertura do navio ao público. O navio rapidamente ficou repleto de visitas, sedentas desta viagem no tempo.

Apesar do recente sismo do Chile, a Marinha e a organização deste evento que comemora os 200 anos do país, não quiseram deixar de presentear a população com a presença destes onze navios que dificilmente se voltarão a reunir nos tempos mais próximos. Foram seis anos de preparativos. Como demonstração de solidariedade, um grupo de voluntários da Sagres participou em trabalhos de retoques numa escola local, reparando algumas marcas deixadas pelo terramoto. Foi entregue à organização humanitária da Marinha Chilena, Blanca Estrela, as ofertas solidárias da comunidade portuguesa da Argentina e vários souvenirs da Sagres para venda na sua loja de angariação de fundos para esta causa.

Hoje, largados do porto, desfilarão todos os navios prestando honras ao Presidente do Chile e demais autoridades e agradecendo o acolhimento recebido pelas gentes de Valparaíso, cidade que, com os seus ascensores nos lembra a nossa Lisboa de onde largámos há já três meses.

Antofagasta é o próximo porto, o ultimo que a “Sagres” irá visitar neste país…




Comandante Pedro Proença Mendes(Via Correio da Manhã)

2 comentários:

  1. Bem podiam fazer uma escala em Bangkok, terra onde tivemos tanta influência! Estamos a um ano dos 5º Centenário da abertura da nossa embaixada no Sião e convém não esquecer esse passado, embora o regime não o mereça.

    ResponderEliminar
  2. Caro Nuno,
    está previsto a NRP Sagres fazer escala em Bangkok(14 de Outubro de 2010).
    Por essa altura,espero poder ver algumas fotos da nossa "Sagres" em Bangkok no "Combustões".

    ResponderEliminar

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.